conecte-se conosco


Tangará da Serra

Cine Sicredi é uma das atrações do Natal de Luz 2019

Publicado

A 7º edição do Natal de Luz Sicredi, emocionou crianças e adultos com apresentações musicais, coreografias iluminadas, Papai Noel descendo pela chaminé e até neve (espuma imitando o efeito de neve caindo) caiu sobre o público tornando a programação ainda mais especial.

Além de toda a magia das luzes de Natal, a Cooperativa Sicredi apresenta a comunidade o Cine Sicredi, que exibirá filmes alusivos à data, com direito a pipoca, refrigerante e a ilustre presença do Papai Noel. Para participar basta retirar o ingresso nas agências Sicredi e se divertir.


As sessões são gratuitas, e acontecem nos dias 7, 8, 14, 15, 21 e 22 de dezembro, sempre a partir das 19h00, em um espaço especial montado no estacionamento da agência Rio Preto, na Rua Nefles de Carvalho nº479 S, Bairro Jardim Rio Preto.

Comentários Facebook
Leia mais:  Meteorologia promete dias de calor até domingo na região e na capital

Educação

Estudante de Tangará ganha bolsa nos EUA e fica mais perto de entrar para a NASA

Publicado

Ela sonha em ser astronauta e nunca escondeu isso de ninguém. Aos 21 anos, a universitária Maria Gisllanny Bezerra Silva está a poucos passos de subir mais um degrau em direção ao seu maior objetivo: entrar para a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa, em inglês).

Em 2019, ela ficou quase três semanas nos Estados Unidos, como bolsista em um programa de educação. Foi a partir dessa viagem que ela conquistou a bolsa de estudos para a universidade. A jovem, que estuda Física na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), participou de diversas atividades promovidas pela Nasa ao longo dos últimos anos. Foi por meio de uma dessas atividades que, em 2019, ganhou uma bolsa de estudos na Universidade Sweet Briar College, no estado da Virgínia (EUA). Maria precisa arrecadar pouco mais de R$ 12 mil.


O valor, segundo a estudante, será usado para pagar as passagens de Cuiabá para Washington (DC) e custear os dois primeiros meses nos Estados Unidos. Além disso, 13% da arrecadação ficam com a plataforma de financiamento coletivo Catarse, utilizada por ela para a vaquinha online. Até o início do mês,  Maria havia conseguido R$ 8.547. O valor corresponde a 69% do total necessário. Maria já viajou aos EUA,  e agora, é  estudante de engenharia da Sweet Briar College. Emocionada, destacou em rede social, como tem sido representar o Brasil nessa jornada acadêmica.

Leia mais:  Grupo “Parças Futebol Clube” promove campanha para ampliar a doação de sangue em Tangará da Serra

“Inexplicável a emoção que eu senti ao ver a bandeira brasileira no salão da universidade, sou a segunda brasileira na universidade, é lindo como eles recebem os estudantes. Lágrimas, de emoção. Eu estou apaixonada. é maravilhoso estudar aqui, e os livros de ciências? O meu Deus Obrigada!”, salienta.

Maria Gisllanny B Silva é estudante de engenharia da Sweet Briar College no estado da Virgínia nos EUA.

Conforme a estudante, apesar de ter ganhado a bolsa de estudos, o benefício da universidade não cobre gastos com livros, transporte e seguro-saúde. Por isso ela teve a ideia de lançar o financiamento coletivo. Para isso, você pode ajudá-la. A vaquinha pode ser acessada aqui.

Maria nasceu em Serra Talhada, no interior de Pernambuco, e mudou-se para Mato Grosso ainda bebê, tem superado uma série de desafios em busca de seu sonho. Boa parte da vida a universitária passou no município de Tangará da Serra,onde teve acesso à internet e computadores depois dos 10 anos, o que a impulsionou a se dedicar ainda mais aos estudos.

***Com informações OLivre

Comentários Facebook
Continue lendo

Saúde

Unitan lança campanha de mobilização para incentivar doação de medula óssea em Tangará da Serra

Publicado

Inicia nesta terça-feira (28) a campanha de cadastro de novos doadores de medula óssea em Tangará da Serra.

A ação realizada pela Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Tangará da Serra (Unitan) visa cadastrar os interessados em se tornar doadores de medula óssea. Os dados serão agrupados em um registro único e nacional (REDOME). Um indivíduo pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos, sendo importante destacar o desejo no momento do cadastro.

O processo de busca do doador é simples e totalmente informatizado. O paciente necessitado do transplante, terá o resultado do exame de histocompatibilidade – HLA (exame que identifica as características genéticas de cada indivíduo), no sistema do Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (REREME). Após aprovação da inscrição do paciente, a busca é iniciada imediatamente. O doador de medula, permanece no registro até completar 60 anos, e a convocação para realizar a doação pode demorar alguns anos ou nem mesmo acontecer.

O transplante de medula óssea é um tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas. É realizado através da substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células sadias com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. A campanha de cadastramento,  segue até quarta-feira (29)  e os interessados devem comparecer à Unitan, localizada na Rua Benedito Pereira de Oliveira (05) Setor N, no Bairro Jardim Europa, portando documento oficial com foto. Mais informações pelo Fone: (65) 3326-2529. 

Para ser doador é necessário:

Leia mais:  Polícia Civil desmantela 'boca de fumo' que funcionava em centro espírita no Jardim do Sul

– Ter entre 18 e 55 anos de idade.
– Estar em bom estado geral de saúde.
– Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
– Não ter histórico de doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
– Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso

O REDOME


Criado em 1993, o REDOME hoje é o terceiro maior registro de doadores de medula óssea do mundo e conta com cerca de 5 milhões de doadores que compõem uma rede mundial de 32 milhões de doadores. Este ano foram realizados 355 transplantes (até novembro) por meio da doação não aparentada. A busca de doadores acontece simultaneamente no resgistro brasileiro e em outros registros do mundo. Da mesma forma, registros de outros países também realizam busca de doadores no Brasil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana