Política MT
Chapada dos Guimarães, Poconé e Cáceres podem ser beneficiadas com indicações
Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT
O reforço imediato no policiamento é fundamental para garantir o bem estar de cada cidadão, atrelado a esse fato, o deputado estadual Paulo Araújo (PP) tem buscado apresentar indicações que cooperem para o aumento da segurança pública de diversos municípios do Estado. Para a cidade de Cáceres, distante 177 Km de Cuiabá, ele apresentou a Indicação n° 1089/20 ao secretario de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a necessidade de viabilizar a permanência em período integral do policiamento do destacamento no Distrito do Caramujo.
“A integridade física, moral e patrimonial são direitos constitucionalmente assegurados que devem ser efetivamente preservados a todas as pessoas”, afirmou o progressista.
Outra indicação, de n° 1088/20, apresentada solicita a manutenção da estrada parque MT Professora Maria Francisca de Figueiredo Martins, localizada em Porto Cercado, no município de Poconé, distante 103 km de Cuiabá.
De acordo com a vereadora do município de Poconé, Camila Silva (PSC), as pessoas que trafegam constantemente naquela localidade sofrem com a falta de manutenção da estrada e com os enormes buracos que consequentemente prejudicam a trafegabilidade. “Esse apoio do deputado é importante, o parlamentar sabe das dificuldades que o povo enfrenta e a importância que tem os reparos na estrada para a vida dos cidadãos poconeanos”, disse a vereadora.

No sentido de viabilizar a construção e implantação de uma creche no bairro Aldeia Velha, no município de Chapada dos Guimarães, distante 69 km de distancia de Cuiabá, o deputado apresentou a Indicação n° 1087/20 à secretária de Estado e Educação, Marioneide Angélica Kliemashewsk. “As mães não tem como deixar seus filhos para trabalhar e muitas acabam desistindo do trabalho a construção da creche ajudaria a atender as necessidades de toda a população local”, explicou Paulo Araújo.

Política MT
Chico Guarnieri propõe Espaços de Acolhimento às Vítimas de Violência Doméstica nos Hospitais Regionais de Mato Grosso
Com o objetivo de ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a criação de Espaços de Acolhimento nos Hospitais Regionais de Mato Grosso.
Conforme o Projeto de Lei, apresentado nesta quarta-feira (28.05), o espaço contará com uma equipe multidisciplinar composta, preferencialmente por profissionais mulheres, sendo: assistentes sociais, psicólogas, psiquiatras, médicas, enfermeiras e assessoras jurídicas.
A proposta é que o hospital disponibilize um espaço físico para que haja um atendimento diferenciado, de forma sigilosa, humanizada, disponível 24 horas por dia.
O parlamentar comentou que no Hospital Municipal de Cuiabá existe esse espaço. Porém, preciso disseminar o atendimento para além da Capital.
De acordo com dados do painel “Violência Contra a Mulher”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Mato Grosso, no primeiro trimestre de 2025, foram registrados 70 novos processos de feminicídio e 6.531, de violência doméstica, além de 4.867 medidas protetivas.

“Apesar de toda a rede de apoio que já existe em Mato Grosso, a nossa proposta é que esse espaço nos hospitais regionais facilite o acesso, e consequentemente a acolhida, necessária à mulher vítima de violência doméstica e familiar”, destacou Chico Guarnieri.
Política MT
Proposto por Chico Guarnieri, roteiro de visita técnica em locais turísticos é aprovado pela CICT

Foto: Gilberto Leite / ALMT
O roteiro de visitas técnicas aos locais turísticos de Mato Grosso, proposto pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD), foi aprovado pela Comissão de Indústria, Comércio e Turismo (CICT) da Assembleia Legislativa. A reunião foi realizada nesta terça-feira (20.05). A ideia do parlamentar, que é também o presidente da Comissão, é avaliar o potencial turístico e industrial do estado, para construir um diagnóstico detalhado que contribua com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional.
“Vamos rodar o estado de Mato Grosso por inteiro, escutando a população, empresários, gestores locais e conhecendo de perto as demandas e vocações econômicas de cada região”, explicou Guarnieri.
A previsão é que as visitas comecem em junho, pela região Noroeste. Devem ser visitados os municípios de Barra do Bugres (cidade natal de Chico Guarnieri), Brasnorte, Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra.
“Queremos ver de perto as iniciativas que estão dando certo e entender os desafios enfrentados pelas cadeias do turismo, comércio e indústria nessas localidades. Vamos trabalhar para impulsionar o desenvolvimento regional com base na escuta e na articulação com os atores locais”, afirmou
As visitas técnicas também serão estendidas para a região do Araguaia, Vale do Rio Jauru, além da própria Baixada Cuiabana.
“Essas regiões têm enorme potencial turístico que precisa ser valorizado e promovido. O turismo, aliado ao comércio e à indústria local, pode gerar emprego, renda e desenvolvimento sustentável para centenas de famílias”, enfatizou o deputado Júlio Campos, que também é membro da Comissão.

Com o roteiro aprovado, a CICT poderá articular as visitas aos municípios com apoio do poder público local.
-
Polícia7 dias atrás
Menor de 14 anos violentou filho da vizinha de 6 anos na frente do irmão da vítima
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Ação conjunta entre delegacias prende investigado por roubo em Tangará
-
Tangará da Serra7 dias atrás
Romer Japonês articula emenda com Carlos Fávaro e garante R$ 1 milhão para Tangará
-
Brasnorte6 dias atrás
Prefeito de Brasnorte detalha projeto de financiamento que reduzirá gastos com energia e beneficiará mil famílias
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Motopatrulhamento prende suspeito por tráfico de drogas no Centro de Tangará
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Mulher morre em acidente com carreta carregada na Serra de Deciolândia
-
Tangará da Serra18 horas atrás
Motocicleta furtada durante Lei Seca é recuperada pela DERF em Tangará
-
Brasnorte6 dias atrás
Brasnorte realiza 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. “Compromisso com a inclusão”, destaca Primeira Dama