Foto: Ronaldo Mazza
A Assembleia Legislativa deu início aos trabalhos de reforma e ampliação do espaço físico e modernização da acústica da rádio AL 89,5. As mudanças são parte da política de transparência implementada pela atual Mesa Diretora de informar, cada vez mais, ao cidadão sobre tudo que ocorre no Parlamento.
A secretária de Comunicação da ALMT, Rosemeire Felfili explica que a meta é imprimir maior qualidade dos serviços, com a modernização e informatização dos veículos. A Assembleia Legislativa conta com o portal www.al.mt.gov.br, a TVAL, redes sociais e a rádio AL, que agora está passando pelo processo de modernização.
“Vamos ampliar o espaço físico da rádio que passará de dois para três estúdios, mas o grande diferencial é a reforma de toda acústica. Vamos contar com o que há de mais moderno em termos de rádio”, entaiza a secretária. Para que os trabalhos sejam feitos, a programação local está suspensa e voltará no dia 3 de dezembro, quando acontece a inaugura das novas instalações. Neste período, a rádio AL opera em rede com a rádio Câmara de Brasília, 24 horas no ar.
O gerente da rádio AL, jornalista Jaime Neto, explica que na primeira etapa, com a ampliação do espaço, a rádio ganhará um novo estúdio, recepção e uma nova redação. Na segunda etapa, a nova acústica vai ganhar mais qualidade: “Com a mudança, o ouvinte receberá as informações com melhor qualidade de som. Hoje temos alguns problemas de acústica, que não mais correrão”, garante Jaime.
A equipe que faz a programação jornalística da rádio avalia que as novas mudanças vão resultar em melhor qualidade na apresentação do trabalho ao ouvinte. “Vamos contar com uma infraestrutura ainda mais profissional, com software de geração de conteúdo mais inovador. No jornalismo isso será um diferencial importante que imprimirá mais qualidade ao produto final a ser entregue ao ouvinte”, disse Bruno Pini.
“O isolamento acústico na parte de jornalismo é tudo. Quando estamos com um entrevistado o barulho externo influencia na concentração e raciocínio, então essas melhorias vão impactar na qualidade final do nosso trabalho”, ratificou Cleber Dias. “Com novos estúdios vamos incrementar, por exemplo, a edição de áudios que poderão ser utilizados ao longo de uma entrevista ao vivo com um entrevistado, isso dinamiza o nosso trabalho”, avalia o repórter Luck Marlon.
Segundo a secretária Rosemeire Felfili, para 2019 a meta é que sejam disponibilizados novos e mais modernos equipamentos. Entre essas mudanças, a rádio vai inovar com a instalação de câmeras que vão possibilitar a transmissão da programação local também pelas redes sociais, especialmente pelo youtube. “Hoje as rádios deixaram de ser só áudio e estão em vídeo, em todos os canais das redes sociais, e há um projeto e uma programação para que possamos acompanhar essa modernização, vamos estar a frente, com o que há de mais moderno”, afiançou.
Programação – O ouvinte da rádio AL pode aguardar ainda para 2019, a mudança na grade programação. Segundo Jaime Neto, houve uma mudança há cerca de um ano e meio e há projetos para nova programação a partir do segundo semestre de 2019. “Vamos mexer na grade para atender melhor ao ouvinte. Nossa meta é fazer sempre uma programação que amplie o acesso do cidadão a informações relevantes e, ao mesmo tempo, de qualidade”, afirmou.