Tecnologia
Ataques de phishing continuam crescendo durante pandemia; saiba se proteger
Publicado
22 de maio de 2020 - 21:45
Os ataques de phishing a dispositivos móveis no Brasil cresceram 4% de março a abril, segundo levantamento da empresa de cibersegurança Kaspersky. O aumento vem seguido de uma alta de 124%, registrada no mês anterior.
Ataques de phishing são aqueles nos quais criminosos se disfarçam sob identidades confiáveis ( geralmente de empresas famosas ) a fim de roubar dados dos internautas. E o crescimento registrado em abril, por menor que seja, indica que os golpes desse tipo continuam em alta durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Leia também: Vai comprar online? Especialistas dão dicas para não cair em golpes
No mês passado, quando o aumento de 124% foi registrado pela Kaspersky, a empresa identificou que uma parcela significativa dos ataques de phishing estavam relacionados à pandemia. Muitos produtos e serviços falsos sobre a Covid-19 circularam, sobretudo no WhatsApp .
Por outro lado, o envio de malware (programas maliciosos que atacam celulares e computadores das vítimas) diminuiu 14% em abril. Para Thiago Marques, analista de segurança da Kaspesrky no Brasil, isso indica que os cibercriminosos estão focados ainda mais em ataques de phishing.
“A queda no índice de malware indica que os cibercriminosos estão se voltando para outras técnicas que estão dando mais retorno e que voltamos a um patamar ‘normal’ após um período de vunerabilidade gerado pela adoção massiva do home office pelas empresas. Porém os ataques de phishing se mantêm com um grande potencial de sucesso e o internauta precisa prestar atenção a esta ameaça”, diz o especialista.
Leia também: Golpes digitais aumentam na pandemia; veja as dicas do Google para se proteger
Como não cair em um ataque de phishing
Apesar de muito disseminados, os ataques de phishing são fáceis de serem evitados pelos usuários, bastando apenas alguns cuidados. Confira as dicas:
- Desconfie de promoções boas demais para ser verdade ou mensagens muito alarmantes e urgentes;
- Toda vez que receber links por e-mail, SMS ou WhatsApp, desconfie. Cheque se o endereço não parece suspeito ou estranho;
- Antes de clicar em um link, veja se ele é exatamente o endereço do serviço que diz representar, sem erros de ortografia ou mudanças de letras. Um ‘i’ maiúsculo, por exemplo, pode facilmente ser substituído por um ‘l’ minúsculo;
- Na dúvida, acesse a página oficial da empresa ao invés de clicar no link. As redes sociais da companhia também podem trazer informações sobre o tema. Por exemplo, se você recebeu uma promoção de uma loja online, vá diretamente ao site oficial da loja e procure pela oferta, ao invés de clicar no link recebido;
- Na dúvida da veracidade do endereço, não insira seus dados pessoais.

Tecnologia
Megavazamento pode trazer prejuízos a todos os brasileiros; saiba o que fazer
Publicado
26 de janeiro de 2021 - 13:24

O vazamento que expôs dados de quase todos os brasileiros , ultrapassando 220 milhões de CPFs tem deixado muita gente preocupada. E não é para menos: muito pior do que se esperava , o banco de dados inclui várias informações de cada uma dessas pessoas – vivas ou mortas -, como foto, endereço, telefone, e-mail e salário.
O problema é que, com tanta gente exposta, fica difícil saber quem está no meio e pode sofrer as possíveis consequências. Marco DeMello, presidente executivo da PSafe, empresa que foi a primeira a reportar o caso, disse ao Estadão que, dada a magnitude do vazamento , é difícil que algum brasileiro tenha ficado de fora. “A essa altura, todos os CPFs brasileiros estão nessa base de dados roubada. Estão lá meus familiares, meus sócios, minha equipe e qualquer coisa que eu pesquiso nos extratos. É assustador”, afirmou.
De acordo com apuração do Tecnoblog, todos os 223 milhões CPFs estão expostos gratuitamente, enquanto o restante dos dados está à venda na internet por valores que variam de US$ 0,075 a US$ 1 por CPF.
Isso significa que as informações podem ser compradas por cibercriminosos , que podem usá-las para aplicar diversos tipos de golpes, sobretudo os financeiros.
Você viu?
Com os tipos de dados presentes no vazamento, é possível que os golpistas assumam a identidade da vítima para fazer uma dívida, por exemplo. Além disso, é possível que as informações sejam usadas para praticar a chamada engenharia social, convencendo a vítima de que ela precisa passar mais dados – ou até dinheiro. Um CPF e um endereço roubados podem, por exemplo, serem usados para gerar um boleto tão legítimo que a vítima vai acreditar que deve pagá-lo.
Outra opção é que os criminosos usem dados de pessoas com mais visibilidade, como políticos ou executivos de alto cargo para extorquir dinheiro.
Por isso, é preciso que todas as pessoas estejam atentas a movimentações em contas e contatos por telefone, e-mail ou mensagem que sejam suspeitos. Caso algo fora do comum aconteça, o ideal é formalizar um boletim de ocorrência.
Por enquanto, ainda não se provou de onde vieram os dados vazados . Informações presentes no banco ligam as informações à empresa de análise de crédito Serasa Experian . A companhia nega relação e diz investigar o caso.
Tecnologia
YouTube bloqueia vídeo de Eduardo Bolsonaro sobre ivermectina
Publicado
25 de janeiro de 2021 - 11:53

O YouTube bloqueou um vídeo do canal do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL) sobre o uso de ivermectina para o tratamento de Covid-19 . O próprio deputado foi quem divulgou o ocorrido em sua conta no Twitter.
No vídeo, um médico fala sobre o uso de ivermectina no tratamento da Covid-19. Em seu perfil no Instagram , Eduardo publicou o mesmo conteúdo e escreveu: “ivermectina para tratamento profilático e precoce tem tido altíssimo sucesso de cura”. Vale lembrar que o medicamento não possui eficácia comprovada para curar ou prevenir a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Apesar do vídeo estar ativo no Instagram do deputado, o mesmo não aconteceu no YouTube , que bloqueou o conteúdo. A plataforma vem demonstrando esforço em excluir vídeos que desinformem os usuários a respeito da pandemia.
Ainda no Twitter, Eduardo Bolsonaro disse que está estudando com sua advogada “o que pode ser feito acerca desta e de outras situações semelhantes”.

Militares do exército são presos por fraudar documentos de armas no DF

Presidente da Câmara de São Paulo, Milton Leite recebe alta da Covid-19

Brasil volta a registrar mais de mil mortes por Covid-19 em um dia

São Paulo confirma três casos de variante do novo coronavírus de Manaus

Por que é importante observar o pH do shampoo?
Polícia


Veículo roubado em Cuiabá é recuperado pela Polícia Civil em Paranatinga
Assessoria | Polícia Civil-MT Um veículo Hyundai HB-20 roubado em Cuiabá foi recuperado pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira...


Drogas são tiradas de circulação em Cuiabá, Sinop, Rio Branco e Tangará da Serra
Policiais militares prenderam nesta segunda-feira (25.01), oito homens por tráfico de droga, na capital e mais três cidades do interior....


PM recupera carreta com 50 toneladas de defensivo agrícola roubado no estado do Pará
Policiais militares do Núcleo de Nova Nazaré (a 269 km de Cuiabá) recuperaram na madrugada desta terça-feira 26.01), uma carreta...
Mato Grosso


Terça-feira (26): Mato Grosso registra 210.567 casos e 5.019 óbitos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (26.01), 210.567 casos confirmados da Covid-19 em...


Diretores das escolas estaduais têm até 31 de janeiro para prestar contas
Os gestores das escolas estaduais de Mato Grosso têm até o dia 31 de janeiro para prestar contas sobre os...


Dois pacientes de Rondônia chegam a MT e são internados na UTI do Hospital Estadual Santa Casa
Mato Grosso recebeu nesta terça-feira (26.01) dois pacientes de Rondônia em estado grave da Covid-19. Transportados pela aeronave do Corpo...

Política MT


Sindicato pede apoio da ALMT para retorno de eventos controlados no estado
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), reuniu-se na manhã desta terça-feira (26) com...


Deputados discutem demandas da região sul na área da saúde
Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT Os deputados estaduais Sebastião Rezende (PSC) e Delegado Claudinei (PSL) debateram em reunião, na tarde...


Contribuintes questionam cobrança da taxa de licenciamento
Foto: Marcos Lopes Os proprietários de veículos de Mato Grosso devem efetuar o pagamento da Taxa de Renovação do Licenciamento...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra22 de janeiro de 2021 - 16:18
4 mortes por COVID-19 em 24 horas em Tangará da Serra
-
Cidades20 de janeiro de 2021 - 18:03
PM apreende envolvidos em pesca predatória em plena piracema
-
Tangará da Serra20 de janeiro de 2021 - 17:16
Mulher denuncia golpe aplicado no Instagram em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra22 de janeiro de 2021 - 16:00
Censo previdenciário começou nesta sexta em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra22 de janeiro de 2021 - 11:29
Motociclista morre ao bater em traseira de carreta próximo a Progresso
-
Tangará da Serra20 de janeiro de 2021 - 09:32
Polícia Civil prende envolvidos em roubo e tráfico de drogas em Tangará
-
Tangará da Serra21 de janeiro de 2021 - 14:35
PM prende acusado de tentar raptar a própria filha em Tangará
-
Tangará da Serra23 de janeiro de 2021 - 12:56
Veículos batem de frente e provocam acidente na Ismael do Nascimento