conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Nacional

BA: Homem é enganado ao tentar aplicar golpe e faz recarga no celular da vítima

Publicado


source
Golpista tentou se passar pelo filho da vítima
Reprodução/TV Bahia

Golpista tentou se passar pelo filho da vítima









Você viu?

Na Bahia , um criminoso tentou aplicar um golpe para roubar mais de R$ 2 mil de uma mulher pelo WhatsApp, se passando pelo filho da vítima. O homem, no entanto, acabou sendo enganado por Erica Soledade, que já havia sido abordada outras vezes em casos parecidos e conseguiu até mesmo fazer com que o bandido colocasse crédito no celular dela.

“Por coincidência meu filho estava em casa. A gente começou a dar assunto e a alimentar a situação para tentar pegar ele, porque estava sendo muito corriqueiro. Tentamos reverter a história e decidimos pedir dinheiro para ele [criminoso]”, disse Erica à TV Bahia , afiliada da TV Globo na região.

Lucas Soledade, filho da vítima, contou que o objetivo era fazer com que o criminoso pensasse que tinha a confiança de Erica, e que ela realmente realizaria a transferência solicitada. “Ela [mãe] ficava falando que estava sem crédito, que precisava de dinheiro para botar crédito, pois só conseguiria fazer a transferência quando chegasse em casa”, disse ele. 

De acordo com Lucas, o golpista acreditou na história de Erica e decidiu colocar crédito no celular da mulher. “Ele fez o depósito do crédito e ficou esperando que minha mãe transferisse o dinheiro”, acrescentou.

Erica disse que essa foi a terceira tentativa de golpe em menos de dois meses. Nas outras situações, os criminosos também tentaram se passar pelo seu filho. “Quando você vai abordar ele dizendo que é um golpe, ele começa a usar seus dados pessoais, o que te deixa muito vulnerável. Ele fala o nome da gente, endereço antigo, endereço atual. Eu entrei em um quadro de pânico muito grande e percebi, ali naquele momento, que qualquer pessoa é capaz de ceder ao que eles pedirem”, afirmou a vítima.

Como evitar esse tipo de golpe?

“Mande mais mensagens , tente validar e, principalmente ligue, peça áudio e você vai ver que o golpista não faz nada disso. A partir daí, a solução é indicar esse golpe ao WhatsApp e também registrar um boletim de ocorrência para que o criminoso seja investigado e identificado”, explicou o especialista em tecnologia Arthur Igreja.

A Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA) informou que houve um aumento de crimes envolvendo redes sociais e informática. Segundo dados, 66 casos teriam sido registrados em Salvador (BA) nos quatro primeiros meses deste ano, em comparação com 11 no mesmo período do ano passado.

Já no interior da Bahia , 184 casos foram denunciados nos primeiros quatro meses, em relação a 44 no mesmo período de 2020.

Comentários Facebook

Nacional

Bolsonaro diz que STF propaga “fake news” e atribui crimes à Suprema Corte

Publicado

por


source
undefined
undefined

undefined

Em meio à queda de popularidade, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira. Ele rebateu uma nota publicada pelo tribunal em suas redes sociais que desmentia a tese defendida por Bolsonaro de que a Corte teria tirado poderes do presidente sobre as medidas de restrição de mobilidade durante a epidemia de Covid-19. Segundo ele, o STF divulgou uma “fake news”.

“Vou rebater logo mais a nota do Supremo Tribunal Federal de ontem dizendo que não tirou poderes meus. Isso é fake news. Uma decisão que acho que é de março ou de abril, o Supremo decidiu que as medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos não poderiam ser modificadas por mim”, disse Bolsonaro, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.

Desde o ano passado, Bolsonaro repete que o STF tirou os poderes dele para combater a pandemia. Na realidade, o que o tribunal decidiu, em abril do ano passado, foi que estados e prefeituras também teriam autonomia para tomar decisões relacionadas à Covid-19.

“O STF, na verdade, cometeu crime ao dizer que prefeitos e governadores, de forma indiscriminada, poderiam simplesmente suprimir todo e qualquer direito previsto no inciso 5º da Constituição, inclusive o ir e vir, mais que Estado de Sítio, porque Estado de Sítio, se eu decretar, só entra em vigor depois que o Congresso aprovar e se der problema, eu respondo”, ratificou o presidente.

Você viu?

Na mesma decisão, contudo, o STF deixou claro que o governo federal também pode tomar medidas para conter a pandemia, mas em casos de abrangência nacional.

Bolsonaro se opôs a medidas que restringem a circulação de pessoas, recomendadas por especialistas para diminuir a proliferação do novo coronavírus. Ao longo da epidemia, ele também defendeu a utilização de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19.

Na quarta-feira, em uma publicação em redes sociais, o STF afirmou mais uma vez que jamais proibiu o governo federal de agir no combate à pandemia. O vídeo explica que, conforme decisão do plenário, União, estados e municípios têm “competência concorrente” para agir na pandemia”.


Nos últimos meses, Bolsonaro tem intensificado seus ataques ao Poder Judiciário. Nas últimas semanas, ele voltou a atacar a Justiça Eleitoral dizendo, sem apresentar provas, que o sistema eleitoral eletrônico do país seria passível de fraudes.

Continue lendo

Nacional

Temperaturas baixas no Brasil viram fábrica de memes na internet; confira:

Publicado

por


source
Frio intenso vira meme nas redes sociais
Reprodução

Frio intenso vira meme nas redes sociais

O frio não está para brincadeira . Mas, além de casacos e chocolate quente, os brasileiros estão combatendo as baixas temperaturas que chegaram com tudo esta semana em diversas cidades do Sul e Sudeste do país com memes, tiradas inteligentes e piadas nas redes sociais. Além dos termômetros gélidos, a massa de ar registrou neve e chuva congelada em algumas cides, notadamente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Todo esse frio é resultado da terceira massa gelada vinda dos mares subantárticos até o Brasil neste inverno. De acordo com meteorologistas, há chances de as temperaturas chegarem a marcas próximas a zero em lugares onde isso nunca foi registrado ou é muito raro.

Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, chegou a -8,6ºC às 4h desta quinta-feira, a menor temperatura do país no ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na web, teve gente lembrando do desenho infantil Frozen, outros reclamando ranzinamente (e certamente batendo os dentes) da temperatura e pessoas batendo na tecla da preguiça que esse tempo gelado traz.

Confira aqui alguns dos memes sobre o frio que estão circulando nas redes sociais:








Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana