quinta, 18 de abril de 2024
Connect with us


Educação

Com aulas remotas a partir de agosto, E.E Jonas Lopes adota plataformas on-line com pais e alunos em Tangará

Publicado em

O Conselho Estadual de Educação, juntamente com a Seduc e diretores de escolas públicas de Mato Grosso definiram o retorno das aulas da rede estadual de ensino para o dia 03 de agosto, de maneira remota.

Foto: Gilvan Melo

Com a modalidade, não presencial, as atividades contarão como carga horária do ano letivo, e com o processo educacional realizado de forma totalmente adaptada à pandemia do coronavírus, os educadores da Escola Estadual Jonas Lopes, no Bairro Vila Goiás, se adequam as novas metodologias e se prepararam para as aulas do “novo normal” da sala de aula, destaca a diretora da unidade, Rosana Mendes.

“Nós vamos iniciar com aulas on-line e estamos preparando a nossa equipe de professores, é um momento que nos tira de nossa zona de conforto, e estamos buscamos informações e montamos grupos em aplicativo de mensagem com os pais de alunos, àqueles que não têm acesso estamos localizando via telefone, para que nenhum aluno fique de fora. Juntos nós faremos o melhor para todos e acreditamos que a união com o trabalho em equipe, vamos conseguir. Sabemos dos desafios, mas a equipe Jonas Lopes é dedicada e conseguiremos superar essa fase”.

Apesar dos desafios do modelo a distância, esse pode ser um bom momento para ampliar estratégias de metodologias ativas, em que o aluno participa mais do processo de aprendizagem.

“É um desafio que temos encarado com muita vontade, trazendo uma linguagem mais acessível, e quanto mais acreditarmos que poderemos alcançar um nível de excelência, alcançaremos mesmo com algumas mudanças nos recursos didáticos adotados para o ensino. Pedimos aos pais e alunos que abracem a causa, estejam motivados e empenhados, e aquele aluno sem acesso à internet, vamos disponibilizar o material uma vez por semana, e o aluno terá horário marcado junto do professor para que ele esclareça as dúvidas, esse aluno não deixará de ser assistido e acompanhado”, ressalta o professor Marlon Souza.

O novo modelo visa garantir o ensino aos alunos da rede, com a garantia de que todos serão incluídos. A alternativa para quem não dispõe de computador ou celular será a entrega de material impresso. Cada unidade escolar, poderá analisar as peculiaridades do grupo, para que possa traçar novas alternativas e adaptar ferramentas de acesso a educação.

 

Educação

Estudante de Tangará da Serra é medalha de ouro no programa Caça Asteroide do Governo Federal

Published

on

É de Tangará da Serra o medalhista de ouro no programa “Caça Asteroide” do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Matheus Cassol Junqueira, aluno da 2ª Série do Ensino Médio da Escola La Salle Atec. A entrega da premiação foi em Brasília durante a 19º Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações, no mês passado.

O Prefeito Vander Masson e a Primeira-dama e Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM), Silvana Ló Masson parabenizam o aluno Matheus, aos pais do garoto, Patrízia Blanck Cassol Junqueira e Anderson Gomes Junqueira, além de todos os professores da escola La Salle Atec que não mediram esforços em trazer mais este prêmio para nosso município.

PROGRAMA CAÇA ASTEROIDE

O Caça Asteroides MCTI é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA), com objetivo de popularizar a ciência com uso da astronomia. Os estudantes que participam recebem imagens de observatórios internacionais, passam por uma capacitação e devem encontrar asteroides nas imagens. O programa conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT).

Theodora Malacrida – Assessoria de Imprensa

Continue Reading

Educação

Enem 2022: Consulte local de prova e programe-se para chegar com antecedência

Published

on

Às vésperas do início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que começa no próximo domingo, 13, a orientação para os candidatos é consultar o local de prova e se programar para chegar no dia com antecedência.

A informação com o endereço está no cartão de confirmação de inscrição, disponível na Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A orientação é calcular o tempo que levará até o local usando o meio de transporte planejado. Se possível, percorra o caminho todo e, assim, se organize melhor no dia.

Confira o passo a passo para ver o local de prova:

1. Acesse a Página do Participante (CLIQUE AQUI) no site do Inep (CLIQUE AQUI)

2. Clique em “Página do Participante – Entrar com gov.br”;

3. Insira o número do seu CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição;

4. Na Página do Participante, você terá acesso a todas as suas informações e poderá consultar seu local de prova no cartão de confirmação.

5. Embora não seja obrigatório, a recomendação do Inep é imprimir e levar o cartão de confirmação no dia da prova.

Datas do Enem 2022

Tanto a versão impressa quanto a digital do Enem serão aplicadas nos mesmos dias:

13 de novembro (domingo)

45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas; e
redação.

20 de novembro (domingo)

45 questões de matemática; e
45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

O que levar no dia da prova

RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Álcool em gel;
Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche; e
Água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).

Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:

e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

Fonte: G1

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana