conecte-se conosco


Cidades

Campo Verde e Primavera apresentam resultados positivos nas metas do PDI

Publicado

As Prefeituras de Campo Verde e de Primavera do Leste apresentaram ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), os resultados da execução do Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) referente às metas da administração de suas políticas públicas para 2018.

Os dados foram expostos e debatidos em reuniões realizadas na quinta-feira (07/02), em Campo Verde, e na sexta-feira (08/02), em Primavera do Leste. Participaram das reuniões com os gestores dos dois municípios, equipes das Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras (SAUG) e sua secretária titular, Naíse Silva Freire.

Adesa ao PDI deste de 2014, a Prefeitura de Campo Verde estabeleceu seu Planejamento Estratégico com metas a serem cumpridas até 2021. Conforme os dados apresentados ao TCE-MT, no ano passado, foram cumpridas 100% das metas definidas para o setor de Saúde.

Na área de Educação, os resultados também foram considerados muito positivos e avanços importantes foram alcançados, como por exemplo, a implantação de um novo modelo de avaliação para a educação infantil.

No computo geral, Campo Verde alcançou 84% das 55 metas estabelecidas em seu Planejamento Estratégico para o ano de 2018, mantendo-se entre os cases de sucesso entre os municípios adesos ao PDI.

Os resultados foram comemorados pelo prefeito Fábio Schroeter e sua equipe e apontados como um estímulo para prosseguir e intensificar o esforço para que o planejamento estratégico se consolide de vez como uma cultura permanente na gestão do município.

“No início parecia que nós tínhamos ‘um mar’ para atravessar e que a gente ia perder forças no meio do caminho”, disse o prefeito Fábio Schroeter referindo-se às dificuldades iniciais da implantação do PDI. “Depois de muito trabalho e dedicação nós já estamos enxergando os resultados, enxergando terra firme”, afirmou o gestor. Schroeter agradeceu o TCE-MT por ter apresentado a proposta de implantação do PDI, que tem proporcionado à Administração Municipal uma visão moderna sobre gestão pública.

A secretária de planejamento de Campo Verde e coordenadora do PDI no município, Simoni Pereira Borges, destacou a importância do Planejamento Estratégico para a superação dos desafios cotidianos e a melhoria constante da gestão pública.

“Com o PDI, nós evoluímos diariamente e os resultados mostram isso claramente. Das 55 metas, apenas 10 não foram plenamente atingidas e para nós isso é motivo para comemorarmos. Estamos aprendendo a planejar, algo que é um processo constante, mas, já atingimos um bom grau de maturidade nessa área. O TCE foi muito feliz quando apresentou-nos uma ferramenta, uma metodologia que oportuniza aos gestores municipais fazerem o certo, porque não adianta nada ir lá e fazer a correção depois que está tudo errado. Este instrumento (o PDI), nos ajuda a pensar os problemas e as soluções antes, planejando cada passo e ação e nos ajuda a errar cada vez menos”, frisou.

A coordenadora do PDI/TCE-MT, Naíse Silva Freire, secretaria da SAUG, lembrou que a reunião é um momento de avaliação do desempenho dos municípios adesos e faz parte do planejamento de execução do projeto. “Para nós é uma grande satisfação ver os bons resultados que a Prefeitura de Campo Verde vem obtendo com dentro do seu PDI. Campo Verde é um município que não mede esforços para alcançar os resultados. Parabenizamos o prefeito e sua equipe pelo trabalho que faz o município ser um ‘case’ de sucesso. Aqui podemos ver que o Tribunal de Contas vem cumprindo a sua missão de orientar os jurisdicionados, os gestores a fazerem uma boa administração voltada de fato aos interesses dos cidadãos”, sintetizou.

Primavera do Leste

Adesa ao PDI desde de 2012, a Prefeitura de Primavera do Leste viveu um período de forte turbulência política em 2017 que desestabilizou a Administração Pública local e obrigou uma readequação do Planejamento Estratégico para 2018.

Mesmo com os percalços enfrentados, o prefeito Leonardo Bortolin e sua equipe,durante reunião de trabalho com a equipe da coordenadora do PDI/TCE-MT, apresentaram dados animadores sobre as metas definidas e alcançadas ao longo do ano de 2018. Foram atingidas 67% das metas previstas, com destaque especial à área de Educação Básica, com 100% dos alvos alcançados.


Com a determinação de manter e ampliar os atuais níveis de qualidade, eficiência e resultados em seus programas e políticas públicas, tendo o Planejamento Estratégico como ferramenta básica da gestão municipal, a Prefeitura de Primavera do Leste figura entre os 10 municípios melhor avaliados no ranking de qualidade da administração pública em Mato Grosso.

Comentários Facebook
Leia mais:  Portarias trazem disponibilização de mais recursos para educação infantil
publicidade

Barra do Bugres

Morre João Nicolau, diretor-presidente do Grupo Barralcool de Barra do Bugres

Publicado

Morreu aos 88 anos na madrugada deste sábado (17) o diretor-presidente do Grupo Barralcool, João Nicolau Petroni, em Cuiabá-MT.

Segundo informações, João Nicolau morreu enquanto dormia, a suspeita é que ele tenha sofrido um infarto e veio a óbito. Presidente da organização desde a fundação, em 1980, o paulista de Birigui, João Nicolau Petroni, foi um dos ícones do setor industrial de Mato Grosso. Líder, entusiasta e visionário, foi responsável direto pelo desenvolvimento do setor sucroalcooleiro no estado, fundando em 1980 a Barralcool Destilaria da Barra.


O velório é realizado na Associação Barralcool de Assistência Social, Projeto Doce Vida, e o sepultamento está previsto para às 08h00 deste domingo (18), no cemitério Municipal de Barra do Bugres.

Comentários Facebook
Leia mais:  Municípios já economizaram mais de R$ 6 milhões com o Jornal Oficial da AMM em 2019
Continue lendo

Cidades

Obras na ‘Curva do Dona Júlia’ estão dentro do cronograma previsto, diz secretário

Publicado

Mais de 60 % da obra de canalização das águas da chuva, correspondente ao entroncamento da avenida Nilo Torres com a MT-480, no trecho conhecido como ‘Curva do Dona Júlia’, foi concluída em Tangará da Serra.

Conforme a Secretaria de Infraestrutura (SINFRA) os trabalhos avançam em ritmo normal, dentro do cronograma de entrega previsto para este mês.

“Essa é uma importante obra para evitar alagamentos na região, tivemos contratempos logísticos no passado devido ao clima, agora, estamos concentrados na execução, que exige janelas de intervalo. Foi o que aconteceu nos últimos dias, a obra não foi retomada, fizemos a pavimentação de um lado da via e a maior dificuldade é devido ao processo de cura, precisamos esperar no mínimo 72 horas, para fazer a capa asfáltica. Com a pavimentação concluída, iniciaremos o meio-fio, canteiro e acreditamos que em 20 dias, entregamos a obra”, indica o secretário José Bernadino.


Um ano depois, a obra segue em execução, as melhorias e readequações ampliarão o fluxo de água pelo sistema de drenagem, facilitando o escoamento de águas pluviais, para evitar alagamentos. Com as intervenções, o trânsito no local ficará parcialmente bloqueado.

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Inscrições do Espírito Santo, Mato Grosso e Santa Catarina ultrapassam participantes da última Marcha
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana