Cidade
Barranco cobra da Seduc remanejamento de servidores para escola em Campo Verde
Foto: ROBSON FRAGA
A educação pública sempre fez parte das pautas de trabalho do deputado estadual Valdir Barranco (PT). O parlamentar nunca se furtou em estar à frente das discussões em busca de reformas prediais e estruturais, boas condições de trabalho para professores e servidores, qualificação continuada, salários em dia, cumprimento das leis da educação e garantia de todos os direitos dos estudantes e dos professores.
Nesta terça-feira (10) não foi diferente. Logo pela manhã, Barranco, que também é vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, esteve na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) acompanhando gestores e professores da Escola Estadual Valdemon Moraes Coelho, do município de Campo Verde. A unidade que atende a 950 estudantes dos ensinos fundamental e médio sofre com a carência de servidores. Segundo a direção, apenas dois coordenadores trabalham em três turnos diários. Pior que isso, apenas 5 servidores de apoio são responsáveis por garantir boas condições de estudos para 35 turmas que lotam 15 salas de aula por turno.
“Na nossa escola professores e gestores se unem aos cinco únicos colaboradores de apoio para dividir as tarefas de limpeza, organização e merenda, além de dar aulas e gerir a parte burocrática da unidade; um verdadeiro absurdo se levado em conta a demanda de trabalho. Algumas de nós chegam às 7h e só deixam a escola por volta das 23h, cinco dias por semana. Nossa escola nunca recebeu uma reforma geral por parte do Estado e os poucos reparos foram feitos por força de mutirões entre servidores, pais e alunos. Ou o Estado aloca mais um coordenador e um servidor de apoio para nossa escola ou seremos obrigadas a parar por falta de condições físicas e mentais para dar conta de tudo”, disse a diretora Eliane Nespoli.
A secretária-adjunta de Recursos Humanos da Seduc, Daniela Sampaio, disse que “o enxugamento no quadro de pessoal se deu por necessidade de redução da folha salarial do governo” que, segundo ela, precisa se adequar a regras estipuladas pelo Ministério Público Estadual.
“Esta escola contava com três coordenadores e seis agentes de apoio até o ano passado, mas uma Portaria do governo de Mauro Mendes reduziu o número de servidores sem levar em conta as necessidades locais. Por conta disso, os servidores estão acumulando funções, o que é proibido por lei.” “Conversamos com o secretário executivo da Seduc, Alan Porto, que garantiu que irá avaliar a situação e que nos dará uma resposta até o dia 20 de março. Vamos aguardar e se nada for feito tomaremos outras mediadas”, declarou o deputado Valdir Barranco.
Cidade
Prazo de inscrições para o vestibular da Unemat termina nesta segunda
O prazo de inscrição para o vestibular 2022/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra nesta segunda-feira (16/05). Os interessados devem fazer a inscrição pelo site unemat.br/vestibular.
Em Tangará da Serra, a universidade abre, no total, 360 vagas para nove cursos: Administração em Agronegócio (Matutino), Administração em Empreendedorismo (Noturno), Agronomia (Integral), Ciências Biológicas (Noturno), Ciências Contábeis (Noturno), Enfermagem (Integral), Engenharia Civil (Integral), Jornalismo (Noturno) e Letras (Noturno).
O curso de Jornalismo é o mais novo no campus de Tangará da Serra. Iniciou em 2017 e já obteve nota 3/5 no sistema ENADE, que avalia anualmente a qualidade dos cursos superiores no país. A nota representa que a graduação está cumprindo com suas expectativas, e tem perspectivas para continuar avançando. Em período noturno, o curso possui carga horária de 3.200 horas, com disciplinas básicas e profissionalizantes, que vinculam teoria e prática, com duração mínima de 08 semestres (4 anos). Para o curso de Jornalismo, a Unemat oferece 40 vagas.
O Vestibular 2022/2 será realizado no dia 12 de junho, das 8h às 13 horas, e compreende duas fases: a primeira com questões objetivas sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Já a segunda etapa constitui-se de uma redação.
O resultado final será divulgado a partir do dia 22 de julho. O período letivo terá início no dia 8 de agosto.
Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br
Assessoria de Imprensa
Cidade
Covid-19: 77 mil tomaram 1ª dose e apenas 24 mil imunizados com dose de reforço
O boletim que apresenta um resumo do cenário atualizado sobre a Covid-19 divulgado nesta manhã de segunda-feira, 16, pela Vigilância Epidemiológica revela que em Tangará da Serra 77.680 pessoas receberam a primeira dose da vacina, mas que apenas 24.490 buscaram a dose de reforço do imunizante.
A tendência de queda na busca pela imunização, reflexo da redução dos casos de contaminação, é evidente, quando o boletim revela o número decrescente de doses aplicadas no decorrer das campanhas de vacinação promovidas em Tangará da Serra.
Conforme o boletim epidemiológico, ao todo 169.562 doses foram aplicadas. 77.680 como 1ª dose, 64.631 como 2ª dose, o que apresenta 13.049 doses a menos aplicadas nesse intervalo.
O número de imunizados com a dose de reforço é ainda menor. Cai para 24.490 doses aplicadas. Ou seja, 53.190 a menos se comparado com o montante que recebeu a primeira dose, quando as contaminações da Covid-19 estavam no auge.
Com a 2ª dose de reforço então, o número cai drasticamente. Apenas 282 doses foram aplicadas.
Tangará da Serra registra 389 mortos por Covid-19
Do registro do primeiro caso em 2020, até a publicação deste último boletim epidemiológico, Tangará da Serra já contabilizou 389 óbitos em decorrência de complicações geradas pela Covid-19.
Ao todo, 23.375 tangaraenses foram contaminados e 22.968 tiveram seus casos evoluídos para cura. Atualmente, quatro moradores estão contaminados pelo vírus.
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Presidente do Sindicato Rural de Tangará anuncia edição da Exposerra em 2025
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Homem é preso com mais de 150 espécimes de peixes em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra1 dia atrás
Menores que gravaram tortura com mangueira de botijão são apreendidos em Tangará
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Motorista embriagado perde controle e atinge carros estacionados no centro de Tangará
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Polícia Civil prende mais um suspeito envolvido no assassinato do pastor Severino em Tangará
-
Tangará da Serra7 dias atrás
Pai, filho e irmão envolvidos no assassinato de pastor em Tangará se apresentam à polícia
-
Cidades7 dias atrás
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena morre 24 dias após retirar prêmio em Cuiabá
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Veículo roubado é recuperado em operação da Força Tática no Córrego das Pedras