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Carros e Motos

BMW Série 3 estreia nova geração no Salão do Automóvel de 2018

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BMW Série 3 surge no Salão do Automóvel 2018 em sua versão 330i, que fica abaixo do esportivo M3
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BMW Série 3 surge no Salão do Automóvel 2018 em sua versão 330i, que fica abaixo do esportivo M3

O Salão do Automóvel 2018 começa com surpresas interessantes por parte da BMW.
Mesmo sem ter aparecido na Alemanha, sua terra natal, o novo Série 3 já marca presença no evento em São Paulo. É a segunda aparição da nova geração do sedã, que chega para concorrer com Audi A4 e Mercedes-Benz Classe C, no ano que vem. Junto dele, foram mostrados outros modelos de luxo, bem como o Mini Countryman híbrido.

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De acordo com a BMW, o novo Série 3
tenta garantir uma personalidade vanguardista e dinâmica. O novo recorte dos faróis e grade frontal garantem um design com mais nuances em sua dianteira. Na parte de trás, linhas horizontalizadas com luzes em LED escurecidas proporcionam uma aparência mais esportiva e agressiva ao destaque do trio de ferro alemão no Salão do Automóvel 2018
.

Por dentro, há um novo head-up display
configurável, bem como nova posição do painel de instrumentos e posição elevada do console. Tratando-se da versão 330i, abaixo do capô se esconde o motor de quatro cilindros, de 258 cv de potência.

O carro está maior e mais largo, com 4,70 metros de comprimento e 1,82 metro de largura. A BMW também diz que o modelo cresceu 41 milímetros na distância entre-eixos, garantindo mais espaço interno. Com 480 litros de capacidade no porta-malas, iguala a geração atual no que diz respeito a espaço para a bagagem. O modelo chegará ao Brasil ainda no primeiro semestre de 2019, importado da Alemanha. Com um novo aporte de R$ 125 milhões na fábrica de Araquari (SC), será nacionalizado em meados do fim de 2019, conforme a fabricante. 

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Ao lado do sedã, você também poderá conferir o novo Mini Countryman híbrido. O crossover já está em pré-venda e pode ser encomendado nas lojas por R$ 199.990. Trata-se de uma alternativa sustentável ao modelo convencional, sem deixar o carisma e o prazer de dirigir de lado. Seu motor 1.5 turbo, de 136 cv, trabalha em conjunto com uma unidade elétrica, de 88 cv (totalizando 224 cv de potência).  De acordo com Mini, o Countryman híbrido vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.

Salão do Automóvel 2018: agora mais eletrificado


Mini Countryman Plug-in Hybrid já está à venda por R$ 199.990. Você poderá conhecê-lo no Salão do Automóvel 2018
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Mini Countryman Plug-in Hybrid já está à venda por R$ 199.990. Você poderá conhecê-lo no Salão do Automóvel 2018

A fabricante também diz que o Countryman híbrido é capaz de rodar 42 km apenas com o motor elétrico, em velocidades abaixo de 125 km/h. Serão três modos de condução, sendo que um deles prioriza a recarga por meio do motor a combustão. Outros dois são puramente elétricos. A BMW adianta que o carregamento completo do Countryman híbrido leva em torno de três horas em uma tomada doméstica.

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Os fãs de SUVs esportivos poderão conferir os novos BMW X4 e X5, bem como o inédito Serie 8 Coupé.  O novo modelo tem 4,8 metros de comprimento e marca uma nova investida da BMW na categoria dos carros de luxo. Previsto para chegar em 2019, alinha esportividade e conforto com design exibicionista. Seu motor V8 entrega 530 cv de potência, com aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 3,7 segundos. O câmbio automático também é novo, com oito marchas. O Salão do Automóvel 2018
estará aberto até o dia 18. Ingressos estão no quarto lote.

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F-150 Lightning será a primeira picape elétrica Pace Car da Nascar

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F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana
Divulgação/Ford

F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana

A Ford anunciou nesta quarta-feira que o Pace car da etapa da Nascar em Martinsville será um carro  elétrico. A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da montadora de Detroit a comandar uma prova da categoria.

Fazendo oposição ao motor V8 de 5.8L que equipa os modelos da Nascar e geram entre 550 e 670 cv, dependendo da configuração, a F-150 Lightning possui dois motores elétricos que combinam para 563 cv e 107 kgfm de torque, e o Vice Presidente de veículos elétricos da marca, Darren Palmer, espera que os torcedores da Ford fiquem impressionados com a picape:

“Mal podemos esperar aos nossos fãs do que a F-150 Lightning é capaz. Fazendo 0 a 100 km/h em 5 segundos, acredito que vamos chamar alguma atenção na pista.”

A versão elétrica da F-150 vem sendo um grande sucesso para a montadora, tendo sido realizados quase duzentos mil pedidos de reserva desde que o modelo foi revelado, em maio de 2021. A montadora até revelou que irá aumentar a produção da F-150 Lightning de 40 mil unidades por ano para 150 mil até o meio de 2023.

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“A resposta dos consumidores à picape Lightning foi tão positiva que decidimos trazer o modelo para um evento da Nascar. Sabemos que quem estará presente adora caminhonetes e estamos confiantes que vão gostar ainda mais quando assistirem a F-150 Lightning liderando o pelotão”, disse Jeannee Kirkaldy  Gerente de Marketing de competições da Ford Performance .

A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da Ford a servir como Pace Car em uma prova da Nascar. O primeiro foi o Focus EV, de 141cv que comandou a etapa de Richmond, em abril de 2012, mais recentemente o Mustang Mach-E comandou a prova de Talladega no ano passado.

A etapa de Martinsville da Nascar Cup Serie s acontecerá no sábado (9) às 20h30 e será transmitida para o Brasil no canal Bandsports na TV fechada.

Fonte: IG CARROS

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Conheça os padrões de conectores para carregar um carro elétrico

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento
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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento

Ao dirigir um carro elétrico, o motorista sempre ficará atento à autonomia do veículo e à localização dos eletropostos pelo trajeto já que achá-los pode não ser tarefa tão simples, ainda mais com pouca autonomia no carro. Mas além dessas preocupações, ao chegar aos pontos de carregamento surge mais uma: O conector do posto é compatível com meu carro?

Antes de apresentar os tipos de plugues disponíveis, é necessário entender primeiro o tipo de corrente elétrica que cada estação de recarga fornece. Correntes elétricas são o movimento de elétrons através de um material condutor, que se movem a fim de equilibrar a diferença de potencial elétrico entre as extremidades.

Existem dois tipos de correntes elétricas: Correntes alternadas e correntes contínuas . Basicamente, o que define o tipo de corrente é a movimentação das partículas, na corrente contínua os elétrons se movem apenas em um sentido, enquanto na corrente alternada, o movimento é variável.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos
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Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos

Existem os carregadores AC e DC (Corrente Alternada e Corrente Contínua, em inglês). O tipo mais comum é o AC, de corrente alternada. Esse tipo de corrente é mais fácil de ser transportado pela rede elétrica, por isso é o utilizado nas residências e na maioria dos eletropostos.

Ao conectar um carregador AC no seu carro elétrico o tempo de recarga será longo, pois a corrente alternada é convertida em corrente contínua dentro do próprio carro, que é o tipo utilizado pelas baterias.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos , e ao ser conectado no veículo a energia vai diretamente para as baterias, reduzindo assim o tempo gasto para recarregar o veículo.

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos, cada continente tem um formato. Sobre cada um deles, a reportagem de iG Carros conversou com Tiago Garcia, youtuber e dono do canal “Meu Carro Elétrico”.

1 – J1772 e CCS1

O Padrão J1772 é regulamentado pela SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos) e busca simplificar os conectores de carregamento  de elétricos. Esse padrão é utilizado na América do Norte e Japão. A partir deste modelo nasceu o padrão CCS1 de carregamento em corrente contínua (DC), ambos são muito similares, mas o padrão para recarga rápida possui dois conectores extras, específicos para a corrente contínua.

2 – CHAdeMO

Apesar do padrão de recarga em corrente alternada japonês ser o mesmo do norte-americano, o sistema de carga rápida é diferente. O modelo é fabricado desde 2009 e foi pioneiro na eletrificação dos modelos japoneses, é utilizado somente no mercado asiático e alguns veículos como os modelos da Tesla que são importados vem com o adaptador.

3 – Mennekes e CCS2

O padrão europeu é o mais comum de ser encontrado no Brasil , já que muitos veículos elétricos disponíveis aqui são importados do Velho Continente. O padrão tem esse nome devido à empresa que o fabrica. Assim como no modelo norte-americano , a entrada de carregamento rápido é apenas uma adaptação da entrada comum, o que facilita na hora de realizar a recarga rápida.

4 – GB/T

O maior mercado de carros elétricos do mundo tem seu próprio padrão de carregamento. Além da China o padrão GB/T é utilizado também na Índia. É o modelo encontrado nos carros elétricos vendidos pela JAC no Brasil, mas a marca disponibiliza o adaptador que converte o europeu dos eletropostos para o chinês encontrado no veículo. Mas vale atenção: apesar de ter o mesmo nome para as versões de corrente contínua e alternada, os encaixes não são os mesmos.

5 – Tesla

O último padrão disponível é o desenvolvido pela fabricante estadunidense Tesla. O modelo da empresa de Elon Musk não diferencia corrente alternada de corrente contínua, o que fará a diferença da velocidade é o ponto de recarga. Os modelos da Tesla disponíveis no Brasil podem enfrentar dificuldades ao utilizar os postos de carga, por serem importados independentemente, o padrão encontrado no carro será o do país de origem do carro.

No Brasil o padrão mais comum é o mesmo utilizado na Europa, tanto para recargas de corrente alternada quanto de corrente contínua. Um padrão global de carregadores elétricos poderia facilitar a vida das montadoras que importam seus veículos elétricos ao redor do mundo e também dos compradores, que não precisariam ter mais dúvidas.

Fonte: IG CARROS

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