BemRural
Campanha incentiva consumo moderado de vinho
O Brasil aderiu ao movimento mundial que incentiva o consumo moderado de vinho, conhecido como “Wine in Moderation” (WIM), durante o Congresso da Organização Internacional do Vinha e do Vinho, evento que segue até esta sexta-feira (23), em Punta del Este, no Uruguai. A campanha será realizada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que coordenará as ações de mobilização no país.
De acordo com o coordenador geral de Vinho e Bebidas, do Departamento de Inspeção de produtos de origem vegetal (Dipov) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Helder Moreira Borges, “o trabalho do instituto proporcionará agregação de valor na área social, com relação ao consumo responsável da bebida”, explicou ele.
“Nosso papel é mostrar o vinho como uma bebida que traz benefícios à saúde e ao bem-estar das pessoas, quando ingerido moderadamente”, considera o diretor de Relações Institucionais do Ibravin, Carlos Paviani. “Aprendemos a consumi-lo em família, na gastronomia, em encontros festivos ou comemorações familiares e, por isso, o consumo tende a ser mais controlado”, afirmou.
A brasileira presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Regina Vanderline, comentou que o Brasil deu um passo importante para o consumo responsável com a adesão ao Wine in Moderation. O Brasil é o quinto país da América do Sul a aderir ao programa mundial.
Segundo Helder Borges, “com a nossa inserção ao programa, teremos acesso aos dados produzidos e assim desenharmos estratégias para o consumo desejado”, finalizou ele.
Participaram da solenidade, Jean-Marie Aurand, diretor geral da OIV, George Sandman, presidente da associação WIM, Ursula Fradera, vice-presidente do WIM, o diretor da WIM, Stylianos Filopoulos, o presidente do congresso, o uruguaio José Lez e Gilberto Cargnel e o coordenador operacional do laboratório de referência Enológica (Laren), sediado no Rio Grande do Sul.
Mais informações à Imprensa
Coordenação Geral de Comunicação Social
[email protected]
BemRural
Após “luta” de 1h30, jaú de 150 kg é pescado e solto novamente no rio em Tangará
Uma “luta” travada entre pescador e peixe levou cerca de uma hora e meia. Mas não era qualquer peixe. O animal em questão trata-se de um jaú que pesa cerca de 150 quilos. Essa história, que não é conversa de pescador, aconteceu em Tangará da Serra no rio Sepotuba e foi destaque no noticiário de Mato Grosso.
O empresário Lucas Torrente e seus amigos é que pescaram o jaú de 150 kg. Entre fisgar o bicho e levá-lo ate um barranco, se passaram uma hora e meia. Depois de toda essa peleia, o peixão foi solto e voltou para as águas do Sepotuba.
De acordo com o biólogo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Valdo Troy, em entrevista concedida ao portal G1, um peixe deste peso é uma exceção e tem um papel essencial, que é controlar a população de peixes.
“Seria humanamente impossível brigar sozinho com um peixe daquele tamanho. Foi essencial a experiência junto com meus parceiros, porque o jaú é um peixe muito forte”, disse Lucas, que fisgou o bicho, ao portal. “Ele passava tranquilamente uns 150 kg. Se a gente submetesse ele a uma balança, poderia machucá-lo. Então, nós o soltamos e a dúvida ficou”, completou.
BemRural
FRANGO/CEPEA: Demanda externa cresce; preços sobem no Brasil
Cepea, 08/04/2022 – A maior demanda internacional pela carne de frango motivou altas nos preços domésticos da proteína, segundo informações do Cepea. Com menor disponibilidade interna de muitos produtos, como peito e filé, vendedores seguem elevando as cotações, buscando garantir a margem frente ao custo de produção ainda alto. Além das exportações, o período de início de mês, com o recebimento do salário por parte da população, também favoreceu as altas nos preços. De acordo com dados da Secex, 385 mil toneladas de carne de frango foram exportadas em março, quantidade 13,3% acima da observada em fevereiro e ainda 4,8% maior que a exportada em março/21. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)
-
Tangará da Serra1 dia atrás
Presidente do Sindicato Rural de Tangará anuncia edição da Exposerra em 2025
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Homem é preso com mais de 150 espécimes de peixes em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra1 dia atrás
Motorista embriagado perde controle e atinge carros estacionados no centro de Tangará
-
Tangará da Serra8 horas atrás
Menores que gravaram tortura com mangueira de botijão são apreendidos em Tangará
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Carreta tomba durante forte chuva na MT-358 em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Polícia Civil prende mais um suspeito envolvido no assassinato do pastor Severino em Tangará
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Pai, filho e irmão envolvidos no assassinato de pastor em Tangará se apresentam à polícia
-
Cidades6 dias atrás
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena morre 24 dias após retirar prêmio em Cuiabá