quinta, 18 de abril de 2024
Connect with us


Economia

Bolsonaro se reúne hoje com ministros após crise por intervenção na Petrobras

Publicado em


Jair Bolsonaro no Planalto
Marcos Corrêa/PR

Bolsonaro se reúne hoje com ministros após intervenção na Petrobras

Após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) ligar para o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, pedindo a suspensão de um reajuste no preço do óleo diesel programado para a última sexta-feira (12), ministros discutirão na tarde desta segunda-feira (15), no Palácio do Planalto, a política de preço dos combustíveis e os impactos de intervenções do estado na economia.

Leia também: “Falei que não entendia de economia”, diz Bolsonaro após intervenção ao diesel

Segundo a Casa Civil, o encontro está marcado para as 14h30, com a presença de:

  • Paulo Guedes, ministro da Economia;
  • Onyx Lorenzoni, ministro-chefe da Casa Civil;
  • Santos Cruz, ministro da Secretaria de Governo;
  • Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia; e
  • Floriano Peixoto Vieira Neto, ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

Representantes da Petrobras e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também são esperados no encontro, que tende a ser uma espécie de prévia para o encontro anunciado para amanhã entre o presidente, ministros e Petrobras para discutir os aspectos técnicos da decisão da estatal que levaria ao  reajuste de 5,7%
no preço do diesel nas refinarias.

A intervenção de Bolsonaro
foi comparada às de Dilma Rousseff (PT), que era adepta de uma política de preços mais intervencionista do que a adotada pelo governo de Michel Temer (MDB). O vice-presidente Hamilton Mourão disse, em entrevista à rádio CBN
, no entanto, se tratar de uma coisa “pontual”, como uma justificativa a uma ação de controle de preço vinda de um um governo que se diz liberal economicamente.

Em resposta a essa ligação com a ex-presidente, Bolsonaro foi enfático e reforçou que não entende de economia, mas disse que “quem entendia afundou o Brasil”. O presidente afirmou ainda que não defende práticas intervencionistas nos preços dos combustíveis
, mas pediu uma justificativa baseada em números, alegando que o aumento era superior à inflação projetada para o período.

O receio de uma nova  greve dos caminhoneiros
pode ser um dos motivadores para a intervenção, já que o óleo diesel acumula alta de preço, uma das reclamações da categoria que, em 2018, paralisou rodovias e interrompeu o transporte de alimentos, combustíveis e outros produtos no País, trazendo grande impacto para a economia.

Leia também: “Uma conversa conserta tudo”, diz Guedes sobre ação de Bolsonaro na Petrobras

A intervenção trouxe uma série de problemas para a Petrobras
. Além de não ter feito o reajuste programado no diesel, a estatal viu suas ações caírem mais de 8% na última sexta-feira, o que representa a perda de R$ 32 bilhões no valor de mercado da empresa
.

Cidades

Com a maior produção do país, MT tem 9,5 vezes mais cabeças de gado do que gente

Published

on

Mato Grosso é o estado com a maior produção de bovinos no país, com 9,5 vezes mais cabeças de gado do que habitantes, conforme os dados divulgados pela mais recente Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado é líder na produção entre os estados brasileiros desde 2004, seguido pelo Pará e Goiás, respectivamente.

Segundo o estudo, o rebanho bovino de Mato Grosso aumentou 5,6%, passando de 32.424.958 cabeças de gado, em 31 de dezembro de 2021, para 34.246.313, na mesma data de 2022.

Se comparado com o número de habitantes (3.658.813), o estado possui mais de 9 cabeças de gado por pessoa.

De acordo com a analista da PPM, Mariana Oliveira, a produção de bovinos tem aumentando no Brasil desde 2019, por causa dos bons preços da arroba e do bezerro vivo.

“Houve um processo de retenção de fêmeas para reprodução, devido aos preços mais atrativos. Mas a expectativa é de que a alta dos preços tenha se encerrado em 2022, quando observamos, também, aumento no abate de fêmeas”, aponta.

Fonte: G1

Continue Reading

Cidades

Santander expande rede no Mato Grosso e inaugura primeira agência de Nova Olímpia

Published

on

O Santander Brasil segue investindo no Mato Grosso e agora expande sua rede física com a primeira agência do município de Nova Olímpia. Mesmo com os investimentos em canais digitais, ampliando o alcance de serviços para um público cada vez maior, o Banco inaugura sua nova loja na próxima segunda-feira (4/9) na Avenida Mato Grosso, 792, Centro, com horário de funcionamento das 9h às 17h.

A nova agência irá atender toda a população da cidade, empresários, funcionários públicos, aposentados, produtores rurais e todos que fazem parte da folha de pagamento da UISA, uma das maiores biorrefinarias do Brasil, que atua em todas as etapas da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, desde o plantio até o comércio, logística e distribuição do produto acabado. Importante polo agrícola e de pecuária no Oeste do estado, Nova Olímpia se destaca pelas culturas de cana-de-açúcar, arroz, milho e feijão, além da pecuária de corte, cria e recria.

“As lojas têm um papel importante para os clientes que preferem atendimento presencial para realizar operações bancárias. Abrir a primeira agência em Nova Olímpia é uma forma de demonstrar o quanto valorizamos o contato com clientes que optam por ir às agências em seu dia a dia, em paralelo com o avanço de nossa estratégia digital”, explica Eugênio Godoy, senior head da Rede Centro-Oeste do Santander Brasil.

De acordo com estimativas de um estudo especial do Departamento Econômico do Santander sobre economia regional, divulgado em setembro do ano passado, Mato Grosso terá o quarto maior crescimento entre todos estados brasileiros este ano. A projeção para a economia mato-grossense é de uma expansão de 4,9% em 2023, desempenho superior ao esperado para a média do Brasil, de 2,6%. A agropecuária deve ser o setor da economia com maior dinamismo no ano corrente, com elevação de 4,7%.

“A dinâmica econômica do Estado, reforçada por essa projeção do Santander, demonstra o potencial do Mato Grosso e impulsiona o Banco a se colocar cada vez mais presente nas vidas dos mato-grossenses. Com essa nova agência, seguiremos ampliando nossa participação no desenvolvimento dos negócios em toda a região, sendo um importante instrumento para que a população possa concretizar seus objetivos pessoais e profissionais”, destaca o executivo.

Na nova agência, os clientes pessoas físicas e jurídicas poderão realizar desde operações simples a utilizar soluções financeiras como financiamentos, consórcio, crédito consignado e investimentos. Há as soluções da Getnet de meios de pagamento, como maquininhas, o Link Getpay (link de pagamento, que pode ser compartilhado pelo celular, sem a necessidade de o lojista ter máquina de cartões), uma plataforma para construir loja virtual e serviços de gestão financeira que podem ajudar os microempreendedores e empresas de pequeno e médio porte da região.

O CDC Solar é outra oferta que vem ganhando apelo junto às empresas e consumidores residenciais, devido à possibilidade de redução de custos com energia elétrica a curto e médio prazo. Dentre os outros produtos oferecidos pelo Santander, somam-se as linhas de crédito e consórcio imobiliário e de veículos, além de tantos outros serviços que o Banco dispõe.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana