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Mato Grosso

Com aumento das compras online, Procon-MT dá dicas para o Dia dos Namorados

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O comércio vem sofrendo impactos devido à pandemia do Coronavírus, porém a expectativa é que o Dia dos Namorados movimente o cenário de compras. Seja em lojas físicas ou pela internet, o consumidor deve sempre ficar atento na hora das aquisições. Para ajudar com esses cuidados, o Procon-MT separou algumas orientações.

Nessa época, os setores que costumam ter maior procura são os de vestuários, perfumes, calçados, cosméticos e flores ou chocolates, que normalmente oferecem opções especiais para a data e entregas à domicílio.

O Procon MT também ressalta que os atendimentos presenciais realizados na sede do órgão estadual estão temporariamente suspensos. Por isso, em casos de complicações, o consumidor pode registrar sua reclamação pela plataforma Consumidor.gov.br , que também está disponível em aplicativo para smartphones. 

Confira as dicas para redobrar atenção nas compras:

– Ao optar por flores, questione se há taxa de entrega e quais os tipos de embalagens e estilos do arranjo disponíveis, pois esses itens fazem diferença no preço final.

– Com relação às cestas de café da manhã, não se esqueça de se informar previamente sobre o número de itens, tipo de produtos, marcas e complementos, como jornais e revistas, por exemplo. Com tudo definido, peça por escrito o que foi combinado (data e horário de entrega, tipo de flores/cesta, valores e condições de pagamento).

– Se a escolha for presentear com calçados, roupas ou acessórios, lembre-se que a troca é uma cortesia da loja ou do fabricante. Por isso, caso precise do benefício, o consumidor deve acertar previamente com o lojista e pedir a garantia da troca por escrito, na etiqueta ou na própria nota fiscal.

– Fique atento, pois de acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), as lojas só são obrigadas a trocar produtos que apresentarem vício de qualidade (defeito).

– Para perfumes e cosméticos, a dica é observar atentamente a embalagem. Produtos nacionais e importados devem conter as informações sobre a mercadoria em língua portuguesa: instruções de uso, características, registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador são algumas das informações que devem der disponibilizadas.

– Na escolha de eletroeletrônicos, o Procon-MT alerta que os produtos devem vir acompanhados do manual de instruções em língua portuguesa e relação da rede autorizada de assistência técnica. Como algumas marcas ainda não ofertam o serviço em Mato Grosso, é importante verificar a existência de assistência técnica no Estado antes da compra.

Compras pela internet

Nas compras pela internet é preciso verificar se constam no site o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço físico e canais de troca e atendimento. Observe, também, se há cobrança de frete, existência de outras taxas e o prazo de entrega. Ao efetuar a compra, imprima ou salve em seu computador a página do site com os dados. Antes de enviar seus dados pessoais de seu cartão de crédito, observe se a conexão é segura.

No caso de compras fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, catálogos, em domicílio, telemarketing, etc), é possível desistir da aquisição em até sete dias após a assinatura do contrato ou recebimento da mercadoria. O cancelamento deve ser solicitado por escrito. No ato da entrega, só assine o comprovante de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas no próprio documento, justificando assim o não recebimento.

Cuidados ao receber a mercadoria

– Para evitar a propagação do coronavírus, evite contato corporal com o entregador, como aperto de mão, por exemplo.

– Ao realizar pagamento em dinheiro, se possível, separe o valor exato da compra para evitar o manuseio de outras cédulas.

– Quando o pagamento for por cartão, prefira que só você tenha contato com ele e logo depois o higienize.

– Higienize as embalagens antes de abrir, se possível lavando com água e sabão, ou borrifando álcool 70% ou solução de água sanitária e água.

Nota Fiscal

Não se esqueça de exigir sempre o documento fiscal. Ele é que comprova a relação de consumo e será necessário para reclamar, caso haja algum problema com o produto. O prazo para reclamações é de 30 dias para produtos não duráveis (que se extinguem rapidamente com seu uso, como alimentos, por exemplo) e 90 dias para os bens duráveis (que tem consumo prolongado, como aparelhos celulares, geladeira, televisão).

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Trabalhadores de bares e restaurantes recebem cestas básicas

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Quase 600 trabalhadores que atuam no segmento de bares e restaurantes em Mato Grosso receberam cestas básicas da campanha “Vem Ser Mais Solidário – MT unido contra o coronavírus”. Os kits de alimentos e de limpeza que foram entregues para o Sindicato que representa a classe, beneficiarão as famílias prejudicadas pelas medidas de controle nesse período de pandemia.

A iniciativa, realizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), é liderada voluntariamente pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes. A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho destacou a importância da ação para beneficiar as pessoas que sentiram prejuízos devido o fechamento do comércio. “É uma forma de o Governo mostrar que estamos sensíveis as questões sociais e que tem feito de tudo para ajudar os mais vulneráveis. Estamos acompanhando muitos setores prejudicados com essa crise e o setor de bares e restaurantes é um deles”. 

O presidente do Sindicato dos Empregados Com Bares Restaurantes e Similares (Sindecombares), Jomer de Arruda, destacou a situação critica que os trabalhadores enfrentam, principalmente os garçons. “Eles tiveram queda de até 70% da sua renda. A ajuda veio em boa hora”, disse ele agradecendo a iniciativa. 

A entregas destas cestas básicas faz parte da segunda etapa da campanha, que  tem como meta distribuir mais de 100 mil cestas básicas.  Em pouco mais de dois meses, a ação arrecadou mais de R$ 5 milhões em doações, recursos que serão revertidos na compra de mais cestas básicas.

Esses recursos, somados aos investimentos realizados diretamente pelo Governo de Mato Grosso, vão possibilitar a distribuição de aproximadamente 230 mil cestas básicas ao todo, em todo Estado, beneficiando famílias carentes nos 141 municípios, algo em torno de 1,150 milhão de mato-grossenses, tendo em vista que cada cesta é capaz de alimentar uma família com cinco pessoas em média.

Se você quiser ajudar pode doar recursos diretamente na conta bancária especial, aberta exclusivamente para isso: Banco do Brasil, agência 3834-2, conta corrente número 1.042.810-0 (CNPJ 03.507.415/0009-00). Todas as doações serão revertidas para compra de cestas básicas.

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Reformas no Detran em Cuiabá e interior irão melhorar atendimento à população

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A sede do Departamento de Trânsito Estadual de Mato Grosso (Detran-MT), em Cuiabá, e mais cinco unidades de Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no interior do Estado estão passando por algum tipo de reforma desde o final do ano passado. A finalidade é trazer maior conforto aos usuários e melhores condições de trabalho aos servidores.

A maior obra está sendo realizada no complexo da sede do Detran-MT, em Cuiabá. São reformas para acessibilidade, sinalização viária e revitalização de todos os espaços.

A obra para acessibilidade e sinalização viária teve início em novembro do ano passado e já está 30% executada.

Com a reforma, a sede passará a ter piso e sinalização tátil nos locais de circulação de pessoas, adequação de toda a calçada e rampas de acordo com normas técnicas e legislações vigentes de acessibilidade, adequações nas vagas de estacionamento de uso exclusivo; faixas elevadas e com sinalização tátil para travessia de pedestres, adequação de acessibilidade nos sanitários de todos os blocos e no interior de todos os setores; instalação de guarda-corpos em locais próximos à desníveis existentes, readequação de escadas e corrimãos de acesso aos blocos, entre outros itens que passarão por adequações.

A sede do Detran-MT também passa por obras de revitalização e ampliação dos blocos. A obra já está 27% executada.

Conforme a Coordenadoria de Obras e Engenharia do Detran-MT, serão reformados os blocos com maior fluxo de pessoas por dia, como a Diretoria de Veículos, Diretoria de Habilitação, bloco da Vistoria Veicular, bloco de aplicação de prova teórica para habilitação, a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos de Cuiabá (Derrfva) e o antigo bloco do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

Interior

No interior do Estado, cinco unidades do Detran-MT passam ou passaram por reformas este ano para melhorias estruturais e de atendimento. Em cada município, as reformas contaram com apoio de parcerias locais com suporte dos chefes das unidades. 

Na unidade de Vila Bela da Santíssima Trindade foi feita a troca de madeiramento e telhas além da parte elétrica em geral. Também está sendo construído um banheiro específico para Portadores de Necessidades Especiais.

Na segunda etapa da reforma, serão realizadas pintura interna e externa, reforma total da calçada, construção de fossa, levantamento do muro e a instalação de serpentina.

Na Ciretran de Campo Novo do Parecis foi realizada cobertura de estrutura metálica na área da vistoria de veículos. 

As obras na Ciretran em Barra do Bugres estão com previsão para início neste mês. No local será realizada a pintura, troca de fiação, mudança na cobertura plana e horizontal do teto, reforma no local de atendimento ao público e troca do vaso sanitário nos banheiros.

Na Ciretran do município de Claudia será reformada toda a estrutura. Atualmente o atendimento está sendo realizado na avenida Marechal Zenóbio da Costa, nº 829.

Também está prevista obra na Ciretran de Alta Floresta, que devido às fortes chuvas, tiveram que ser adiadas.

Segundo o diretor Executivo do Detran-MT, José Eudes Malhado, a reforma das unidades no interior visa a melhoria no atendimento ao público, garantia das exigências de acessibilidade e melhoria do ambiente de trabalho ao servidor. 

Em 2019, com apoio de parcerias locais, chefes das unidades, foram revitalizadas as Ciretrans de Alto Araguaia, Alto Garças, Araputanga, Nova Xavantina, Mirassol D’Oeste, Terra Nova do Norte, Vila Rica, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Primavera do Leste, Confresa, Nova Mutum, Barra do Bugres, Juara, Água Boa, Cáceres e Várzea Grande.

(Com supervisão da jornalista Lidiana Cuiabano)

Fonte: GOV MT

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