BemRural
Circuito Aprosoja já percorreu 03 municípios da região Sul
Circuito Aprosoja já percorreu 03 municípios da região Sul
Até sexta-feira (13.08) a caravana vai visitar mais 03 cidades
10/08/2021
A região Sul recebe durante toda esta semana a 15ª edição do Circuito Aprosoja. A caravana já passou pelos municípios de Alto Taquari, Alto Garças e Rondonópolis. O evento é promovido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), que traz como tema “Tributação: Quem paga a conta”? Os municípios de Jaciara, Campo Verde e Primavera do Leste serão os próximos a receber o debate.
O palestrante e professor de economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcos Cintra, disse que o assunto tributação é um tema importante para toda a sociedade que paga impostos, desde o estudante, proprietário, patrão, trabalhador e a indústria. “O que tenho percebido é que a agricultura no Brasil, por ter sempre um tratamento tributário diferenciado, não se preocupou muito com a questão tributária e é fundamental acompanhar principalmente agora que o sistema tributário está passando por questões muito sérias e fortes. O que eu tenho feito, correndo o Estado é orientar o agricultor para que ele se conscientize da importância de participar do debate”.
Presidente do sindicato de Alto Garças, José Milton, disse que o Circuito é muito importante, trazendo as informações e atualização dos assuntos que são de interesse do produtor. “Hoje temos problemas com a falta de armazéns, com contratos futuros, são várias nossas demandas que estamos apresentando ao presidente da Aprosoja-MT Fernando Cadore”, declarou José Milton.
“O assunto é polêmico, por isso é de suma importância estarmos participando do Circuito, principalmente com a palestra do professor Marcos Cintra, que traz com detalhes o tema tributação”, disse Douglas Júnior Torqueto.
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) está presente no Circuito, por meio do Superintendente da instituição, Daniel Latorraca, disse que estamos vivendo um momento bastante complicado em nível federal. “Estamos discutindo uma série de reformas e a principal é a tributária, que gera impacto na economia. O IMEA vem e contribui com dados importantes para que o produtor rural possa saber o que pode acontecer com as questões dos impostos”.
“Aprosoja-MT se preocupa com a reforma tributária da forma que está sendo apresentada. Por isso, estamos apresentando aos nossos associados os impactos dessa tributação. Muitas pessoas acham que ela simplificaria, diminuiria a carga tributária, mas na verdade os projetos que tramitam no Congresso hoje são uma grande ameaça ao nosso setor, principalmente com a perda de renda para produtor rural e para a sociedade como um todo”, enfatizou o vice-presidente da entidade, Lucas Costa Beber.
Nos próximos dias o Circuito percorrerá os municípios de Jaciara (11.08), Campo Verde (12.08) e Primavera do Leste (13.08). Após a região Sul, o Circuito Aprosoja segue para as regiões Oeste e Leste. O encerramento será no Buffet Leila Malouf, em Cuiabá, no dia 13 de setembro, às 19h.
BemRural
Após “luta” de 1h30, jaú de 150 kg é pescado e solto novamente no rio em Tangará

Foto: G1
Uma “luta” travada entre pescador e peixe levou cerca de uma hora e meia. Mas não era qualquer peixe. O animal em questão trata-se de um jaú que pesa cerca de 150 quilos. Essa história, que não é conversa de pescador, aconteceu em Tangará da Serra no rio Sepotuba e foi destaque no noticiário de Mato Grosso.
O empresário Lucas Torrente e seus amigos é que pescaram o jaú de 150 kg. Entre fisgar o bicho e levá-lo ate um barranco, se passaram uma hora e meia. Depois de toda essa peleia, o peixão foi solto e voltou para as águas do Sepotuba.
De acordo com o biólogo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Valdo Troy, em entrevista concedida ao portal G1, um peixe deste peso é uma exceção e tem um papel essencial, que é controlar a população de peixes.

“Seria humanamente impossível brigar sozinho com um peixe daquele tamanho. Foi essencial a experiência junto com meus parceiros, porque o jaú é um peixe muito forte”, disse Lucas, que fisgou o bicho, ao portal. “Ele passava tranquilamente uns 150 kg. Se a gente submetesse ele a uma balança, poderia machucá-lo. Então, nós o soltamos e a dúvida ficou”, completou.
BemRural
FRANGO/CEPEA: Demanda externa cresce; preços sobem no Brasil
Cepea, 08/04/2022 – A maior demanda internacional pela carne de frango motivou altas nos preços domésticos da proteína, segundo informações do Cepea. Com menor disponibilidade interna de muitos produtos, como peito e filé, vendedores seguem elevando as cotações, buscando garantir a margem frente ao custo de produção ainda alto. Além das exportações, o período de início de mês, com o recebimento do salário por parte da população, também favoreceu as altas nos preços. De acordo com dados da Secex, 385 mil toneladas de carne de frango foram exportadas em março, quantidade 13,3% acima da observada em fevereiro e ainda 4,8% maior que a exportada em março/21. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)
-
Tangará da Serra3 dias atrásEmpresário de 35 anos morre em capotamento no Anel Viário de Tangará da Serra
-
Tangará da Serra7 dias atrásVítima decapitada em Tangará: Crime é considerado um dos mais brutais já registrados
-
Tangará da Serra5 dias atrásMãe faz apelo por informações do filho de 17 anos que desapareceu em Tangará
-
Tangará da Serra4 dias atrásPM resgata mulher mantida em cárcere privado durante a madrugada em Tangará
-
Tangará da Serra7 dias atrásMotorista perde controle de carro e colide contra poste próximo ao Cristo em Tangará
-
Tangará da Serra3 dias atrásVítima presa às ferragens é salva pelo Corpo de Bombeiros em Tangará
-
Tangará da Serra7 dias atrásPJC de Tangará apreende mais de 2 mil pinos de cocaína com traficante em ponte do Rio Paraguai
-
Tangará da Serra3 dias atrásForça Tática prende suspeito de roubo e apreende armas em Tangará








