quinta, 24 de abril de 2025
Connect with us


Cidade

Chuvas revelam problemas em galerias e rede de esgoto

Publicado em

O problema é antigo e significa um problema sanitário e de infraestrutura que precisa ser resolvido com urgência na área urbana de Tangará da Serra.

O grande número de ligações clandestinas nas redes de esgoto e de galerias de águas pluviais no perímetro urbano tem resultado em sérios transtornos e riscos à saúde da população durante as chuvas, que sempre que ocorrem expõem graves problemas nas redes de drenagem e de esgotamento sanitário da cidade.

A situação mostra o despreparo e falta de consciência de moradores. Em muitos domicílios residenciais o esgoto é jogado diretamente nas galerias de águas pluviais. A irregularidade é praticada quando da construção ou reforma dos imóveis.

Esgoto na Avenida Brasil, altura da Escola 13 de Maio: Transbordamento nas chuvas

Em alguns casos, os dejetos são oriundos de fossas cépticas cheias e em outros vêm diretamente dos vasos sanitários e das pias. O resultado é um cheiro extremamente desagradável, fétido, que invariavelmente atrai pragas como ratos e baratas, além de ocasionar criadouros de mosquitos.

Outro problema crônico é a ligação de canos das calhas das casas aos ramais da rede de esgoto. Nas chuvas, a água das calhas sobrecarrega a rede coletora, tendo como consequência o transbordamento dos efluentes em via pública, representando, além de mau cheiro, riscos de doenças.

Ligação de água proveniente de calha no ramal da rede de esgoto: Irregularidade e irresponsabilidade de moradores

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) tem ciência do problema e já identificou vários casos em praticamente todos os bairros da cidade. A irregularidade rende multas aos infratores.

Nas ligações de esgoto doméstico às galerias, a responsabilidade pela fiscalização é da Vigilância Sanitária.

Cidade

Prazo de inscrições para o vestibular da Unemat termina nesta segunda

Published

on

O prazo de inscrição para o vestibular 2022/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra nesta segunda-feira (16/05). Os interessados devem fazer a inscrição pelo site unemat.br/vestibular.

Em Tangará da Serra, a universidade abre, no total, 360 vagas para nove cursos: Administração em Agronegócio (Matutino), Administração em Empreendedorismo (Noturno), Agronomia (Integral), Ciências Biológicas (Noturno), Ciências Contábeis (Noturno), Enfermagem (Integral), Engenharia Civil (Integral), Jornalismo (Noturno) e Letras (Noturno).

O curso de Jornalismo é o mais novo no campus de Tangará da Serra. Iniciou em 2017 e já obteve nota 3/5 no sistema ENADE, que avalia anualmente a qualidade dos cursos superiores no país. A nota representa que a graduação está cumprindo com suas expectativas, e tem perspectivas para continuar avançando. Em período noturno, o curso possui carga horária de 3.200 horas, com disciplinas básicas e profissionalizantes, que vinculam teoria e prática, com duração mínima de 08 semestres (4 anos). Para o curso de Jornalismo, a Unemat oferece 40 vagas.

O Vestibular 2022/2 será realizado no dia 12 de junho, das 8h às 13 horas, e compreende duas fases: a primeira com questões objetivas sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Já a segunda etapa constitui-se de uma redação.

O resultado final será divulgado a partir do dia 22 de julho. O período letivo terá início no dia 8 de agosto.

Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br

Assessoria de Imprensa

Continue Reading

Cidade

Covid-19: 77 mil tomaram 1ª dose e apenas 24 mil imunizados com dose de reforço

Published

on

O boletim que apresenta um resumo do cenário atualizado sobre a Covid-19 divulgado nesta manhã de segunda-feira, 16, pela Vigilância Epidemiológica revela que em Tangará da Serra 77.680 pessoas receberam a primeira dose da vacina, mas que apenas 24.490 buscaram a dose de reforço do imunizante.

A tendência de queda na busca pela imunização, reflexo da redução dos casos de contaminação, é evidente, quando o boletim revela o número decrescente de doses aplicadas no decorrer das campanhas de vacinação promovidas em Tangará da Serra.

Conforme o boletim epidemiológico, ao todo 169.562 doses foram aplicadas. 77.680 como 1ª dose, 64.631 como 2ª dose, o que apresenta 13.049 doses a menos aplicadas nesse intervalo.

O número de imunizados com a dose de reforço é ainda menor. Cai para 24.490 doses aplicadas. Ou seja, 53.190 a menos se comparado com o montante que recebeu a primeira dose, quando as contaminações da Covid-19 estavam no auge.

Com a 2ª dose de reforço então, o número cai drasticamente. Apenas 282 doses foram aplicadas.

Tangará da Serra registra 389 mortos por Covid-19

Do registro do primeiro caso em 2020, até a publicação deste último boletim epidemiológico, Tangará da Serra já contabilizou 389 óbitos em decorrência de complicações geradas pela Covid-19.

Ao todo, 23.375 tangaraenses foram contaminados e 22.968 tiveram seus casos evoluídos para cura. Atualmente, quatro moradores estão contaminados pelo vírus.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana