Carros e Motos
Chevrolet Onix Joy 2019: versão mais em conta é modesta, mas eficiente
Publicado
16 de novembro de 2018 - 14:30
Sem muitas pretensões, passamos alguns dias com a versão mais simples do Onix Joy 2019 (R$ 44.990) e tivemos uma ideia mais clara porque é que o hatch tem batido recordes de vendas. Tudo bem, o carro está prestes a completar seis anos sem mudanças significativas, além de ter aspecto bem modesto. Mas, como é valente e econômico!
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Rodamos mais de 600 quilômetros com o Onix Joy 2019
, tanto na cidade quanto na estrada sem precisar reabastecer. E nos surpreendemos como o marcador de combustível custou a se mexer. Essa versão básica do Onix não vem com computador de bordo, porém, pelos números do Inmetro, a versão Joy do hatch da GM pode fazer 12,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada.
Pelo o que notamos, são números bem realistas. E deixam o Onix Joy 2019 entre os 10 carros mais econômicos à venda no Brasil hoje em dia. Com tanque de 54 litros, o hatch compacto também consegue ter uma boa autonomia, cerca de 690 quilômetros na cidade e mais de 800 km na estrada, teoricamente.
E pode rodar, viu? A direção com assistência elétrica facilita as manobras em vagas apertadas e para se virar no trânsito caótico das grandes cidades. Além disso, os borrachudos pneus 185/70R 14 ajudam a absorver bem as irregularidades do piso e a passar por obstáculos urbanos, como valetas e lombadas. Aliás, vêm até com monitoramento de pressão, como item de série. Se algum estiver fora da calibragem ideal, acende uma luz no painel.
Com caminho livre, no plano, o que ajuda a economizar combustível e a manter o carro rodando sempre em silêncio é a sexta marcha, com relação bem longa (0,67:1), que mantém o motor em baixa rotação, 3.500 a 120 km/h. Mas é bom saber que qualquer aclive já pede a redução de uma ou mais marchas. Isso porque o regime de torque máximo de 9,8 kgfm está nas alturas (5.200 rpm). Se quiser o mínimo de força para ultrapassagens e retomadas, precisa manter o contagiros, pelo menos, na faixa dos 4.200 rpm.
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Abaixo disso, as respostas são lentas, embora razoáveis entre 2.000 e 3000 rpm. Em contrapartida, os engates do câmbio são sempre fáceis e precisos e não há nenhuma vibração ou aumento drástico de nível de ruído ao pisar fundo no acelerador, mesmo depois do motor ter atingido o regime de potência máxima (6.400 rpm). Não estamos falando de um dos motores 1.0 mais modernos que existem hoje em dia, mas, certamente, entre os mais confiáveis e que têm um dos menores custos de manutenção do mercado pela simplicidade do projeto.
Conjunto bem acertado no Onix Joy 2019

Pise no freio e verá que o hatch da GM
transmite segurança em qualquer situação. O sistema é bem acertado, inclusive na relação de desmultmultiplicação do hidrovácuo, o que significa que fica fácil controlar a força aplicada ao pedal na hora na frenagem sem correr o risco de passar da medida ideal. A visibilidade também é boa, inclusive pelos retrovisores externos, que têm apenas ajustes manuais, sem ajuda de motor elétrico. Falta também ajuste de altura dovolante e do banco do motorista.
A unidade avaliada estava com sistema de som instalado como acessório nas concessionárias. O único opcional do Onix Joy 2019 é a pintura metálica, oferecida por R$ 1.350. O compacto da Chevrolet
vem com rodas de aço e calotas de aro 14 e retrovisores e maçanetas de plástico preto. No pacote de equipamentos que vem de série estão incluídos itens como ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, ancoragem ISOFIX e Top Tether, preparação para som, laternas traseiras e faróis com lentes escurecidas.
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Por dentro, o Onix Joy 2019 consegue levar cinco ocupantes. No porta-malas vão bons 293 litros, um pouco acima da média da categoria. O cluster
vem com iluminação alaranjada para se diferenciar das demais versões mais equipadas. E os comandos dos vidros dianteiros estão no console central, próximos da alavanca do freio de estacionamento, o que pode atrapalhar, já que a posição ideal seria nas portas.
Conclusão
De qualquer forma, o Onix Joy 2019
deixou claro que tem qualidades de sobra para justificar a posição de líder de vendas. Além de bastante econômico, o carro conta com conjunto bem equilibrado e valente para enfrentar o dia a dia, tanto em trechos rodoviários quanto urbanos. A nova geração do Onix está sendo esperada para entre o fim de 2019 e o início de 2020 e terá, entre as novidades, novo motor 1.0, de três cilindros.
Ficha Técnica
Preço: a partir de R$ 44.990
Motor: 1.0, quatro cilindros, flex,
Potência: 80 cv (E) e 78 cv (G) 6.400 rpm
Torque: 9,8 kgfm (E) e 9,5 kgfm (G) a 5.200 rpm
Transmissão: Manual, seis marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
Pneus: 185/70 R14
Dimensões: 3,93 m (comprimento) / 1,71 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,53 m (entre-eixos)
Tanque : 54 litros
Consumo: 12,9 km/l (cidade) /15,3 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 13,4 segundos
Vel. Max: 167 km/h


Carros e Motos
F-150 Lightning será a primeira picape elétrica Pace Car da Nascar
Publicado
7 de abril de 2022 - 16:35

A Ford anunciou nesta quarta-feira que o Pace car da etapa da Nascar em Martinsville será um carro elétrico. A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da montadora de Detroit a comandar uma prova da categoria.
Fazendo oposição ao motor V8 de 5.8L que equipa os modelos da Nascar e geram entre 550 e 670 cv, dependendo da configuração, a F-150 Lightning possui dois motores elétricos que combinam para 563 cv e 107 kgfm de torque, e o Vice Presidente de veículos elétricos da marca, Darren Palmer, espera que os torcedores da Ford fiquem impressionados com a picape:
“Mal podemos esperar aos nossos fãs do que a F-150 Lightning é capaz. Fazendo 0 a 100 km/h em 5 segundos, acredito que vamos chamar alguma atenção na pista.”
A versão elétrica da F-150 vem sendo um grande sucesso para a montadora, tendo sido realizados quase duzentos mil pedidos de reserva desde que o modelo foi revelado, em maio de 2021. A montadora até revelou que irá aumentar a produção da F-150 Lightning de 40 mil unidades por ano para 150 mil até o meio de 2023.
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“A resposta dos consumidores à picape Lightning foi tão positiva que decidimos trazer o modelo para um evento da Nascar. Sabemos que quem estará presente adora caminhonetes e estamos confiantes que vão gostar ainda mais quando assistirem a F-150 Lightning liderando o pelotão”, disse Jeannee Kirkaldy Gerente de Marketing de competições da Ford Performance .
A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da Ford a servir como Pace Car em uma prova da Nascar. O primeiro foi o Focus EV, de 141cv que comandou a etapa de Richmond, em abril de 2012, mais recentemente o Mustang Mach-E comandou a prova de Talladega no ano passado.
A etapa de Martinsville da Nascar Cup Serie s acontecerá no sábado (9) às 20h30 e será transmitida para o Brasil no canal Bandsports na TV fechada.
Carros e Motos
Conheça os padrões de conectores para carregar um carro elétrico
Publicado
7 de abril de 2022 - 15:51

Ao dirigir um carro elétrico, o motorista sempre ficará atento à autonomia do veículo e à localização dos eletropostos pelo trajeto já que achá-los pode não ser tarefa tão simples, ainda mais com pouca autonomia no carro. Mas além dessas preocupações, ao chegar aos pontos de carregamento surge mais uma: O conector do posto é compatível com meu carro?
Antes de apresentar os tipos de plugues disponíveis, é necessário entender primeiro o tipo de corrente elétrica que cada estação de recarga fornece. Correntes elétricas são o movimento de elétrons através de um material condutor, que se movem a fim de equilibrar a diferença de potencial elétrico entre as extremidades.
Existem dois tipos de correntes elétricas: Correntes alternadas e correntes contínuas . Basicamente, o que define o tipo de corrente é a movimentação das partículas, na corrente contínua os elétrons se movem apenas em um sentido, enquanto na corrente alternada, o movimento é variável.

Existem os carregadores AC e DC (Corrente Alternada e Corrente Contínua, em inglês). O tipo mais comum é o AC, de corrente alternada. Esse tipo de corrente é mais fácil de ser transportado pela rede elétrica, por isso é o utilizado nas residências e na maioria dos eletropostos.
Ao conectar um carregador AC no seu carro elétrico o tempo de recarga será longo, pois a corrente alternada é convertida em corrente contínua dentro do próprio carro, que é o tipo utilizado pelas baterias.
Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos , e ao ser conectado no veículo a energia vai diretamente para as baterias, reduzindo assim o tempo gasto para recarregar o veículo.
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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos, cada continente tem um formato. Sobre cada um deles, a reportagem de iG Carros conversou com Tiago Garcia, youtuber e dono do canal “Meu Carro Elétrico”.
1 – J1772 e CCS1
O Padrão J1772 é regulamentado pela SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos) e busca simplificar os conectores de carregamento de elétricos. Esse padrão é utilizado na América do Norte e Japão. A partir deste modelo nasceu o padrão CCS1 de carregamento em corrente contínua (DC), ambos são muito similares, mas o padrão para recarga rápida possui dois conectores extras, específicos para a corrente contínua.
2 – CHAdeMO
Apesar do padrão de recarga em corrente alternada japonês ser o mesmo do norte-americano, o sistema de carga rápida é diferente. O modelo é fabricado desde 2009 e foi pioneiro na eletrificação dos modelos japoneses, é utilizado somente no mercado asiático e alguns veículos como os modelos da Tesla que são importados vem com o adaptador.
3 – Mennekes e CCS2
O padrão europeu é o mais comum de ser encontrado no Brasil , já que muitos veículos elétricos disponíveis aqui são importados do Velho Continente. O padrão tem esse nome devido à empresa que o fabrica. Assim como no modelo norte-americano , a entrada de carregamento rápido é apenas uma adaptação da entrada comum, o que facilita na hora de realizar a recarga rápida.
4 – GB/T
O maior mercado de carros elétricos do mundo tem seu próprio padrão de carregamento. Além da China o padrão GB/T é utilizado também na Índia. É o modelo encontrado nos carros elétricos vendidos pela JAC no Brasil, mas a marca disponibiliza o adaptador que converte o europeu dos eletropostos para o chinês encontrado no veículo. Mas vale atenção: apesar de ter o mesmo nome para as versões de corrente contínua e alternada, os encaixes não são os mesmos.
5 – Tesla
O último padrão disponível é o desenvolvido pela fabricante estadunidense Tesla. O modelo da empresa de Elon Musk não diferencia corrente alternada de corrente contínua, o que fará a diferença da velocidade é o ponto de recarga. Os modelos da Tesla disponíveis no Brasil podem enfrentar dificuldades ao utilizar os postos de carga, por serem importados independentemente, o padrão encontrado no carro será o do país de origem do carro.
No Brasil o padrão mais comum é o mesmo utilizado na Europa, tanto para recargas de corrente alternada quanto de corrente contínua. Um padrão global de carregadores elétricos poderia facilitar a vida das montadoras que importam seus veículos elétricos ao redor do mundo e também dos compradores, que não precisariam ter mais dúvidas.




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