sábado, 26 de abril de 2025
Connect with us


Política MT

Audiência pública debate balanço administrativo do Complexo da Salgadeira

Publicado em

Foto: HELDER FARIA / ALMT

Após cinco meses administrando o Complexo Turístico da Salgadeira, a empresa responsável pelo serviço apresentou um balanço do funcionamento do terminal e os projetos arquitetônico e geológico que devem ser implementado no local. A audiência pública foi solicitada pelo deputado Wilson Santos (PSDB) e reuniu o trade turístico, comerciantes, Ministério Público, empresários e outros interessados. No evento foram lançados os projetos citados acima do futuro Complexo Turístico do Portão do Paraíso, hoje chamado de Portão do Inferno, que tem R$ 2,5 milhões para a sua implantação. Ao final, o resultado mostrado pela administração e os investimentos previstos agradaram os participantes.

“O objetivo dessa audiência é analisar quais são os erros e as falhas cometidas nestes primeiros cinco meses para fazermos as correções necessárias, buscarmos alternativas condizentes e receber os turistas. Quanto à área conhecida como Portão do Inferno, já existem recursos na ordem de dois milhões e meio de reais para serem investidos”, relatou o deputado Wilson Santos.

O Complexo Turístico da Salgadeira está localizado na MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães (65 km da capital). A concessão foi feita por 10 anos, podendo ser prorrogada pelo mesmo período. Anteriormente ao contrato, o complexo  estava fechado pois foi interditado em 2010 devido a problemas ambientais como disposição de resíduos a céu aberto. Agora, funciona a partir de obras de revitalização.

“Temos que comemorar muito esse período de atendimento aos turistas. Primeiro, porque a Salgadeira ficou fechada durante sete anos e meio, um absurdo total. Depois, a modelagem de administração foi entregue à iniciativa privada. A administração mudou para melhor, principalmente, no quesito de limpeza e organização. Hoje é o ponto turístico mais visitado do estado, mas não podemos descuidar”, destacou Santos.

O administrador do Complexo da Salgadeira, Bruno Souza, fez uma explanação sobre os trabalhos durante o período de reabertura. Ele apresentou dados de como estão sendo realizadas a administração, operacionalização, manutenção, conservação e fiscalização da área, bem como a estrutura lá existente.

“A Salgadeira possui, atualmente, toda infraestrutura para receber visitantes. Essa audiência é muito importante, principalmente, para mostrar os resultados positivos conquistados durante esses primeiros cinco meses de reabertura”, falou Souza. O administrador comentou também que empresa poderá futuramente, explorar o espaço com a sublocação de ambientes e demais serviços.

“Neste período de reabertura da Salgadeira temos uma avaliação muito positiva. Mas com o tempo temos propostas de investir numa mini-pousada para acolher as pessoas e outros empreendimentos que estão sendo analisados para que se instalem lá”, destacou ele.

O secretário de Estado de Turismo, Luis Carlos Nigro, frisou a responsabilidade da empresa em manter toda a parte estrutural do complexo funcionando e fazer adequações e reformas quando elas forem necessárias.

“Depois de quase oito anos fechado, o Complexo da Salgadeira foi reaberto para ser um dos pontos turísticos mais procurados pelos turistas em Mato Grosso. Neste período reaberto, tivemos muitas falhas que estão sendo corrigidas, e a audiência demonstra a preocupação em mostrar á sociedade o que está sendo feito”, falou o secretário.

Atuando há anos na área, a presidente do Sindicato dos Agentes e Guias do Estado de Mato Grosso, Suzy Miranda, admite que a modernidade da Salgadeira impulsionou o fluxo de pessoas em conhecer o local. 

“Com a nova remodelagem do complexo, a situação impulsionou o turismo naquela região. Temos que admitir que houve uma evolução na organização e limpeza do local”, revelou ela.

Complexo Turístico Portão do Paraíso – Na segunda parte da audiência pública, o professor-chefe de Departamento da Faculdade de Geociência da Universidade Federal de Mato Grosso, Prudêncio Castro, apresentou informações de como será o futuro Complexo Turístico do Portão do Paraíso.

Ele iniciou sua explanação dizendo sobre a característica geofísica da área. Castro enfatizou que o local é um mirante situado em um perímetro de curva acentuada, à beira da rodovia e a um nível de 150 metros de altura.

“No local existia uma lanchonete, mas infelizmente essa bela vista foi interditada, por risco de desmoronamento, pois a lanchonete ficava à beira do paredão. Algumas pessoas ainda se arriscam parando para tirar fotos”, justificou o professor.

Para Castro, será necessário implantar uma estrutura que proteja a natureza e dê segurança às pessoas visitantes ao atual Portão do Inferno. “Trata-se de uma área de alto risco geológico, tanto para os veículos que circulam naquela ponte, que está instala num local de dinâmica natural muito grande devido a queda de blocos, movimentos de massa e mesmo a erosão”, afirmou ele.

Com o objetivo de reverter o quadro e dar mais segurança aos visitantes, Castro fez um alerta para os motoristas que costumam estacionar seus veículos nas imediações da via.

“Uma das alternativas encontradas é que os veículos não parem mais na curva, que não tem estacionamento e sem condições de segurança. O projeto prevê o estacionamento distante 200 metros de do mirante, em um local seguro e de fácil locomoção para os visitantes”, destacou ele.  

 

Política MT

Chico Guarnieri propõe Frente Parlamentar sobre Tecnologia e Inovação

Published

on

Foto: JL Siqueira/ALMT

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a criação da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação (FPTI) que estará sob sua coordenação e terá como demais membros os parlamentares: Beto Dois a Um, Diego Guimarães, Elizeu Nascimento, Fábio Tardin e Júlio Campos.

Como presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa, Chico busca trabalhar em prol da industrialização do estado, ainda mais após as visitas ao Parque Tecnológico de Mato Grosso, com o escritório de inovação localizado em Várzea Grande. O local será referência para criação, desenvolvimento, disponibilização de soluções tecnológicas e atração de empresas inovadoras. A inauguração deve ocorrer no primeiro semestre de 2025.

“Temas como ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo geram um grande impacto na vida do cidadão. É necessário a participação de todas as entidades e instituições interessadas, inclusive sobre questões orçamentais. A FPTI pretende estimular a capacidade de respostas às transformações e desafios enfrentados pelo nosso estado”, ressaltou Guarnieri, na sessão dessa quarta-feira (26.03).

A Frente Parlamentar é a associação que se destinará a promover, juntamente com representantes da sociedade civil, de órgãos públicos e afins, o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para Mato Grosso. A Frente propõe gerar um amplo debate público, sugerir e definir leis, regulamentações e políticas capazes de impulsionar a transformação positiva da realidade socioeconômica mato-grossense.

Com a criação da Frente, serão realizados simpósios, seminários e outros eventos relacionados a divulgação da política em curso versus estado das coisas, e também a apresentação dos resultados das experiências.

Continue Reading

Política MT

Combate à dengue: Chico Guarnieri propõe programa de vacinação nas escolas

Published

on

Foto: JL Siqueira / ALMT

Diante do cenário preocupante do número de casos da dengue em nosso Estado, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a criação do programa “Escola Livre da Dengue”. A proposta prevê a vacinação dos estudantes, do ensino fundamental e médio, nas instituições de ensino públicas e privadas de Mato Grosso.

Guarnieri argumentou que foram 40 mil registros de dengue no Estado, em 2024. Neste ano, até esta quarta-feira (12.03), 9.365 casos já foram confirmados, segundo o painel da Secretaria de Saúde mato-grossense (SES).

A vacina da dengue, de acordo com a SES, está disponível apenas para a população de 10 a 14 anos e de janeiro do ano passado até 10 de março de 2025, foram administradas 39.368 doses.

“As crianças ficam vulneráveis devido à exposição em ambientes com grande concentração de pessoas e também estão com o sistema imunológico em desenvolvimento. As escolas são espaços estratégicos para campanhas de saúde pública, permitem um alcance amplo, sem a necessidade de deslocamentos para centros de saúde”, comentou o deputado.

O parlamentar destacou ainda que essa proposta reforçaria também o trabalho de prevenção contra a dengue, estimulando a conscientização tanto das crianças e adolescentes, e de deus familiares.

“O ambiente escolar é ideal para disseminação de informações sobre o combate ao mosquito transmissor e sobre as medidas preventivas que podem ser adotadas em casa”, completou.

O que prevê o projeto?

O projeto de Lei, apresentado nessa quarta-feira (12.03), na sessão plenária, em Cuiabá, prevê que os pais ou responsáveis devem ser notificados sobre o calendário vacinal e a importância de completar todas as doses da vacina.

“Deverão ser organizados ‘Dias D de Vacinação’ dentro das instituições de ensino, com o devido intervalo entre as doses do imunizante, facilitando o acesso à imunização”, indica o terceiro artigo.

Caberá às escolas acompanhar os índices de vacinação dos alunos e incentivar os responsáveis a garantirem a imunização completa. A SES poderá divulgar os dados de cobertura vacinal das instituições de ensino como forma de estimular a adesão.

O Poder Executivo poderá firmar convênios com os municípios, entidades privadas e organizações da sociedade civil para a execução dessas ações.

As instituições de ensino que atingirem altos índices de vacinação receberão o selo de “Escola protegida contra a dengue”, também sendo possível outras formas de premiação a critério da SES.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana