Política Nacional
Chance de morte por Covid é maior em países com governos populistas
Publicado
27 de janeiro de 2022 - 14:21

Governos ditos populistas como o de Jair Bolsonaro no Brasil e Donald Trump nos Estados Unidos tiveram um desempenho pior do que o de outros países no enfrentamento à pandemia de Covid-19 em 2020 e levaram a mortes desnecessárias com políticas relativamente brandas, conclui uma pesquisa acadêmica divulgada nesta quinta-feira por um instituto alemão.
O excesso de mortalidade — o número de mortes além daquelas esperadas caso não houvesse a pandemia — em países governados por populistas foi mais do dobro do índice registrado por outros tipos de governo, de acordo com o estudo, conduzido por sete pesquisadores internacionais.
O excesso de mortalidade foi de 18% em países com líderes populistas e 8% em países sem líderes populistas.
Deste modo, para 100 mortes que eram esperadas em 2020, a pandemia de Covid-19 causou 8 mortes adicionais em países não populistas, e 18 mortes adicionais em países populistas. Em média, entre todos os países considerados, o excesso de mortalidade foi de 10% – em vez de 100 mortes, morreram 110 pessoas, 10 delas devido ao vírus.
“Os números são claros. Os populistas são os piores gestores de crise na pandemia de Covid-19 e responsáveis por muitas mortes evitáveis nos países que governam”, disse Michael Bayerlein, pesquisador do Instituto Kiel para a Economia Mundial que liderou a pesquisa.
A principal razão para a diferença foi que a “mobilidade cidadã” – medida criada usando dados do Google para rastrear o número de pessoas em lugares como supermercados e outros espaços públicos – também foi maior em países populistas. Segundo os autores, as pessoas de países com líderes populistas tiveram uma circulação duas vezes maior do que onde não há líderes populistas.
A equipe de autores identifica duas razões para a maior mobilidade. Em primeiro lugar, os governos populistas são menos propensos a adotar políticas impopulares e de longo prazo contra a propagação da pandemia, como restrições de contato.
Em segundo lugar, as estratégias de comunicação dos governos populistas também tiveram efeitos sobre a mortalidade. Quando os líderes minimizam a gravidade da pandemia e desacreditam as descobertas científicas, como o fizeram Bolsonaro,Trump e López Obrador, os cidadãos ficam menos inclinados a levar o vírus a sério e restringir sua circulação por iniciativa própria.
Leia Também
A pesquisa pesquisou a gestão da pandemia em 42 países membros dos Brics e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Entre estes, os pesquisadores classificaram 11 governos como “populistas”. Além de Brasil e Estados Unidos, a lista incluía Reino Unido, Polônia, Eslováquia, República Tcheca, Hungria, Índia, México, Israel e Turquia.
O populismo é um conceito da Ciência Política para classificar práticas em que forças políticas reivindicam representar um “povo” homogêneo em contraposição a “elites”. O termo ganhou grande apelo desde a ascensão de Donald Trump e o Brexit, e pode ser aplicado a políticos de direita e de esquerda.
“Nosso estudo é o primeiro a provar que os populistas estão fazendo um mau trabalho no combate à pandemia de Covid-19, o que se reflete diretamente no número de mortos. A alta mortalidade excessiva deriva de uma mobilidade muito intensa, que, por sua vez, é causada por uma falta de restrições e por propaganda desacreditando a Covid-19”, disse Bayerlein.
O pesquisador diz que há “uma única boa notícia” no estudo – a existência de uma ligação clara entre mobilidade e número de mortos.
“Isso também significa que as pessoas podem se proteger limitando voluntariamente seus contatos durante a pandemia”, afirmou Bayerlein.


Política Nacional
PT deve aprovar Alckmin como vice de Lula no próximo dia 14
Publicado
7 de abril de 2022 - 21:05

A executiva nacional do PT definiu na noite desta quinta-feira o calendário dos trâmites partidários relativos à eleição presidencial deste ano. A aprovação da escolha do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) para ser o vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ocorrer em reunião do diretório nacional no próximo dia 14.
Nesta sexta-feira, o PSB apresentará formalmente, em um encontro com a direção do PT em São Paulo, a indicação do ex-governador.
No dia 30, ocorrerá no Anhembi, em São Paulo, o lançamento da pré-candidatura. Na ocasião, será apresentada a frente de partidos que apoiará o petista, composta pela federação formada por PT, PCdoB e PV, pela federação que reúne PSOL e Rede, em coligação com PSB e o Solidariedade.
Lula quer simbolizar a amplitudade de sua candidatura no ato com as presenças do ex-tucano Alckmin e do líder sem teto Guilherme Boulos (PSOL), que desistiu de disputar o governo de São Paulo e será candidato a deputado federal.
Leia Também
A executiva do PT também marcou para 4 de junho o encontro partidário. Pela tradição petista, são nos encontros que as chapas são aprovadas. Porém, a corrente majoritária da sigla, a CNB, quer que o diretório nacional já faça uma primeira aprovação da chapa no dia 14.
Correntes minoritárias do PT se opõem à indicação de Alckmin para vice com o argumento de que os seus governos em São Paulo contrariaram bandeiras defendidas historicamente pelo partido, como os direitos humanos e a defesa dos professores. O grupo, porém, não deve ter votos suficientes para barrar a entrada do ex-governador na chapa.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.
Política Nacional
Anitta vira alvo de bolsonaristas em ataques nas redes sociais
Publicado
7 de abril de 2022 - 16:50

Lollapalooza e campanha de incentivo para que jovens tirem o título de eleitor: as manifestações da cantora Anitta nas redes sociais não tem agradado os apoiadores de Jair Bolsonaro.
Na quinta-feira, a deputada distrital Julia Lucy (NOVO) publicou um vídeo sobre a cantora nas redes sociais que causou polêmica. Na gravação, ela disse que a sexualização da mulher brasileira a “envergonha”. Este foi o episódio mais recente que gerou uma série de manifestações por parte dos apoiadores do presidente.
Em parceria com a consultoria BITES, o GLOBO apurou os ataques sofridos pela cantora desde 1° de dezembro do ano passado. Neste período, foram ao menos 458 mil menções que citam Anitta e o presidente. Só na bancada bolsonarista no Congresso, 22 deputados e senadores publicaram posts sobre a cantora.
Na ocasião, influenciadores como a atriz Maria Bopp tuitaram que o sucesso de Anitta seria apenas a primeira “alegria” dos brasileiros em 2022. O título na Copa e a derrota de Jair Bolsonaro nas urnas também apareceram nas listagens dos internautas.
Leia Também
Além disso, com a proibição das manifestações políticas no Lollapalooza, Anitta veio à público para dizer que pagaria a multa dos artistas que descumprissem a então decisão judicial, que, após polêmica, foi revogada. À época, os bolsonaristas reagiram. No dia 28, o pré-candidato à deputado estadual Jorge Rodrigues se manifestou e sugeriu a prisão da cantora.
No dia 10 de março, teve até uma troca de farpas entre Bolsonaro e Anitta, que também movimentou as redes. Na ocasião, o presidente opinou sobre o programa Big Brother Brasil, da TV Globo, e foi questionado pela cantora: “é presidente ou subcelebridade?”.
Apesar de março ter sido o mês em que a cantora carioca foi mais visada por bolsonaristas, os ataques não são de hoje. A artista já era motivo de piada entre os eleitores de Jair Bolsonaro. Em dezembro, o ex-secretário Nacional de Incentivo e Fomento à Cultura André Porciuncula chegou a dizer que, na próxima entrevista, usaria frases de Anitta. O intuito da fala era dizer que a artista era um exemplo de baixa cultura, além de atacar um outro veículo de comunicação.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.




Amigos pedem ajuda para professora internada em semi UTI após acidente em Tangará

Servidores estaduais com dependentes deficientes poderão trabalhar de casa

Nova carteira de habilitação começa a ser emitida a partir de junho

Cestas que seriam distribuídas a organização criminosa são apreendidas em Tangará

Polícia Civil prende criminoso que destruiu porta para invadir joalheria
Polícia


Polícia Civil prende criminoso que destruiu porta para invadir joalheria
A Polícia Judiciária Civil de Tangará da Serra conseguiu capturar nesta manhã de terça-feira, 24, o criminoso que na madrugada...


Motorista invade preferencial, bate em moto e passa sobre braço de motociclista
Imagens gravadas por câmeras de segurança mostram o exato momento em que a condutora de um carro invade a preferencial,...


Tangará: PM encontra tatu morto em carro e prende 2 por porte ilegal de arma
Dois indivíduos foram detidos na madrugada de domingo, 22, pela equipe de Força Tática da Polícia Militar de Tangará da...
Mato Grosso


Servidores estaduais com dependentes deficientes poderão trabalhar de casa
O governador Mauro Mendes decretou o regime de teletrabalho aos servidores do Estado que possuam filhos, cônjuges ou dependentes com...


Nova carteira de habilitação começa a ser emitida a partir de junho
O Governo de Mato Grosso, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), começa a emitir, a partir de 1º...


Menina de 5 anos que sobreviveu a acidente de ônibus com 8 mortos recebe alta
Uma das vítimas do acidente entre um ônibus e uma carreta na BR-163, na região norte do estado, recebeu alta...

Política MT


Desenvolve MT firma parceria com Prefeitura de Tangará
A Agência de Fomento de Mato Grosso (Desenvolve MT) e a Prefeitura de Tangará da Serra firmaram uma parceria, cujo...


Câmara aprova RGA de 10,6% aos servidores públicos de Tangará
Em pauta na 15ª Sessão Ordinária, o parlamento municipal aprovou em discussão única, o Projeto de Lei nº 86/2022 que...


Prefeitura Municipal já tem autorização para iniciar as obras de captação de água do Rio Sepotuba
O documento autorizando a Prefeitura Municipal dar sequência às obras de captação, tratamento e distribuição de água do Rio Sepotuba...
Mais Lidas da Semana
-
Cidades20 de maio de 2022 - 10:05
MT-240: Cronograma prevê entrega da pavimentação até Santo Afonso em dezembro
-
Cidades19 de maio de 2022 - 11:18
Cliente surta e persegue funcionários de agropecuária com faca. Veja o VÍDEO
-
Polícia19 de maio de 2022 - 15:07
Funcionário é preso suspeito de furtar equipamentos de loja em Tangará
-
Polícia19 de maio de 2022 - 09:04
Homem invade casa, bate na ex-sogra com vassoura e agride ex-mulher com faca
-
Polícia20 de maio de 2022 - 16:45
Traficante que escondia drogas em quadro de bicicleta é preso na Rodoviária
-
Educação20 de maio de 2022 - 11:36
360 novas vagas para cursos superiores são abertas na Unemat de Tangará da Serra
-
Tangará da Serra21 de maio de 2022 - 12:27
Motorista de aplicativo perde controle e choca carro contra poste na Lions Internacional
-
Tangará da Serra19 de maio de 2022 - 10:49
Faça bonito: Mais uma etapa da campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil foi realizada em Tangará da Serra