domingo, 23 de março de 2025
Connect with us


Política MT

ALMT aguarda posição do governo sobre Hospital Regional de Rondonópolis

Publicado em

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

O governo do estado deverá se posicionar em breve sobre a situação do Hospital Regional de Rondonópolis, que atende a população dos 19 municípios que fazem parte do Consórcio Municipal de Saúde da Região Sul. Ontem, os deputados Eduardo Botelho (DEM – presidente da Assembleia Legislativa), Janaína Riva (MDB), Guilherme Maluf (PSDB), Dr. Leonardo (SD) e o eleito Thiago Silva (MDB) receberam uma comitiva de representantes da região para resolver o impasse e impedir a suspensão dos atendimentos de urgência e emergência.

Gerenciado pelo Instituto Gerir, segundo a comitiva, a unidade de saúde não efetua o pagamento a fornecedores e médicos há quatro meses. E por isso defendem a intervenção do Estado no hospital. Contudo, em reunião realizada ainda pela manhã com o secretário de Saúde, Luiz Soares, esse pedido foi descartado por questões jurídicas.

“Temos dialogado com a direção do hospital e com o governo para conseguir solução porque o hospital corre o risco de fechar as portas prejudicando muitos pacientes. Por isso, recorremos a força política para sensibilizar o governo para que haja a intervenção. A situação é bastante dramática!”, afirmou o presidente do Consórcio Municipal de Saúde da Região Sul, prefeito de Poxoréu, Nelson Paim, ao acrescentar que receberam a informação de que os repasses do governo estão atrasados há 45 dias.

À tarde, durante a reunião na Presidência da ALMT, Botelho informou aos representantes do Consórcio, que vai aguardar o posicionamento, já que a Secretaria Estadual de Saúde – SES, através do secretário adjunto de Gestão Hospitalar, Cassiano Falleiros, irá trabalhar junto à direção do hospital para fazer um levantamento sobre a situação.

Botelho defende uma solução definitiva para a área de Saúde. “O próximo governo tem que criar um projeto mais eficaz para a saúde porque estamos vivendo apagando incêndio. A cada hora é uma região com problema, um hospital que está fechando. Então, precisamos encontrar uma solução. Já dei algumas sugestões ao governador eleito Mauro Mendes, que seria de ampliar o fundo da saúde, diminuir a renúncia fiscal de quase R$ 3,8 bilhões para aplicar nesse fundo para resolver a situação”, explicou.

O secretário municipal de Saúde de Juscimeira, Nassin Farah confirmou que a situação é caótica. “Em julho foi o último repasse do hospital aos fornecedores e equipe médica. O hospital não tem nem material para fazer cirurgias”, questionou.

“Continuar com essa mesma empresa gerindo o hospital não é mais viável”, ressaltou o deputado eleito Thiago Silva.

A deputada Janaína, que intermediou a reunião, cobrou uma solução. “Convocamos e pedimos uma reunião com prefeitos e secretários de saúde da região sul, junto com o presidente Botelho, para que ele possa usar da liderança e da força que a Assembleia representa com o Governo do Estado para chegar a uma solução com relação ao hospital regional de Rondonópolis. Sabemos da dificuldade que o hospital tem hoje para honrar as suas obrigações, faltando até insumos. Queremos saber o que está acontecendo. A maioria que está aqui defende a intervenção imediata por parte do governo, mas está claro que não há interesse em fazê-la. Então, é um grito de socorro, de desespero ao presidente Botelho para que se tome uma iniciativa e possa nos ajudar a chegar a uma solução”, esclareceu a deputada.

Política MT

Combate à dengue: Chico Guarnieri propõe programa de vacinação nas escolas

Published

on

Foto: JL Siqueira / ALMT

Diante do cenário preocupante do número de casos da dengue em nosso Estado, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a criação do programa “Escola Livre da Dengue”. A proposta prevê a vacinação dos estudantes, do ensino fundamental e médio, nas instituições de ensino públicas e privadas de Mato Grosso.

Guarnieri argumentou que foram 40 mil registros de dengue no Estado, em 2024. Neste ano, até esta quarta-feira (12.03), 9.365 casos já foram confirmados, segundo o painel da Secretaria de Saúde mato-grossense (SES).

A vacina da dengue, de acordo com a SES, está disponível apenas para a população de 10 a 14 anos e de janeiro do ano passado até 10 de março de 2025, foram administradas 39.368 doses.

“As crianças ficam vulneráveis devido à exposição em ambientes com grande concentração de pessoas e também estão com o sistema imunológico em desenvolvimento. As escolas são espaços estratégicos para campanhas de saúde pública, permitem um alcance amplo, sem a necessidade de deslocamentos para centros de saúde”, comentou o deputado.

O parlamentar destacou ainda que essa proposta reforçaria também o trabalho de prevenção contra a dengue, estimulando a conscientização tanto das crianças e adolescentes, e de deus familiares.

“O ambiente escolar é ideal para disseminação de informações sobre o combate ao mosquito transmissor e sobre as medidas preventivas que podem ser adotadas em casa”, completou.

O que prevê o projeto?

O projeto de Lei, apresentado nessa quarta-feira (12.03), na sessão plenária, em Cuiabá, prevê que os pais ou responsáveis devem ser notificados sobre o calendário vacinal e a importância de completar todas as doses da vacina.

“Deverão ser organizados ‘Dias D de Vacinação’ dentro das instituições de ensino, com o devido intervalo entre as doses do imunizante, facilitando o acesso à imunização”, indica o terceiro artigo.

Caberá às escolas acompanhar os índices de vacinação dos alunos e incentivar os responsáveis a garantirem a imunização completa. A SES poderá divulgar os dados de cobertura vacinal das instituições de ensino como forma de estimular a adesão.

O Poder Executivo poderá firmar convênios com os municípios, entidades privadas e organizações da sociedade civil para a execução dessas ações.

As instituições de ensino que atingirem altos índices de vacinação receberão o selo de “Escola protegida contra a dengue”, também sendo possível outras formas de premiação a critério da SES.

Continue Reading

Política MT

Dr. João age com sensibilidade e garante cerimônia de formatura para alunos vítimas de golpe

Published

on

Em um gesto de sensibilidade e compromisso com a comunidade acadêmica, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Dr. João (MDB), mobilizou esforços para garantir a realização da cerimônia de Colação de Grau de centenas de formandos da Faculdade Invest, após um golpe aplicado por uma empresa de eventos. A solenidade, que estava ameaçada, será realizada no Teatro Zulmira Canavarros, graças à intervenção do parlamentar e de sua equipe.

Os formandos das turmas de Direito, Ciências Contábeis, Pedagogia, Psicologia, Técnico de Enfermagem, Recursos Humanos e ADS – TI haviam contratado a empresa Imagem e Eventos, indicada pela própria Faculdade Invest, para organizar a cerimônia de Colação de Grau, marcada para o dia 17 de fevereiro de 2025. No entanto, após realizar todos os pagamentos e custas, além de tirar fotos com suas famílias, os alunos foram surpreendidos com o fechamento da empresa e o desaparecimento dos responsáveis, deixando-os sem local e estrutura para o evento.

Diante da situação desesperadora, a aluna Tamyres dos Santos, do curso de Direito, tomou a iniciativa de buscar ajuda. Ela acionou o vereador Alessandro Moreira e o deputado Dr. João, por meio de seu chefe de gabinete, Wagner Belmiro Teixeira. Sensibilizados com a causa, a equipe do deputado, juntamente com a cerimonialista Marta Martinez, mobilizaram-se para encontrar uma solução.

Com o apoio do deputado Dr. João, foi autorizada a concessão – de forma excepcional, por conta do fato – do Teatro Zulmira Canavarros, localizado na Assembleia Legislativa, para a realização da cerimônia.

O deputado Dr. João destacou a importância de não deixar que os alunos fossem prejudicados em um dos momentos mais significativos de suas vidas. “Fiquei profundamente sensibilizado com a situação desses jovens, que dedicaram anos de estudo e esforço para alcançar essa conquista. Não poderíamos permitir que um golpe tirasse deles a oportunidade de celebrar a Colação de Grau com suas famílias e amigos. Foi uma honra poder ajudar e garantir que esse sonho se realizasse”, afirmou o parlamentar.

Dr. João ainda ressaltou o trabalho em equipe e a importância da mobilização rápida para resolver o problema. “Agradeço ao vereador Alessandro Moreira e toda nossa equipe pelo empenho e dedicação. Juntos, conseguimos encontrar uma solução que atendeu a todos os formandos e suas famílias”, completou.

Impacto para os Formandos

A iniciativa do deputado Dr. João e sua equipe trouxe alívio e esperança para os formandos. A aluna Tamyres dos Santos, que liderou a busca por ajuda, agradeceu o apoio recebido. “Estávamos desesperados, mas o deputado Dr. João e sua equipe nos deram um novo ânimo. Saber que nossa colação será realizada em um local tão especial como o Teatro Zulmira Canavarros é uma grande vitória para todos nós”, disse.

A Colação de Grau acontecerá no dia 19 de fevereiro, a partir das 19 horas.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana