Política
CAMPANHAS: A hora do bom marketing
Fake News e inteligência artificial são dois componentes que permearão campanhas eleitorais e que poderão jogar por terra candidaturas tidas como vitoriosas. O eleitor tem o mundo pela frente nas redes sociais¨e acompanhará a movimentação das peças do xadrez pelas urnas. Nesse cenário, mais do que nunca os candidatos e partidos precisarão de marketing político sério, de qualidade e compromissado com a verdade, pois com a mesma rapidez em que fatos são ‘fabricados’ podem ser desmascarados. O caminho ideal para as candidaturas começa com um bom assessoramento de marketing. Sobre esse quadro conversei com o publicitário, advogado, jornalista e empresário CEO da Gonçalves Cordeiro, Cláudio Gonçalves Cordeiro, que é um dos pioneiros nessa área no Centro-Oeste brasileiro, preside o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Mato Grosso, é membro da Associação Brasileira de Consultores Políticos, recebeu diversas premiações e participou de várias campanhas majoritárias e proporcionais vitoriosas.
Em 6 de outubro estarão em jogo 142 prefeituras e mais de 1.200 vagas nas Câmaras Municipais, pois recentemente muitas das quais aumentaram seu número de cadeiras. Em cada município uma realidade. Cada candidatura tem um perfil e uma proposta administrativa ou plataforma parlamentar. Será preciso criatividade para levar o candidato a despertar o interesse do eleitor – esse é um dos papéis do marketing político.
Mato Grosso sempre teve bons publicitários, mas sua renovação com o embasamento necessário é pequena. Paulo Leite, Walmor Miranda e Francisco de Lagos, de saudosas memórias foram ícones nessa área. Mauro Cid Nunes da Cunha permanece como um jacarandá, mas sem a mobilidade que foi sua grande marca há algumas décadas. Carlos Rayel aparentemente deixou Mato Grosso. Júnior Brasa, Kleber Lima, Osmar Soares, Antero Paes de Barros, Pedro Pinto, Hermélio Silva, Cláudio Cordeiro e outros estão em cena em meio a jovens que buscam espaço no disputado e complicado mercado do marketing mato-grossense; todos eles sempre abraçando grandes campanhas, tanto assim, que acompanho nos sites a escolha de Kleber Lima pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União) para assumir sua campanha à Prefeitura de Cuiabá, quando a mesma deixar de ser pré-campanha.
Desejo que todos os candidatos façam boas campanhas e que neste ano não se reeditem mais os comitês da maldade, pois o eleitor está escaldado quanto a essa prática coronelesca que se esconde sob o marketing e ela poderá se voltar contra aquele que a contratou.
O momento da escolha do marketing, da temática da plataforma e da montagem da estratégia é agora. A campanha é a chamada manga curta, com pequeno espaço de tempo para a exposição da candidatura.
Em meio aos vídeos para TV e redes sociais, jingles, leitura dos cenários, é preciso que os postulantes e sua assessoria discutam aberta e francamente com o marketing os passos a serem dados. Nesse contexto, nada melhor do que contar com alguém experiente, com tradição e seriedade. Sei que nem todos conseguirão um publicitário com perfil assim, porque a demanda será muito maior do que a oferta. Nesse caso o melhor é sair na frente, ou como diz Cláudio Cordeiro, “nessa eleição o nosso maior inimigo é o tempo e a única coisa que não se pode fazer é perde-lo,”.
Política
Chico Guarnieri celebra vitória de Abílio em Cuiabá. “Dia histórico para o Povo cuiabano”
O suplente de Deputado Estadual Chico Guarnieri (PRD), que assumirá o mandato de titular na Assembleia Legislativa a partir de janeiro, celebrou a vitória do candidato a prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), eleito neste domingo, 27, no segundo turno das eleições municipais.
Abílio derrotou o adversário petista Lúdio Cabral, consolidando uma vitória importante para o Partido Liberal (PL), que contou com o respaldo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro em sua campanha.
Guarnieri, que atuou como um dos delegados da campanha de Abílio, acompanhou de perto a apuração e a concretização da vitória do candidato bolsonarista, juntamente com a vice-prefeita eleita, Coronel da Polícia Militar Vânia Rosa.
“Vim a Cuiabá colaborar com o Abílio, ser mais um soldado dessa campanha. Parabéns ao Abílio, à Coronel Vânia e ao Povo cuiabano que foi sábio em sua escolha. Boa sorte, que Deus abençoe sua gestão”, destacou Chico Guarnieri.
Política
Em entrevista à TV Assembleia, Chico Guarnieri destaca maior representatividade regional
O empresário de Barra do Bugres, Chico Guarnieri (PL), assumirá em janeiro a cadeira deixada pelo deputado estadual Claudio Ferreira, eleito prefeito de Rondonópolis nas eleições deste ano. Guarnieri, que era o 1º suplente, passará a ocupar oficialmente a vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso a partir do próximo ano.
Nesta quarta-feira, 16, Guarnieri foi entrevistado pela TV Assembleia, onde destacou a importância de ampliar a representatividade da região sudoeste do estado, conhecida como Médio Norte, que até então contava com apenas uma cadeira na Assembleia. “Agora, com a nossa chegada, passamos a ocupar duas cadeiras, o que amplia a representatividade para a nossa região”, afirmou o empresário.
Guarnieri também ressaltou sua posição política. “Sou do PL, sou bolsonarista, sou de direita e defendo os ideais de uma sociedade justa, com liberdade. Como deputado, vou buscar avançar no diálogo com o Governo do Estado para que mais obras e desenvolvimento sejam acessíveis aos municípios”, salientou.
Ele também mencionou a atuação de Claudio Ferreira, seu antecessor, e destacou a parceria que pretende manter. “Chego à Assembleia para ocupar a vaga do Claudio Ferreira, atuante deputado que merecidamente se elegeu prefeito de Rondonópolis. Claudio, na prefeitura, terá um parceiro a mais aqui na Assembleia”, completou.
Guarnieri finalizou a entrevista agradecendo pela oportunidade e reforçando seu compromisso com a população da região. “Vocês terão um deputado trabalhador, que entregará resultados e colaborará para o crescimento e prosperidade da nossa região, do nosso Estado”, concluiu.
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Presidente do Sindicato Rural de Tangará anuncia edição da Exposerra em 2025
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Menores que gravaram tortura com mangueira de botijão são apreendidos em Tangará
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Motorista embriagado perde controle e atinge carros estacionados no centro de Tangará
-
Polícia2 dias atrás
Bebê de 6 meses dorme com os pais e amanhece morto
-
Polícia2 dias atrás
Mãe é presa por se prostituir em casa e deixar clientes estuprarem filhos
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Polícia Militar lança Operação Fim de Ano em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra1 dia atrás
Polícia Civil prende pai e filho envolvidos na morte do Pastor Severino em Tangará
-
Tangará da Serra7 dias atrás
PJC realiza 12 prisões em uma semana durante a Operação Golpe de Mestre em Tangará