sábado, 07 de dezembro de 2024
Connect with us


BemRural

Aprosoja recebe Mendes, Fagundes e Taques e cobra fim do Fethab 2

Publicado em

Fortalecimento Institucional

Aprosoja recebe Mendes, Fagundes e Taques e cobra fim do Fethab 2

Diretoria da associação também apresentou viabilidade da construção da Ferrogrão


Ascom Aprosoja

29/09/2018

A diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) recebeu nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28) os três candidatos ao Governo do Estado mais bem colocados segundo pesquisas eleitorais. Mauro Mendes (DEM), Wellington Fagundes (PR) e o atual governador, Pedro Taques (PSDB), estiveram na associação para ouvir demandas do setor. 
 
A principal destas demandas foi a solicitação de que os candidatos façam o compromisso de não prorrogarem o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) 2, que termina legalmente em dezembro deste ano. O pedido da diretoria representa uma solicitação de toda a base de associados da Aprosoja, de mais de 5.500 produtores rurais, que pede o fim da cobrança do fundo. 
 
 
A principal justificativa é que os valores do Fethab 2 não foram aplicados para finalidade que o fundo foi criado. Ou seja, destinados para construção e manutenção de infraestrutura rodoviária de Mato Grosso. Exatamente por isso a Aprosoja chegou a entrar na justiça, em junho deste ano, contra o Governo de Mato Grosso por desvio de finalidade e solicitando também a suspensão da cobrança. De acordo com a Aprosoja, o Fethab 2 arrecadou em torno de R$ 400 milhões só em 2017 e neste ano deve arrecadar valor superior. 
 
“O que nós queremos, agora, é garantir que este fundo não seja renovado, independente de quem assumir o Governo. O fundo se mostrou inviável e é um preço que não podemos mais pagar. Por isso chamamos os candidatos: para que eles façam um compromisso com o setor”, afirma Antonio Galvan. 
 
O atual governador, Pedro Taques, reiterou o compromisso de não renovar o Fethab 2. 
 
Ferrogrão – Também foi apresentado aos candidatos ao Governo de Mato Grosso o projeto de construção da Ferrogrão, ferrovia que ligará Sinop (MT) a Miritituba (PA). A diretoria da Aprosoja irá se reunir em seus Núcleos para discutir e levar a proposta da construção da Ferrogrão. 
 
“Com a Ferrogrão pode haver uma possível valorização de imóveis, com certeza uma redução substancial do frete e uma agregação de valor no produto ou chegando mais barato aos centros consumidores”, explica Galvan. 
O projeto da Ferrogrão foi apresentado aos candidatos porque haverá necessidade que o mesmo participe na arrecadação para construção da mesma. Também foi demonstrado aos mesmos que o Estado tem a ganhar com a construção da ferrovia (mais emprego, mais arrecadação, menor custo de mercadorias que podem retornar, como combustíveis, etc).
 

Fonte: Ascom Aprosoja


Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215

Email: [email protected]

BemRural

Após “luta” de 1h30, jaú de 150 kg é pescado e solto novamente no rio em Tangará

Published

on

Foto: G1

Uma “luta” travada entre pescador e peixe levou cerca de uma hora e meia. Mas não era qualquer peixe. O animal em questão trata-se de um jaú que pesa cerca de 150 quilos. Essa história, que não é conversa de pescador, aconteceu em Tangará da Serra no rio Sepotuba e foi destaque no noticiário de Mato Grosso.

O empresário Lucas Torrente e seus amigos é que pescaram o jaú de 150 kg. Entre fisgar o bicho e levá-lo ate um barranco, se passaram uma hora e meia. Depois de toda essa peleia, o peixão foi solto e voltou para as águas do Sepotuba.

De acordo com o biólogo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Valdo Troy, em entrevista concedida ao portal G1, um peixe deste peso é uma exceção e tem um papel essencial, que é controlar a população de peixes.

“Seria humanamente impossível brigar sozinho com um peixe daquele tamanho. Foi essencial a experiência junto com meus parceiros, porque o jaú é um peixe muito forte”, disse Lucas, que fisgou o bicho, ao portal. “Ele passava tranquilamente uns 150 kg. Se a gente submetesse ele a uma balança, poderia machucá-lo. Então, nós o soltamos e a dúvida ficou”, completou.

Continue Reading

BemRural

FRANGO/CEPEA: Demanda externa cresce; preços sobem no Brasil

Published

on


Cepea, 08/04/2022 – A maior demanda internacional pela carne de frango motivou altas nos preços domésticos da proteína, segundo informações do Cepea. Com menor disponibilidade interna de muitos produtos, como peito e filé, vendedores seguem elevando as cotações, buscando garantir a margem frente ao custo de produção ainda alto. Além das exportações, o período de início de mês, com o recebimento do salário por parte da população, também favoreceu as altas nos preços. De acordo com dados da Secex, 385 mil toneladas de carne de frango foram exportadas em março, quantidade 13,3% acima da observada em fevereiro e ainda 4,8% maior que a exportada em março/21. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: CEPEA

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana