Política MT
ALMT aguarda posição do governo sobre Hospital Regional de Rondonópolis
Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT
O governo do estado deverá se posicionar em breve sobre a situação do Hospital Regional de Rondonópolis, que atende a população dos 19 municípios que fazem parte do Consórcio Municipal de Saúde da Região Sul. Ontem, os deputados Eduardo Botelho (DEM – presidente da Assembleia Legislativa), Janaína Riva (MDB), Guilherme Maluf (PSDB), Dr. Leonardo (SD) e o eleito Thiago Silva (MDB) receberam uma comitiva de representantes da região para resolver o impasse e impedir a suspensão dos atendimentos de urgência e emergência.
Gerenciado pelo Instituto Gerir, segundo a comitiva, a unidade de saúde não efetua o pagamento a fornecedores e médicos há quatro meses. E por isso defendem a intervenção do Estado no hospital. Contudo, em reunião realizada ainda pela manhã com o secretário de Saúde, Luiz Soares, esse pedido foi descartado por questões jurídicas.
“Temos dialogado com a direção do hospital e com o governo para conseguir solução porque o hospital corre o risco de fechar as portas prejudicando muitos pacientes. Por isso, recorremos a força política para sensibilizar o governo para que haja a intervenção. A situação é bastante dramática!”, afirmou o presidente do Consórcio Municipal de Saúde da Região Sul, prefeito de Poxoréu, Nelson Paim, ao acrescentar que receberam a informação de que os repasses do governo estão atrasados há 45 dias.
À tarde, durante a reunião na Presidência da ALMT, Botelho informou aos representantes do Consórcio, que vai aguardar o posicionamento, já que a Secretaria Estadual de Saúde – SES, através do secretário adjunto de Gestão Hospitalar, Cassiano Falleiros, irá trabalhar junto à direção do hospital para fazer um levantamento sobre a situação.
Botelho defende uma solução definitiva para a área de Saúde. “O próximo governo tem que criar um projeto mais eficaz para a saúde porque estamos vivendo apagando incêndio. A cada hora é uma região com problema, um hospital que está fechando. Então, precisamos encontrar uma solução. Já dei algumas sugestões ao governador eleito Mauro Mendes, que seria de ampliar o fundo da saúde, diminuir a renúncia fiscal de quase R$ 3,8 bilhões para aplicar nesse fundo para resolver a situação”, explicou.
O secretário municipal de Saúde de Juscimeira, Nassin Farah confirmou que a situação é caótica. “Em julho foi o último repasse do hospital aos fornecedores e equipe médica. O hospital não tem nem material para fazer cirurgias”, questionou.
“Continuar com essa mesma empresa gerindo o hospital não é mais viável”, ressaltou o deputado eleito Thiago Silva.

A deputada Janaína, que intermediou a reunião, cobrou uma solução. “Convocamos e pedimos uma reunião com prefeitos e secretários de saúde da região sul, junto com o presidente Botelho, para que ele possa usar da liderança e da força que a Assembleia representa com o Governo do Estado para chegar a uma solução com relação ao hospital regional de Rondonópolis. Sabemos da dificuldade que o hospital tem hoje para honrar as suas obrigações, faltando até insumos. Queremos saber o que está acontecendo. A maioria que está aqui defende a intervenção imediata por parte do governo, mas está claro que não há interesse em fazê-la. Então, é um grito de socorro, de desespero ao presidente Botelho para que se tome uma iniciativa e possa nos ajudar a chegar a uma solução”, esclareceu a deputada.

Política MT
Chico Guarnieri propõe Espaços de Acolhimento às Vítimas de Violência Doméstica nos Hospitais Regionais de Mato Grosso
Com o objetivo de ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a criação de Espaços de Acolhimento nos Hospitais Regionais de Mato Grosso.
Conforme o Projeto de Lei, apresentado nesta quarta-feira (28.05), o espaço contará com uma equipe multidisciplinar composta, preferencialmente por profissionais mulheres, sendo: assistentes sociais, psicólogas, psiquiatras, médicas, enfermeiras e assessoras jurídicas.
A proposta é que o hospital disponibilize um espaço físico para que haja um atendimento diferenciado, de forma sigilosa, humanizada, disponível 24 horas por dia.
O parlamentar comentou que no Hospital Municipal de Cuiabá existe esse espaço. Porém, preciso disseminar o atendimento para além da Capital.
De acordo com dados do painel “Violência Contra a Mulher”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Mato Grosso, no primeiro trimestre de 2025, foram registrados 70 novos processos de feminicídio e 6.531, de violência doméstica, além de 4.867 medidas protetivas.

“Apesar de toda a rede de apoio que já existe em Mato Grosso, a nossa proposta é que esse espaço nos hospitais regionais facilite o acesso, e consequentemente a acolhida, necessária à mulher vítima de violência doméstica e familiar”, destacou Chico Guarnieri.
Política MT
Proposto por Chico Guarnieri, roteiro de visita técnica em locais turísticos é aprovado pela CICT

Foto: Gilberto Leite / ALMT
O roteiro de visitas técnicas aos locais turísticos de Mato Grosso, proposto pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD), foi aprovado pela Comissão de Indústria, Comércio e Turismo (CICT) da Assembleia Legislativa. A reunião foi realizada nesta terça-feira (20.05). A ideia do parlamentar, que é também o presidente da Comissão, é avaliar o potencial turístico e industrial do estado, para construir um diagnóstico detalhado que contribua com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional.
“Vamos rodar o estado de Mato Grosso por inteiro, escutando a população, empresários, gestores locais e conhecendo de perto as demandas e vocações econômicas de cada região”, explicou Guarnieri.
A previsão é que as visitas comecem em junho, pela região Noroeste. Devem ser visitados os municípios de Barra do Bugres (cidade natal de Chico Guarnieri), Brasnorte, Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra.
“Queremos ver de perto as iniciativas que estão dando certo e entender os desafios enfrentados pelas cadeias do turismo, comércio e indústria nessas localidades. Vamos trabalhar para impulsionar o desenvolvimento regional com base na escuta e na articulação com os atores locais”, afirmou
As visitas técnicas também serão estendidas para a região do Araguaia, Vale do Rio Jauru, além da própria Baixada Cuiabana.
“Essas regiões têm enorme potencial turístico que precisa ser valorizado e promovido. O turismo, aliado ao comércio e à indústria local, pode gerar emprego, renda e desenvolvimento sustentável para centenas de famílias”, enfatizou o deputado Júlio Campos, que também é membro da Comissão.

Com o roteiro aprovado, a CICT poderá articular as visitas aos municípios com apoio do poder público local.
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Motocicleta furtada durante Lei Seca é recuperada pela DERF em Tangará
-
Tangará da Serra12 horas atrás
Homem é preso em flagrante após furtar picanha em supermercado de Tangará
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Colisão entre triciclo e moto deixa três feridos no centro de Tangará
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Carro invade preferencial e causa acidente em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Capitão da Polícia Militar de Brasnorte é exonerado após insultar e agredir soldado
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Polícia Civil recupera carro roubado, identifica e prende criminoso em Tangará
-
Tangará da Serra11 horas atrás
Carro pega fogo e Corpo de Bombeiros controla incêndio em Tangará
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Tangará sedia 1º Workshop de Segurança de Barragens com foco em legislação e fiscalização