domingo, 26 de janeiro de 2025
Connect with us


Cidades

Capacitações para o mês de março contemplam temas importantes para a gestão municipal

Publicado em


A programação de cursos e atividades de qualificação para servidores municipais vai abordar variados temas  neste mês de março. Servidores municipais poderão se inscrever em  seminários técnicos promovidos pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM e em capacitações realizadas pela Escola de Governo, em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios. Os cursos serão gratuitos e estão com as inscrições abertas.  A AMM está informando os prefeitos e equipes técnicas sobre a programação. A instituição firmou novas parcerias e deu continuidade às já existentes para ampliar a oferta de cursos aos técnicos das prefeituras este ano.

Uma das novidades em 2022 é a parceria com a Escola de Governo do Estado de Mato Grosso. A programação será anual e será divulgada aos municípios à medida que forem sendo definidos os treinamentos. A Associação também dará continuidade ao trabalho conjunto com a CNM para capacitar os servidores. A mobilização dos municípios para participação nas qualificações  é realizada pelo setor de Capacitação e Eventos da Associação.  

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que a formação dos técnicos e gestores é muito importante para ampliar os resultados das administrações locais e atender os municípios com ainda mais qualidade. “Precisamos auxiliar tecnicamente os prefeitos e equipes com serviços e informações que contribuam para uma gestão eficiente. Este ano o nosso objetivo é alcançar uma maior quantidade de servidores com os nossos cursos”,  frisou, informando que em 2021 foram mobilizados e capacitados pela AMM, de forma direta e através de parcerias, 2.847 funcionários e gestores públicos.

Confira a programação das capacitações:

Curso on-line de Noções Básicas de Políticas Públicas

Inscrições até 06/03/2022 às 23h

Realização no período de 14/03/2022 à 10/04/2022. Remessa dos acessos em 12/03/2022.

Vagas: 300 vagas (inscrições se encerram quando forem preenchidas as vagas).

Público alvo:  Servidores públicos em geral.

Inscrições online através do link http://eadeg.gestao.mt.gov.br/

Curso on-line de Direitos Fundamentais Constitucionais

Inscrições até 13/03/2022 às 23h

Realização no período de 21/03/2022 à 17/04/2022. Remessa dos acessos em 19/03/2022.

Vagas: 300 vagas (inscrições se encerram quando forem preenchidas as vagas).

Público alvo:  Servidores públicos em geral.

Inscrições online através do link http://eadeg.gestao.mt.gov.br/

Curso de capacitação SUAS na Prática

Data: 15 e 16 de março de 2022

Local: Auditório da AMM

Inscrições: https://bit.ly/3HSpIzD

Seminário Técnico:  A Política de Assistência social – Gestão Municipal e Auxílio Brasil

Data: 10/03/2022

Inscrições: https://bit.ly/3KiLdLv

Seminário Técnico:  Lei Aldir Blanc e outras legislações com perspectivas de recursos para o setor cultural

Data: 15/03/2022

Inscrições: https://bit.ly/3HDJrCY

Seminário Técnico:  A Lei Geral de Proteção de Dados na Gestão Municipal: desafios e implementação

Data: 17/03/2022

Inscrições: https://bit.ly/3IW2ppX

Mais Informações no setor de Capacitações e Eventos da AMM pelo telefone (65) 2123 – 1279

Fonte: AMM

Cidades

Nasce em Rondonópolis bebê de grávida mantida viva por aparelhos após morte cerebral

Published

on

Nasceu na manhã desta sexta-feira (24), o bebê da jovem Joyce Sousa Araújo, de 21 anos, que estava sendo mantida viva por aparelhos na Santa Casa de Rondonópolis, a 456 km de Tangará da Serra, após ter sofrido um aneurisma e ter morte cerebral decretada, no dia 1º de janeiro.

O bebê é um menino. Ele nasceu com 900 gramas e foi encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Já os aparelhos que mantinham a mãe viva foram desligados. A cirurgia foi acompanhada pelo pai da criança, João Matheus Silva, de 23 anos, e pelos avós paternos.

A previsão era de retirar o bebê em fevereiro, quando Joyce completaria sete meses de gestação, no entanto, ela teve uma complicação respiratória e a equipe médica decidiu antecipar o parto.

O corpo da mãe está sendo preparado para ser transferido para Tocantins, estado onde o casal vivia antes de se mudaram para Mato Grosso.

De acordo com o obstetra Pedro Luiz Silva, um dos médicos que acompanhou o caso de perto, o bebê é considerado ‘prematuro extremo’ e, por isso, deve permanecer algumas semanas ou meses na UTI.

Entenda o caso
No dia 20 de dezembro de 2024, Joyce passou mal em Jaciara, a 148 km da capital. Ela foi para o hospital do município e após desmaiar e o quadro piorar, foi internada.

Em poucos dias, Joyce foi transferida para Rondonópolis e passou por uma cirurgia. Nos dias seguintes, o cérebro dela começou a inchar, sendo necessário um procedimento médico em que parte do crânio é removido para abrir espaço para o cérebro. Apesar dos esforços dos profissionais, Joyce teve a morte cerebral decretada no dia 1° de janeiro.

Fonte: G1/MT

Continue Reading

Cidades

Com morte cerebral, grávida é mantida viva para salvar bebê em Jaciara

Published

on

A gestante Joyce Souza de Araújo, de 21 anos, teve sua morte cerebral constatada após sofrer a ruptura de aneurisma não diagnosticado, no dia 1º de janeiro em Jaciara. Joyce é natural de Araguaína (TO), e se mudou com o esposo e as filhas de 7 e 3 anos para Mato Grosso em julho de 2024.

João Matheus Barbosa da Silva, de 23 anos, esposo de Joyce, relatou que ela fazia acompanhamento gestacional na cidade e até o fatídico dia, nada indicava que houvesse alguma condição anormal em seu cérebro.

No dia 20 de dezembro de 2024, segundo ele, Joyce, que estava grávida de 5 meses, acordou, se arrumou para pegar os exames de rotina no hospital, mas começou a sentir muitas dores de cabeça. Assim, eles pediram uma corrida por aplicativo, e quando chegaram à unidade de saúde, ela desmaiou.

“Ela perdeu os sentidos, já não respondia. Os médicos confirmaram que ela não respondia, então ligaram para Rondonópolis, no Hospital Santa Casa, e conseguiram uma vaga para ela na UTI, só tinha uma vaga. Quando chegou lá, eles constataram que tinha rompido o aneurisma, que ninguém sabia”, disse João.

“Nos dias seguintes ela não melhorou, fizeram uma cirurgia, mas uns dias depois nos novos exames, por volta do dia 1º de janeiro, os médicos deram a morte cerebral”. Após isso, os médicos decidiram manter Joyce viva pelos aparelhos, para que a gestação continue e o parto seja realizado o mais próximo do sétimo mês.

“Eu conversei com médico aqui hoje, agora há pouco. Ele falou que pode ter a possibilidade de acontecer antes, de ter alguma infecção nela e precisar tirar antes o bebê, mas também pode acontecer depois. Se ela tiver bem, vamos tentar aguentar chegar pelo menos ao sétimo mês”, informou João.

“Eu vou ter que levar ela, mas eu vou ter que voltar, porque o bebê vai ficar aqui no hospital, no enturbador. Eu vou ter que voltar, ficar cuidando dele, mas eu vou ter continuar trabalhando. Sei que não vai ser fácil, mas vou ter que ter força”.

Com a morte cerebral constatada, a família de Joyce abriu uma vaquinha para que, quando os aparelhos sejam desligados, o corpo dela seja transladado para sua cidade natal, no Tocantins. O valor necessário, segundo ele, é de R$ 22 mil.

Entretanto, como a família espera que o bebê nasça prematuro, a quantia arrecadada também será destinada aos cuidados do recém-nascido, que precisará ficar entubado na UTI neonatal da Santa Casa.

O Pix para receber as doações é 636.426.643-69, em nome de Bela Borges da Silva, irmã de João.

Fonte: Mídia News

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana