domingo, 20 de abril de 2025
Connect with us


Cidades

Coegemas abre inscrições para curso sobre o Sistema Único de Assistência Social

Publicado em


O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) está preparando uma capacitação sobre o Sistema Único de Assistência Social  – SUAS na Prática, destinado aos gestores e técnicos que atuam na Política de Assistência Social, principalmente na gestão pública municipal.

O curso será realizado de forma presencial nos dias 15 e 16 de março, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, com uma carga horária de 16 horas, além de 30 dias de assessoria via grupo WattsApp. A   capacitação vai orientar os participantes sobre variados assuntos, como benefícios, serviços, programas e projetos a serem implantados nos municípios.

Os participantes vão conhecer a legislação da política de assistência social, o passo a passo para o planejamento, a execução orçamentária e financeira dos recursos federais, estaduais e municipais. Os inscritos também receberão orientações técnicas para execução de programas, projetos e serviços do Sistema Único de Assistência Social, bem como orientação para a organização e utilização  de forma sistemática de um conjunto de dados e informações que possam subsidiar as decisões quanto a benefícios, serviços, programas, projetos  elencados nas conferências municipais de assistência social e demandas emergenciais no município no enfrentamento à pobreza.

A programação inclui a realização de oficinas sobre Introdução ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS, Passo a Passo do Planejamento e Gestão Orçamentária e Financeira do Suas; Plano Plurianual de Assistência social; Lei do Suas; além de tira dúvidas para os participantes.

O curso será ministrado por Marcia Ferreira de Pinho Rotilli, graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco (1985), pós-graduada em Políticas Sociais pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE, habilitada em Gerência Social pelo INBRAPE – Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sócioeconômicas, com ênfase para Atuação com Famílias, Reordenamento Organizacional, Gestão Municipal no SUAS, Gestão dos Fundos Municipais públicos, captação de recursos, planejamento e projetos, Controle Social no SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

Faça aqui a inscrição

Fonte: AMM

Cidades

Chico Guarnieri propõe Portal de Obras para divulgação de informações sobre obras públicas

Published

on

Foto: JL Siqueira/ALMT

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) apresentou um Projeto de Lei para criação de um Portal de Obras de Mato Grosso, plataforma online destinada a fornecer informações detalhadas sobre as obras públicas em execução, previstas ou concluídas pelo governo do Estado.

O controle das obras será acessível a todos os cidadãos através da internet.Serão disponibilizadas informações como localização geográfica em mapa interativo, órgão responsável pela execução do projeto, descrição da obra, data de início e conclusão, valores de orçamento, justificativas para eventuais atrasos, contratados responsáveis, relatórios realizados, fotos atualizadas, além de links para legislações e documentos relacionados.

O Poder Público já conta com paineis de monitoramento, como o mapa de obras do Sinfralog e também o Geo-obras do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Todavia, a proposta apresentada no dia 19 de março, tem o objetivo de ampliar as informações que são disponibilizadas sobre os projetos executados pela gestão estadual.

“Esse Portal vai possibilitar o livre acesso dos cidadãos a informações sobre o andamento, os custos e a execução das obras públicas, garantindo assim, e facilitando, o maior controle social e fortalecendo a confiança da população na administração pública. Essa ferramenta vai promover a eficiência e otimização dos recursos públicos”, destacou o parlamentar.

Continue Reading

Cidades

Morre bebê de grávida que foi mantida viva por aparelhos em MT

Published

on

Morreu na madrugada deste sábado (25), em menos de 24 horas após o parto, o bebê da jovem Joyce Sousa Araújo, de 21 anos, que estava sendo mantida viva por aparelhos na Santa Casa de Rondonópolis, a 456 km de Tangará da Serra, após ter sofrido um aneurisma no dia 20 de dezembro e ter morte cerebral decretada no dia 1º de janeiro.

O recém-nascido era um menino e foi batizado com o nome de Adryan Miguel Sousa Borges. Ele nasceu com 900 gramas na manhã de sexta-feira (24) e em seguida foi encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

Em nota, a Santa Casa lamentou o ocorrido e disse que foram empregados todos os recursos para que a criança tivesse as melhores chances, no entanto, a prematuridade extrema tornou o quadro irreversível.

Os aparelhos que mantinham a mãe viva foram desligados logo depois do nascimento de Adryan e o corpo dela está sendo encaminhado para a cidade Araguaína, no Tocantins, onde o casal vivia antes de se mudar para Mato Grosso. O corpo da criança será transferido em breve e será sepultado junto com a mãe.

Fonte: G1/MT

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana