conecte-se conosco


Economia

BC lança sistema de pagamento instantâneo no Brasil

Publicado

source

Agência Brasil

O Banco Central lançou, nesta quarta-feira (19), na capital paulista, um sistema de pagamentos e transferências instantâneos que poderão ser feitos pelo usuário de forma rápida e segura, em qualquer dia do ano, sem limite de horário, e com o dinheiro imediatamente disponível ao recebedor. Batizado de PIX, o sistema estará disponível para toda a população a partir de novembro .

Carnaval no Rio deve movimentar R$ 2,6 bilhões neste ano

Segundo o chefe adjunto no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC ( Decem ), Carlos Eduardo Brandt , com o PIX será possível enviar e receber quantias instantaneamente a partir de diversos meios, inclusive aplicativos em smartphones. Ou seja, ao efetuar um pagamento ou transferência, o dinheiro já entrará imediatamente na conta do recebedor.

Roberto Campos Neto arrow-options
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Roberto Campos Neto


“Além das funcionalidades que estarão disponíveis em novembro, já estão no radar evoluções importantes como o pagamento por aproximação”, disse.

De acordo com o Banco Central , o objetivo é facilitar e agilizar os pagamentos e transferências entre pessoas, empresas e entes governamentais. Com a implantação do PIX , o país ganha mais uma alternativa para efetuar transações, além dos modelos tradicionais já existentes, como TED , DOC , boleto , cheque e cartões . As transações poderão ser feitas por meio de QR Code ou a partir da inserção de informações simples como número de celular , e-mail , CPF ou CNPJ .

Para usar o PIX, será preciso que pagador e recebedor tenham conta em banco, em uma instituição de pagamento ou em uma fintech. A conta não precisa ser apenas corrente, já que as transações poderão ser feitas usando uma conta de pagamento ou de poupança. O dia e a hora da transação não terá importância, nem se o solicitante e o recebedor da operação têm relacionamento com o mesmo banco ou instituição. A liquidação será imediata, ou seja, o recebedor ter á em poucos segundos os recursos disponíveis em sua conta.

QR Code

Serão definidos dois tipos de QR Code para as transações. O primeiro é o estático que poderá ser usado em múltiplas transações, permitindo a definição de um valor fixo para um produto ou a inserção do valor pelo pagador. Poderá ser usado para uma transferência entre duas pessoas, por exemplo.

Dólar encerra a R$ 4,3657 e renova alta histórica

O QR Code dinâmico será de uso exclusivo para cada transação e permitirá a inserção de informações adicionais, o que facilita a conciliação e automação comercial. Ele servirá para o pagamento de uma compra em um supermercado ou em um restaurante, entre outras possibilidades.

Competição de mercado

De acordo com o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC , João Manoel Pinho de Mello , além da rapidez e praticidade dos pagamentos instantâneos, o PIX provocará maior competição no mercado de pagamentos, com a redução dos custos e melhoria na qualidade dos serviços.

“Além disso, essa iniciativa, em linha com a revolução tecnológica em curso, possibilita a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio e promove a eletronização dos pagamentos, reduzindo o risco operacional e as dificuldades relacionadas ao uso do dinheiro em espécie”, ressaltou.

O chefe adjunto no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC ( Decem ), Carlos Eduardo Brandt , destacou ainda que o BC não está colocando restrições para a cobrança de tarifas para as transações e disse que PIX está sendo estruturado de forma aberta a fim de estimular a competição, a fim de que a disputa de mercado resulte em uma boa formação de preços para o usuário final.

“Há liberdade para que os agentes econômicos, que precisam ter seus negócios viabilizados, cobrem dos seus clientes naquilo que agregar valor. Se houver qualquer tipo de situação em que a formação de preço seja distorcida ou não bem realizada, nada impede que o BC, com seu papel de regulador, interferira nessa falha de mercado especifica”, disse Brandt.

Instrumento seguro

O presidente do BC , Roberto Campos Neto , afirmou que este é um dos projetos mais importantes da instituição para este ano. Ele disse que a ideia partiu de uma demanda das pessoas, que vem sendo bastante discutida pelos bancos centrais como instrumento de pagamento barato , rápido , transparente e seguro .

“O projeto vai ser o embrião do que eu acredito que seja uma transformação total na intermediação financeira futura do país e vai unir o que a gente entende como a nova forma de meios de pagamento, com a nova indústria de fintech e com o open banking. É ter um sistema totalmente interoperável e que vai se encontrar com um sistema que permite que todo mundo consiga abrir seus dados e sua conta para serviços financeiros específicos “, disse Campos Neto .

Neto destacou que o sistema vai baratear o custo das transferências financeiras e vai eliminar a necessidade de as pessoas portarem dinheiro físico, o que representa um custo, principalmente para as empresas. “Acreditamos que a intermediação financeira vai transformar o mundo de pagamentos no Brasil e, com esse sistema, junto com outros que estão por vir, se unificando ao longo de 2021, vamos ter uma diferenciação na forma de fazer as transações financeiras no país.”

Fonte: IG Economia
Comentários Facebook

Economia

Governo de São Paulo isenta comunidades da conta de água até junho

Publicado

por

source
paraisópolis arrow-options
Reprodução/Twitter

Paraisópolis

Por causa da quarentena pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), o governo do estado de São Paulo determinou que famílias que moram em comunidades não precisarão pagar as contas de água dos meses de abril, maio e junho.

Leia também: Senado quer suspender direito de desistir de compra por delivery

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (03) e explicita “isento o pagamento de fatura ou  contas de água e esgoto vincendas de abril, maio e junho de 2020 relativas a usuários enquadrados na categoria residencial social e residencial favela”.

Também está suspensa a cobrança da conta de água da Sabesp para as famílias que pagam a tarifa social. A medida foi anunciada na quinta-feira (02) e é válida a partir de 1º de abril e por 90 dias para todo o estado.

Casos do novo coronavírus em São Paulo

De acordo com o informe diário do Ministério da Saúde, o estado de São Paulo contabiliza 4.048 casos confirmados de Covid-19 e 209 mortes. Ainda não há registro oficial de mortes ou infectados nas áreas de comunidades.

Leia também: 92% das mães nas favelas não terão comida após um mês sem renda

Em todo o Brasil o número de infectados é de 9.056 e 359 mortes, percentual de 4% de letalidade.

Fonte: IG Economia
Comentários Facebook
Continue lendo

Economia

Gestor público de Jesuítas, Robson Bastos assume Incra do Paraná

Publicado

por

source
Robson Luís Bastos assumiu a superintendência do Incra do Paraná arrow-options
Reprodução Facebook

Robson Luís Bastos assumiu a superintendência do Incra do Paraná

Uma portaria assinada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 26,  nomeou o gestor público Robson Luís Bastos para o cargo de Superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado do Paraná.

Veja também:  Gilmar Mendes suspende decisão do Congresso que amplia BPC

Ex-secretário municipal de Administração de Jesuítas , município na região Oeste do estado, Bastos tem formação em Gestão Pública e MBA em Governança Municipal, Compliance e Gestão de Riscos, com Ênfase em Gestão Pública (Faculdades Pólis Civitas).

Segundo declarações à imprensa local, Bastos afirmou que pretende “promover a regularização fundiária no Estado e a prioridade será aperfeiçoar a gestão para viabilizar, com a segurança jurídica necessária, a titulação dos agricultores e assentados do Programa Nacional de Reforma Agrária”.

Covid-19: Senado quer suspender direito de desistir de compra por delivery

O superintendente também apontou que o Incra terá no Paraná uma atuação municipalista e buscará parcerias para realizar o  georreferenciamento  de lotes da reforma agrária.

Fonte: IG Economia
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana