conecte-se conosco


Tecnologia

Candidatos e partidos já podem se cadastrar para publicar anúncios no Facebook

Publicado


Este será o primeiro ano em que a divulgação desses anúncios no Facebook será permitida
Shutterstock
Este será o primeiro ano em que a divulgação desses anúncios no Facebook será permitida

Nesta quinta-feira (9), o Facebook abriu processo de registro para candidatos e partidos que pretendem divulgar propaganda eleitoral pela plataforma. Exigência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o cadastro é obrigatório para quem quiser lançar mão desses anúncios no Facebook durante as eleições.

Leia também: As propostas sobre tecnologia e inovação de cinco presidenciáveis


Os anúncios serão identificados na linha do tempo dos usuários como “ propaganda eleitoral
”, e aqueles publicados por candidatos vão mostrar seu CPF, bem como a legenda à qual é filiado. Os anúncios de partidos, por sua vez, vão trazer o CNPJ da agremiação.

Essa identificação é obrigatória e estabelecida pelo TSE a partir da lei 23.551 de 2017. As informações sobre o candidato ou o partido também são requisitos exigidos pelo tribunal.

Este será o primeiro ano em que a divulgação desses anúncios no Facebook
será permitida. Incluída na legislação eleitoral com a resolução nº 13.488 de 2017, a norma prevê as modalidades de impulsionamento de conteúdo e de priorização paga de conteúdos em mecanismos de busca (adotada pelo Google, por exemplo).

Leia também: Manipulação nas redes sociais para fins políticos atinge 48 países

Além dos anúncios no Facebook


Os usuários também serão notificados sobre datas importantes do processo eleitoral; nos Estados Unidos, por exemplo, esses lembretes foram usados nos dias de votação
iStock
Os usuários também serão notificados sobre datas importantes do processo eleitoral; nos Estados Unidos, por exemplo, esses lembretes foram usados nos dias de votação

A “biblioteca de anúncios” é outro recurso disponibilizado pelo Facebook. Nela, os usuários poderão ver todas as publicações pagas, ativas ou não, relacionadas à política, incluindo propaganda eleitoral.

Leia mais:  Banco do Brasil inova e passa a permitir saques pelo WhatsApp; veja como fazer

A ferramenta tem o objetivo de minimizar os riscos da publicidade paga no Facebook, que permite segmentar e personalizar as mensagens dos candidatos.

No comunicado emitido pela empresa, também foram anunciados outros recursos que serão aplicados no Brasil e que já foram adotados em processos eleitorais de outros países. Um deles é a aba “temas”, onde estarão conteúdos publicados por candidatos sobre diversos assuntos, como saúde, segurança e educação.

Além disso, os usuários também serão notificados sobre datas importantes do processo eleitoral. Nos Estados Unidos
, por exemplo, esses lembretes foram usados nos dias de votação.

Leia também: Facebook deleta contas suspeitas de interferirem em eleições nos Estados Unidos

Ainda será disponibilizado um “botão de eleitores informados” ( informed voter button
, em inglês), com um link para o site de autoridades eleitorais, como os tribunais. Depois do pleito, os usuários também poderão seguir, localizar e entrar em contato com os representantes eleitos. O recurso ganhou o nome de “ Town Hall
”, termo usado em inglês para designar prefeituras.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários Facebook
publicidade

Tecnologia

Twitter bloqueia robô que denuncia gastos suspeitos de deputados brasileiros

Publicado

por


O perfil de Rosie no Twitter tem mais de 39 mil seguidores e denuncia reembolsos irregulares ligados à cota parlamentar
Reprodução/Twitter
O perfil de Rosie no Twitter tem mais de 39 mil seguidores e denuncia reembolsos irregulares ligados à cota parlamentar

O perfil da robô Rosie, que identifica e denuncia despesas irregulares de deputados federais do Brasil, está bloqueado há três dias no Twitter. A suspensão pode ser consequência do esforço da rede social para conter a proliferação de contas automatizadas, muitas vezes utilizadas para disseminação de ódio e notícias falsas. Os desenvolvedores do projeto, porém, alegam que a rede social ainda não justificou o bloqueio da conta.

Leia também: Twitter vai ganhar News Camera, sua própria versão dos Stories


A Rosie é, na verdade, parte de um programa de transparência de dados criado há cerca de três anos e chamado Serenata de Amor. Automatizado, o perfil de Rosie no Twitter
tem mais de 39 mil seguidores e divulgava, pelo menos até então, reembolsos irregulares ligados à Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar, um valor fixo que deputados recebem para despesas como alimentação e hospedagem.

A conta não foi proibida de publicar tuítes na rede social, mas sim de fazê-lo de forma automatizada, isto é, sem a necessidade de interferência humana. O problema é que o volume de dados analisado pela Rosie
é muito grande e divulgá-los manualmente levaria mais tempo e custaria mais dinheiro aos desenvolvedores do projeto.

Ao tuitar, Rosie está programada para mencionar o perfil do deputado ou deputada cujos gastos foram considerados irregulares. Como um dos critérios do Twitter para suspender uma conta é analisar se ela frequentemente menciona pessoas com as quais não interage, é provável que isso tenha colaborado para a suspensão de Rosie. Assim como ela, o processo de análise de perfis pelo Twitter também é automatizado.

Leia mais:  Facebook, de Zuckerberg, alcança 2,6 bilhões de usuários ao redor do mundo

Em entrevista à Folha de S. Paulo
, Eduardo Cuducos, cofundador do Serenata de Amor
, questionou o bloqueio de Rosie, alegando que o robô é diferente daqueles normalmente banidos na rede social. “Nosso bot
[abreviação de robot
, ou robô em inglês] é explícito, nós avisamos que se trata de um robô. Não é um robô que tenta se passar por uma pessoa”, explicou.

Leia também: WhatsApp vai permitir que usuário escolha se quer ser adicionado em grupos

Nesta segunda-feira (18), o perfil de Rosie deu início a uma campanha chamada #DesbloqueiaRosie para chamar a atenção do Twitter e pedir que a rede social cancele a suspensão da conta. Em outro tuíte, o perfil se justifica dizendo que não é como os robôs “que tuítam sem fontes” e que tudo o que publica é baseado em dados disponibilizados pela própria Câmara dos Deputados via Lei de Acesso à Informação (LAI).




Até Marina Silva (Rede), ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata à Presidência no ano passado, se juntou ao movimento #DesbloqueiaRosie. Em sua conta no Twitter
, Marina defendeu Rosie dizendo que o robô ajuda a combater abusos com o dinheiro público e que “a sociedade quer mais transparência, e não menos”.

Leia mais:  Vai subir no Brasil? Netflix anuncia aumento do preço da assinatura nos EUA

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

Twitter vai ganhar News Camera, sua própria versão dos Stories

Publicado

por


Seguindo o modelo de outras plataformas, o Twitter deve lançar em breve sua própria versão de stories
shutterstock
Seguindo o modelo de outras plataformas, o Twitter deve lançar em breve sua própria versão de stories


O Twitter está prestes a entrar para o time das redes sociais que possuem a função stories. Depois da febre do recurso nos aplicativos Snapchat, Instagram e Facebook, a plataforma confirmou ao site TechCrunch
, na sexta-feira (15), que está trabalhando na novidade.

Leia também: “Camisinha” inteligente manda dados do seu desempenho sexual para o celular


De acordo com o Twitter
, ainda não há uma previsão de lançamento oficial, já que a nova ferramenta ainda está em fase inicial, de desenvolvimento. A empresa informou, no entanto,  que a novidade já tem nome: News Camera (algo similar a câmera de notícias, em português).

Segundo a plataforma, o nome vem do objetivo da nova função que é, além de compartilhar selfies, vídeos e fragmentos das vidas particulares dos usuários, ampliar o viés jornaltístico que o site vem ganhando. Assim, qualquer pessoa poderia postar sobre eventos, denúncias e tudo o que acreditar que deve ser noticiado em tempo real, gerando um tipo de conteúdo original para o Twitter.

Similar ao Stories do Instagram
, a novidade vai permitir que sejam postadas fotos, vídeos, textos e feitas transmissões ao vivo, além de adicionados fundos coloridos e localização aos posts. Todas essas publicações não vão aparecer direto na timeline e, por isso, a ferramenta é comparada aos Stories
.

Leia mais:  Zuckerberg quer integrar WhatsApp, Instagram e Messenger

Leia também: WhatsApp vai permitir que usuário escolha se quer ser adicionado em grupos

Um dos ususários do Twitter e consultor de mídias sociais, Matt Navarra, publicou em seu perfil um teste que fez da ferramenta. De acordo com ele, para acessar a função, os internautas só precisarão deslizar o dedo para a esquerda dentro do aplicativo.

“Novidade! O Twitter está testando a ” News Camera
“, que vai deixar que você adicione seus detalhes de localização e fundos coloridos para fotos, vídeos ou transmissões ao vivo”, escreveu Navarra. Confira a publicação:




Leia também: Mandou e se arrependeu? Aprenda a apagar mensagens do Facebook Messenger

Navarra também afirmou que outras novidades, como o modo noturno completamente preto e a edição de tweets já postados também estão sendo estudados pelo Twitter
.



Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana