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Mato Grosso

Com custo zero, Seduc participa de projeto de eficiência energética

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) assinou um contrato com a Empresa Energisa e Ecosol Energia e Tecnologia para melhorar a eficiência energética de quatro escolas estaduais. O Projeto de Eficiência Energética (PEE), desenvolvido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Energisa prevê a troca de todas as lâmpadas e a instalação de placas fotovoltaicas para a produção de energia elétrica. O contrato prevê custo zero para a Seduc.

Segundo o secretário Adjunto Executivo Alan Porto, além das lâmpadas substituídas serem mais econômicas, as placas vão produzir energia elétrica que irá diminuir o valor da conta de luz no final do mês. “Vamos ter uma economia maior no período de recesso onde o consumo é mínimo e a produção de energia será a mesma”, assinala o secretário adjunto.

Conforme o contrato, “as ações voltadas à eficiência no uso, na oferta e na conservação de energia elétrica são de total relevância, porque visam alcançar economia em razão de redução do consumo e da demanda, como também perseguem a melhoria da qualidade dos sistemas elétricos”. O Retorno Custo Benefício (RCB) previsto é de 40%.

O projeto no valor total de R$ 1.225.561,88, contempla as Escolas Estaduais Presidente Médici, Heliodoro Capistrano e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Cesário Neto, todas em Cuiabá e EE Adalgisa de Barros, em Várzea Grande. A partir da assinatura do contrato, as escolas serão informadas do projeto e terão acesso a esses benefícios.

 “Além do custo zero, projeto tem uma proposta pedagógica relacionada a economia de energia. Os profissionais da educação dessas escolas terão cursos de capacitação sobre consciência energética, envolvendo a criação de hábitos de consumo com gasto menor”, assinala Alan Porto.

Na sexta-feira (26.06), o secretário e dois superintendentes – Artur Barros, administrativo e Fernando Wilcjoreck, infraestrutura – e alguns técnicos participaram de uma webconferência com representantes da empresa que ganhou o contrato e da Energisa.    

Alan Porto explica que a empresa vencedora vai iniciar os serviços. A primeira etapa é a compra de equipamentos. Em seguida, será realizada a troca das lâmpadas e instalação das placas.

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Formação voltada à educação do campo e quilombola começa nesta quarta-feira

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realiza uma webformação para as Diretorias Regionais de Ensino (DREs) e professores das áreas de “Ciências e Saberes do Campo” e “Ciências e Saberes Quilombolas”. O evento começa nesta quarta-feira (23.06), será transmitido pelo canal da Seduc no YouTube das 9h às 11h.

Serão cinco etapas, todas de forma virtual. As outras etapas serão realizadas nos dias 30 de junho, 07, 14 e 21 de julho. A abertura terá como tema “Reflexões sobre as legislações da educação do campo e educação escolar quilombola” e conta com a presença das professoras doutoras Nilza Cristina Gomes de Araújo (UFMT) e Marinei Almeida (Unemat).

A formação é realizada pela equipe da Coordenadoria de Educação do Campo e Quilombola (COCQ), da Superintendência de Diversidades (SUDI) da Seduc.

Vivências, memórias e tecnologias

O objetivo da formação é propor reflexões e ações que estimulem o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas escolas do campo e quilombola que consideram as vivências, memórias e tecnologias dessas comunidades.

Segundo a superintendente de Diversidade Educacional da Seduc, Lúcia Aparecida Santos, as transmissões dos encontros serão realizadas apenas para as DREs e professores da Parte Diversificada previamente inscritos.

“A webformação tem carga horária de 60 horas e certificação. Após os cinco encontros virtuais, as DREs e professores que participarem dos encontros deverão fazer um repasse para os demais professores da escola”.

Conforme a superintendente, o objetivo é envolver toda a comunidade escolar no fortalecimento do currículo da educação do campo e quilombola.

Os participantes da formação deverão produzir artigo ou relato de experiência a ser publicado posteriormente na Revista digital da Coordenadoria de Educação do Campo e Quilombola.

O currículo

As escolas estaduais quilombolas e do campo possuem um currículo diferenciado, composto pela Base Nacional Comum Curricular e a Parte Diversificada.

A parte diversificada, chamada de “Ciências e Saberes do Campo” e “Ciências e Saberes Quilombolas”, integra os conhecimentos locais das comunidades aos conhecimentos da base, conforme prevê as legislações nacionais e estaduais.

A área de “Ciências e Saberes do Campo”, com abordagem em agroecologia, agricultura familiar e economia solidária, leva o estudante a pensar em suas raízes culturais, que inclui o vínculo com determinados tipos de processos produtivos, estimulando o protagonismo juvenil através da valorização de sua cultura e experiências.

A área “Ciências e Saberes Quilombola”, com os componentes curriculares “Práticas em cultura e artesanato quilombola”, “Prática em técnica agrícola e quilombola” e “Prática em tecnologia social”, estimula o estudante a valorizar sua identidade, ancestralidade, história e memória.

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Operação Dispersão IV aplicou R$ 2,6 milhões em multas e identificou mais de 60 mil pessoas em aglomerações

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Realizada desde o mês de março nos 141 municípios de Mato Grosso, a Operação Dispersão IV, já aplicou R$ 2.634.000,00 milhões em multas a pessoas que infringiram as normas de biossegurança e o toque de recolher.

As 2.931 multas correspondem ao registro de aglomerações, descumprimento do horário de fechamento de estabelecimentos e não uso da máscara de proteção facial para evitar a transmissão da Covid-19.

Conforme relatório da Polícia Militar, foram contabilizadas durante a operação 24.592 orientações em geral referentes às restrições, 47.026 abordagens em veículos, 62.253 pessoas estavam em situações de aglomerações e 44.276 orientações foram direcionadas à população pelo não uso da máscara de proteção facial.

O número de detenções por descumprimento das restrições de circulação de pessoas foi de 617, outras 1.034 pessoas chegaram a ser detidas por aglomerações e 508 estabelecimentos foram notificados por descumprimento do horário de fechamento obrigatório às 19h.

Na última operação, realizada entre os dias 21 e 22 de junho, das 19h às 5h da manhã, foram aplicados R$ 3.000,00 em multas. Ao todo, foram abordadas 131 pessoas em barreiras e 35 pessoas foram dispersas em aglomerações.

Os órgãos de segurança do Governo estão atuando de forma mais severa, aliando a conscientização e aplicação de multas, para que a população entenda a importância do isolamento social e cumprimento das medidas restritivas para o combate à pandemia da Covid-19.

A multa é de R$ 500 para o cidadão e R$ 10 mil para o estabelecimento, e podem ser triplicadas em caso de reincidência no descumprimento das medidas. No caso dos estabelecimentos, também há possibilidade de interdição do local pelo período de 30 dias e detenção do responsável.

Fonte: GOV MT

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