Carros e Motos
Avaliação: Toyota Hilux Flex vale para quem prefere dirigir nas alturas

Dirigir picapes médias flex é como entrar em uma piscina rasa de boia. Transmitem a robustez da construção sobre chassi, mas sem o torque bruto dos motores a diesel. Se você curte um estilo parrudo, a Toyota Hilux SR AT custa R$ 117.990, menos que o Jeep Compass Longitude 2.0 Flex (R$ 127.990) e a Chevrolet S10 2.5 LT (R$ 121.340) – e quase o mesmo que uma picape menor, como a Fiat Toro Freedom 2.4 Flex AT9 (R$ 119.990).
A linha 2019 da Toyota Hilux passou a exibir novo para-choque e uma grade hexagonal semelhante à da Tundra; e a configuração SR estreou as luzes diurnas. Nessa versão, no entanto, os bancos são de tecido, só o vidro do motorista é “um toque” e a central multimídia continua a desagradar pelas respostas demoradas e interface nada intuitiva. E, diferentemente da rival da Chevrolet, a capota marítima não é de série.
Números e impressões

Com mais de 5 m de comprimento, é preciso atenção nas mudanças de faixas e balizas. Sob o capô, o 2.7 flex possui 95 mm de diâmetro de cilindro e curso dos pistões – é um motor “quadrado” que equilibra bem torque e potência. Embora ofereça até 163 cv e 25 kgfm, fica para trás em relação ao da S10 2.5 (206 cv e 27,3 kgm). A Hilux SR não faz feio nas acelerações, mas sofre nas retomadas – quando é melhor optar pelas trocas manuais do câmbio automático, que atua suavemente.
O conjunto agrada a quem não faz questão de desempenho e não liga para gastar combustível. Com gasolina, marcou consumo urbano de 10 km/l sem trânsito, 7,2 km/l em congestionamentos leves e 5,6 km/l com tráfego intenso – isso no modo Eco. Além dele, estão disponíveis o padrão e o Power, que privilegia um comportamento mais ágil e bruto.

A tração é 4×2 e não estão disponíveis os controles de tração e estabilidade. As suspensões com eixo rígido na traseira são robustas para encarar buracos e valetas, mas o “pula-pula” é inevitável – o controle de carroceria da Hilux é pior que o da S10. Outro ponto negativo está na direção hidráulica, pesada e pouco comunicativa (a da S10 é elétrica).
No fim, essa Toyota Hilux Flex segue uma opção para o uso principalmente urbano. É para quem quer andar lá no alto, mas não precisa necessariamente levar peso na caçamba nem usar a tração 4×4 – e está disposto a gastar bastante com combustível.
Ficha técnica:
Toyota Hilux SR 2.7 4×2 AT
Preço básico: R$ 117.990
Carro avaliado: R$ 119.640
Motor: quatro cilindros em linha, 2.7, 16V, duplo comando variável
Cilindrada: 2694 cm³
Combustível: flex
Potência: 159 cv (g) e 163 cv a 5.000 rpm (e)
Torque: 25 kgfm (g) e 25 kgfm (e) a 1.400 rpm
Câmbio: automático sequencial, seis marchas
Direção: hidráulica
Suspensões: braços sobrepostos (d) e eixo rígido com molas semielípticas (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambor (t)
Tração: traseira
Dimensões: 5,315 m (c), 1,855 m (l), 1,815 m (a)
Entre-eixos: 3,085 m
Pneus: 265/65 R17
Caçamba: 1.036 litros (830 kg de capacidade)
Tanque: 80 litros
Peso: 1.850 kg
0-100 km/h: 15s
Vel. máxima: 165 km/hh
Consumo cidade: 6,9 km/l (g) e 4,8 km/l (e)
Consumo estrada: 8,1 km/l (g) e 5,6 km/l (e)
Emissão de CO²: 186 g/km
Nota do Inmetro: D
Classificação na categoria: D (Picape)

Carros e Motos
Fiat Argo vs. VW Polo: qual desvaloriza mais?
A KBB Brasil fez um levantamento das versões das versões do Fiat Argo e do VW Polo com as maiores e menores desvalorizações.
Dentre as versões do Argo, a Precision 1.8 AT é a que menos perdeu valor após um ano de uso (-1,42%). Já no caso do Polo, a configuração com menor desvalorização é a Comfortline (-2,21%).
Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Confira abaixo a tabela completa.
Modelo/Versão |
Taxa de desvalorização |
FIAT ARGO PRECISION 1.8 AT |
-1,42% |
VOLKSWAGEN POLO COMFORTLINE |
-2,21% |
VOLKSWAGEN POLO HIGHLINE |
-4,23% |
VOLKSWAGEN POLO 1.6 MSI MT |
-4,50% |
VOLKSWAGEN POLO 1.0 |
-6,12% |
FIAT ARGO DRIVE 1.3 MT |
-6,84% |
FIAT ARG0 1.0 |
-6,85% |
FIAT ARGO PRECISION 1.8 MT |
-8,05% |
FIAT ARGO DRIVE 1.0 |
-9,37% |
FIAT ARGO HGT AT |
-9,38% |
FIAT ARGO HGT MT |
-9,75% |
FIAT ARGO DRIVE 1.3 GSR |
-16,50% |
Carros e Motos
Um Porsche 911 feito para vencer o fora de estrada
A Russell Built Fabrications (RBF) debutou no Sema Show deste ano (entre os dias 5 e 9 de novembro) um Porsche 911 , da geração 964, preparado para encarar o Baja 1000. A boa notícia é que, agora os pedidos podem ser realizados. Cada modelo será personalizado de acordo com o gosto de cada cliente e o preço varia entre US$ 380.000 (R$ 1.542.800, em conversão direta) e US$ 650.000 (algo em torno de R$ 2.639.000).

Foram realizadas diversas modificações para suportar os trajetos off-road, como o chassi e as suspensões reforçadas, além de todos os painéis da carroceria serem trocados por componentes leves e reduzindo o peso para 1.270 kg. Ou seja, 200 kg a menos em relação ao 964 “original”.
A distância entre-eixos cresceu 7,62 cm para oferecer um centro de gravidade mais equilibrado e maior estabilidade. Também foi instalada uma barra estabilizadora traseira da Nascar. O deslocamento do motor de seis cilindros refrigerado a ar passou de 3.6 para 3.8 por meio de uma parceria com a empresa Rothsport Racing. A potência é de 365 cv e 42,82 kgfm de torque.
Todas as versões trazem gaiola de proteção, display digital da MoTec e bancos de corrida em carbono da Sparco.
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