sábado, 20 de abril de 2024
Connect with us


Mato Grosso

CGE e Politec discutem tramitação dos processos disciplinares

Publicado em

O secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida, e o diretor-geral da Perícia Oficial e Identificação Técnica, Rubens Sadao Okada, se reuniram nesta semana a fim de discutir aspectos técnico-jurídicos para imprimir celeridade à conclusão dos procedimentos administrativos disciplinares contra servidores da Politec.

Um dos tópicos da reunião foi a necessidade de que o fluxo de tramitação, envolvendo ações da CGE, Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Politec, tenha mais rapidez para minimizar possibilidades de prescrição processual. “Precisamos assegurar o efeito pedagógico da eventual punição”, pontuou o titular da Politec. 

O secretário-controlador ressaltou a importância de agir com rigor e seriedade na apuração de eventuais infrações disciplinares. “É preciso ser justo e ágil na decisão, até para minimizar, pelo efeito educativo, a possibilidade das mesmas violações se repetirem”, comentou Hideki.

Ele destacou que esta é uma das diretrizes da CGE não somente para a Setorial de Correição da Politec mas para todas as unidades de Corregedoria do Poder Executivo Estadual subordinadas tecnicamente à Controladoria. “A CGE vai reforçar o monitoramento neste aspecto da prescrição punitiva para intervir na celeridade dos processos prestes a expirar”, afirmou o titular da Controladoria

Estrutura

Nesse contexto, Hideki salientou que, devido ao déficit de servidores para atuar nas Setoriais de Correição e da carência de estrutura física e instrumental da maioria dos órgãos estaduais para a apuração disciplinar, a CGE, como órgão central de Corregedoria, tem procurado disponibilizar os meios adequados para o desenvolvimento da atividade.

O novo prédio da CGE passou a contar com salas para acomodar algumas Setoriais de Correição. Já estão instaladas no novo prédio as Unidades Setoriais de Correição da Politec e da Secretaria de Educação (Seduc). A intenção é acomodar na sede da Controladoria as Setoriais com maior volume e complexidade de processos.

“Isso porque o novo prédio da CGE conta com sete salas para oitivas e equipamentos para realização de audiências por videoconferência. A Controladoria também adquiriu um software para gravação audiovisual de oitivas, o que permite a otimização das audiências com qualidade da prova oral e transparência. Também podemos contribuir na estrutura para notificação dos investigados e testemunhas”, argumenta o secretário-controlador.

Atualmente, a Unidade Setorial de Correição da Politec tem 37 processos disciplinares instaurados, quatro para instaurar e 59 investigações preliminares em andamento.

A reunião teve também a participação da secretária adjunta da Corregedoria Geral (CGE), Whats Neyven e Silva, do diretor-geral adjunto da Politec, Renato Barbosa Guanaes Simões, e da gestora da Unidade Setorial de Correição da Perícia Oficial e Identificação Técnica, Flávia Deisiane Trindade Ozólio.

Atuação

Como órgão central da área de Corregedoria no Poder Executivo Estadual, a CGE-MT é responsável por efetuar a admissibilidade dos processos, definir as diretrizes e os fluxos na condução dos procedimentos administrativos, supervisionar os prazos, bem como orientar e capacitar os servidores atuantes na atividade de correição em todas as secretarias.

A Controladoria tem também a prerrogativa de instaurar e conduzir diretamente os processos de maior complexidade, relevância e repercussão social, bem como os procedimentos em que haja o envolvimento de servidores de mais de um órgão. A CGE pode, inclusive, avocar procedimentos já em andamento em qualquer órgão ou entidade do Poder Executivo Estadual.

A atuação da CGE na área de Corregedoria somente não alcança os procedimentos administrativos disciplinares relativos à PGE, à Polícia Judiciária Civil (PJC), à Polícia Militar (PM-MT) e ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), já que essas instituições têm ordenamentos disciplinares próprios para os servidores. Ou seja, não são regidas pelo Estatuto do Servidor Público Estadual – Lei Complementar 04/1990.

Cidades

Max Russi prestigia mutirão de cirurgias e reforça atuação para zerar filas

Published

on

O deputado Max Russi (PSB) tem acompanhado os atendimentos do programa Gov MT Fila Zero na Cirurgia, em um acordo firmado entre o Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (Coress/MT) e o governo do estado. Um dos principais atores para os desdobramentos, junto ao governador Mauro Mendes (UB), que resultaram na assinatura do convênio na ordem de R$ 20 milhões, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa acompanhou, neste sábado (13), o mutirão de atendimentos na Santa Casa de Rondonópolis, onde são realizadas 100 cirurgias.

Max Russi destacou a sinergia entre os poderes, colocando em prática e potencializando o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele lembra que os investimentos nas ações de saúde também tem sido temática das discussões no parlamento estadual, quanto as questões orçamentárias.

“Nós estávamos discutindo esse na Assembleia, nessa semana, e nós, deputados estaduais, devemos sim destinar 30%, vamos abrir mão desse recurso, mas as cirurgias e exames não podem parar”, assegurou.

Conforme o presidente do Coress, o prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo, desde o início dos trabalhos, em novembro passado, estão previstos mais e 27 procedimentos para 17 municípios das regiões sul e sudeste. “Já foram feitos 1629 exames nesse período”, complementou.

A aposentada, Dalva de Deus Moura foi uma das contempladas com o mutirão de cirurgias e disse que já esperava pelo procedimento há mais de um ano.

“Eu me sinto muito feliz, estou muito contente, alegre e com fé em Deus vai dar tudo certo, ainda mais com esse programa”, comemorou.

Além de Max, estiveram presentes os deputados estaduais Ondanir Bortoline “Nininho”, Cláudio Ferreira e Sebastião Rezende. Os prefeitos de São Pedro da Cipa, Eduardo Português, Iraci Ferreira, de Pedra Preta, Júnior da Saúde de São José do Povo e Issak Castelo Branco, de Tesouro, também marcaram presença.

Fonte: JB News

Continue Reading

Cidades

Corpo do cantor sertanejo João Carreiro será enterrado em Cuiabá

Published

on

O corpo do cantor João Carreiro, que morreu nessa quarta-feira (3), será enterrado em Cuiabá, de acordo com publicação nas redes sociais dele. O velório acontece na manhã desta quinta (4), em Campo Grande, local onde ele morreu. O sertanejo não resistiu a uma cirurgia para colocar uma válvula no coração.

A assessoria do cantor ainda não informou o cemitério onde João será enterrado.

João Carreiro estava internado em um hospital de Campo Grande para realizar o procedimento. Antes da cirurgia, ele gravou um vídeo dizendo que ficaria uns dias afastado das redes sociais para cuidar da saúde.

Na manhã dessa quarta, a esposa dele, Francine Caroline, postou um vídeo nas redes sociais afirmando que o cantor já estava no centro cirúrgico. Durante a tarde, ela publicou uma nova mensagem, dizendo que o coração de João já estava funcionando sozinho com a nova válvula e que a cirurgia estava sendo finalizada.

Horas depois, Francine postou um texto pedindo orações para o cantor. Durante a madrugada, ela escreveu: “Minha vida me deixou”.

Carreira

Natural de Cuiabá, o sertanejo ficou nacionalmente conhecido por participar da dupla “João Carreiro e Capataz”, que fez muito sucesso durante a década de 2000. Em 2009, a música “Bruto, Rústico e Sistemático” fez parte da trilha sonora da novela Paraíso, da TV Globo.

Em 2014, a dupla se separou, e João Carreiro seguiu carreira solo. Em dezembro de 2023, o cantor lançou as gravações de duas músicas: “Meu Avô” e “A Coroa É Meu Chapéu”. Na virada do ano, João Carreiro se apresentou na cidade de Pedra Preta, a 243 km de Cuiabá.

Fonte: G1/MT

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana