Uma adolescente do sexo feminino, de apenas 14 anos de idade, foi encontrada morta em sua casa no Jardim Monte Líbano, em Tangará da Serra, no final da tarde desta quarta-feira, 18. De acordo com as informações policiais, ela cometeu suicídio por enforcamento.
O SAMU chegou acionado, mas o óbito da menina foi constatado. Polícias Militar, Civil e Politec acompanharam a ocorrência chocante.
Peça ajuda!
O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.
Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil, uma pessoa morre por suicídio a cada hora, enquanto outras três tentaram se matar sem sucesso no mesmo período.
Onde buscar ajuda para prevenir o suicídio?
Há algumas possibilidades de auxílio quando o assunto é o suicídio. A principal delas, além das Unidades de Saúde, é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), ponto de atenção estratégico a saúde mental, de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental.
Em Tangará da Serra, o CAPS está localizado na Rua Euclides Geraldo de Medeiros, 938, Centro. O telefone é o 65 3326 4450. O atendimento é gratuito.
Outras possibilidades de ajuda:
Unidades Básicas de Saúde
A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.
UPA 24H
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.
Centro de Valorização da Vida
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.
O número de contato gratuito é 188.
A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.
Também é possível acessar o site do CVV para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita, ou conferir aqui os postos de atendimento.