sábado, 20 de abril de 2024
Connect with us


Cidades

Casos de dengue aumentam 2.250 % em Tapurah

Publicado em


.

Segundo o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde de Tapurah, houve um número alarmante de casos de dengue, zika e chikungunya no primeiro quadrimestre do ano. De janeiro a abril de 2019 foram registrados apenas 19 casos, já em 2020 no mesmo período foram 446 casos registrados ou seja um aumento de 2.250%.

O Secretário de Saúde, Marco Felipe, diz que prevenir é a melhor forma de combate à dengue. Medidas simples, como não deixar expostos materiais que possam acumular água ajudam toda a vizinhança. “As pessoas devem estar atentas aos sintomas da dengue: febre, náuseas, vômitos, vermelhidão ou manchas pelo corpo, dores na cabeça, atrás dos olhos ou no corpo. Se sentir isso, procure sua Unidade Básica de Saúde e siga as orientações, beba bastante líquidos, repouse, e não tome remédios sem prescrição médica”.

Levantamento do Setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Tapurah apontou que 84% dos focos do mosquito da dengue encontrados pelas equipes de saúde estavam em residências. Quase 1.300 focos positivos do Aedes aegypti dentro da cidade.

O risco agora é que aumente o número de casos graves, por isso é preciso combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.  A melhor forma de prevenção da dengue e das outras doenças transmitidas pela picada do Aedes, é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada em pontos que podem se tornar possíveis criadouros. Calhas, vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e até recipientes pequenos, como tampinhas, podem conter larvas do mosquito. É preciso substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia, deixar a caixa d´água tampada e cobrir todos os grandes reservatórios de água, como as piscinas.

Os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38,5ºC), dores musculares intensas, dor nos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A infecção pode ser sem sintomas, leve ou grave. Se for grave, a doença pode provocar perda de peso, náuseas e vômitos. O paciente com dengue precisa fazer repouso, ingerir bastante líquido (água) e não tomar medicamentos sem indicação médica.

Fonte: AMM

Cidades

Homem que matou esposa em Diamantino e deixou corpo trancado em casa com os filhos é preso no Pará

Published

on

A Polícia Militar prendeu na noite de terça-feira, 19, na cidade de Rurópolis no estado do Pará, José Édson Douglas Galdino Santos, foragido da justiça acusado de ter cometido crime de feminicídio na cidade de Diamantino contra sua companheira Lorrane Cristina Silva de Lima, de 23 anos, com quem morava há 3 semanas somente.

José Edson de 25 anos foi preso na rodoviária da cidade depois de um intenso trabalho de buscas via GPS por conta da tornozeleira que este usava por estar cumprindo pena por perseguição contra uma ex-namorada que pediu medida protetiva contra ele.

Segundo o perito da POLITEC de Nova Mutum, Rafael Leôncio, a vítima foi encontrada morta depois que parentes dela acionaram a polícia, pois José se negava a autorizar a entrada da família na residência. Com a chegada da polícia detectou-se que a jovem Lorrane estava morta em cima de uma cama coberta com um lençol e as crianças há dois dias alimentavam-se apenas de suco e assistiam desenho animado na TV sem saber que a mãe estava morta. Para eles, Lorrane estava dormindo porque era isto que José Edson havia dito a eles.

Segundo o perito, o corpo de Lorrane tinha sinais de que sofreu violência sexual antes e depois de ser assassinada pelo companheiro.

Já se sabe que o homicida teria desbloqueado o celular de Lorrane com a digital dela depois de matá-la e esse inclusive teria sido o motivo do crime, pois ela se negava a autorizar que ele mexesse em seu celular.

Fonte: Powermix

Continue Reading

Cidades

Marido mata mulher e tranca corpo com filhos em casa em Diamantino

Published

on

Lorrane Cristina Silva de Lima de 23 anos é mais uma vítima de feminicídio, ela foi morta a facadas pelo marido no final da tarde de quarta-feira, 13, no bairro Pedregal, em Diamantino (152 km de Tangará da Serra). O corpo dela foi encontrado em casa junto com os dois filhos menores de idade que acreditavam que ela estava dormindo.

Segundo informações, a Polícia Militar recebeu uma denúncia às 18h30 dizendo que duas crianças estavam trancadas em uma casa. Ao chegar no local, o fato foi constatado.

Em contato com os menores, os mesmos disseram que não teriam como abrir a porta, pois estavam sem chave e a mãe estava dormindo e o padrasto havia saído para comprar remédio.

De imediato os militares pularam o muram e sentiram um forte odor, eles entraram nos cômodos e encontraram Lorrane morta em estado de decomposição ao lado de faca.

O local foi isolado para trabalho da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) e as crianças entregues ao Conselho Tutelar. O suspeito do crime é o marido da vítima, identificado como José Edson, ele está foragido. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Gazeta Digital

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana