conecte-se conosco

  • powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.


Mato Grosso

Cavalaria da PM recebe reforço de novos policiais

Publicado

Oito novos policiais já estão nas ruas reforçando as ações de segurança desenvolvidas pelo Regimento de Policiamento Montado (RPMon), a Cavalaria, uma unidade especializada da Polícia Militar.

A formatura foi realizada no final da tarde desta sexta-feira (15.03), na sede da Cavalaria, no Parque de Exposições de Cuiabá (Acrimat). A solenidade, presidida pelo Chefe de Estado Maior da PM, coronel Delvison Cruz, com apresentação e desfile dos formandos e seus cavalos, encantou especialmente as crianças e arrancou aplausos do público.

Depois de aprovados em rigoroso processo seletivo interno, realizado ano passado, no qual avaliou-se conhecimentos teóricos e operacionais, entre outros, os policiais estudaram durante dois meses em período integral. Cada candidato à vaga teve de comprovar competência para atividades especificadas da Cavalaria e habilidades no trato e, claro, amor pelo animal.

O comandante da unidade, major Walmir Barros Rocha, destaca a importância desse reforço nas ações preventivas e de repressão à criminalidade. Rocha lembra que a Cavalaria é uma força suplementar as ações dos batalhões que fazem o policiamento de rotina. “Somamos com as demais ferramentas da Segurança Pública”, pontua.

Como características próprias a Cavalaria tem, por exemplo, a ostensividade, ou seja, a facilidade de ser vista e intimidar a prática criminosa pela presença forte. Outra, como o cavalo representa uma plataforma móvel, permitindo ao policial um campo de visão maior, também pode prevenir crimes ou permitir a prisão de criminosos no ato do crime e/ou acionar com mais rapidez o reforço de outras unidades.

Leia mais:  PM lamenta morte de sargento em acidente de motocicleta em Cuiabá

O coronel Carlos Eduardo Pinheiro, comandante do Cesp (Comando Especializado), divisão da PM que reúne as unidades especializadas como Cavalaria, Bope, Rotam, Trânsito e Ambiental, complementa que o policiamento montado chega em lugares que carros e até motos não alcançam, supera estradas ruins e mesmo lugares onde os caminhos nem foram abertos ainda.


Pinheiro observa que a área de atuação da Cavalaria não se restringe a Cuiabá, onde está sediada. A unidade dispõe da infraestrutura para atuar em todo Mato Grosso, conforme a necessidades apresentada. Todavia, sua finalidade e importância são claras em eventos esportivos em estádios, manifestações, eventos com grandes aglomerações como Carnaval, Vinde Vede, entre outros.

     

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Corpo de jovem de Diamantino desaparecido há uma semana é encontrado em Campo Novo do Parecis

Publicado

O corpo de um adolescente de 16 anos, foi encontrado no início da noite deste domingo (22) em uma área de mata, há cerca de 28 quilômetros da cidade de Campo Novo do Parecis.

Foto: Arquivo pessoal

A suspeita é que a vítima, tenha sido assassinado a tiros. Segundo a mãe dele, a família mora em Diamantino, e procurava por Gabriel Siqueira Machado, desde a manhã do dia 16 de setembro, quando ele fez o último contato com a mãe e declarou que estaria sendo ameaçado. O jovem teria comunicado a família que iria para Campo Novo do Parecis, visitar um amigo.

Os peritos em criminalística estiveram no local para os procedimentos de análise técnica e liberação do corpo. As investigações sobre a autoria do crime ficarão sob responsabilidade da Polícia Civil de Campo Novo do Parecis. A previsão é que o corpo de Gabriel seja velado e enterrado, nesta terça-feira (24), em Diamantino.


 

 

 

 

 

 

 

 

Da Redação com informações Atual MT

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Dupla é presa com entorpecente em Barra do Bugres
Continue lendo

BemRural

Primavera começa com temperaturas acima da média e pouca chuva, aponta Inmet

Publicado

primavera começou nesta segunda-feira (23), às 4h50, e a previsão é que a estação chegue com temperaturas acima da média climatológica e poucas chuvas na maior parte do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Foto: DS

Os termômetros deverão registrar temperaturas de 1°C a 1,5°C acima da média – isso significa ter dias com temperaturas bem altas, e outros com temperaturas mais baixas ou dentro da média, o que na variação entre os três meses chega à elevação prevista, afirma o chefe da previsão do tempo do Inmet, Francisco de Assis Diniz.


Chuva na primavera

A primavera deverá ter menos chuvas do que o normal para a estação, de acordo com Diniz. Em Goiás, parte do Mato Grosso e em Minas Gerais, as chuvas deverão ser irregulares e um pouco abaixo da média climatológica. A estação se estende até o dia 22 de dezembro, quando começa o Verão, à 1h19.

Fim do inverno com recorde de calor

Na segunda-feira (16), Cuiabá chegou a registrar a maior temperatura em 108 anos – foram 42,3°C. Desde 1911 até agora, o último recorde foi de 42,2°C, em 1940.

Fonte: G1

Comentários Facebook
Leia mais:  Projeto de implantação do Contorno Norte Cuiabá-VG entra na fase final
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana