quinta, 16 de janeiro de 2025
Connect with us


BemRural

Agricultores demandam projetos por meio do CT Soja

Publicado em

Sustentabilidade

Agricultores demandam projetos por meio do CT Soja

Expedição da Aprosoja percorre Mato Grosso para ouvir produtores rurais e verificar safra de soja


22/10/2018

O Circuito Tecnológico Etapa Soja volta à estrada nesta semana. De 22 a 26 de outubro, as oito equipes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) percorrem as regiões Sul e Leste para conversar com produtores rurais, recolher amostras de sementes e fertilizantes e, ainda, verificar o andamento da safra de soja no estado.

 

A expedição chega à décima edição levando informação sobre a Aprosoja aos agricultores e trazendo para a associação as demandas do campo. Por meio do evento, diversos projetos já foram criados para melhorar a vida de quem vive no campo em Mato Grosso.

 

O projeto Classificador Legal é um dos exemplos. A partir das reclamações dos agricultores em relação à classificação de grãos – que até hoje não tem uma legislação específica, a Aprosoja disponibilizou para os associados profissionais classificadores, credenciados pelo Ministério da Agricultura,  para fazer a contraprova em caso de dúvidas. 

 

Também o projeto Semente Forte utiliza os seis classificadores de grãos para recolher amostras de sementes. Para ter validade e respaldo jurídico, caso necessário, as sementes devem ser recolhidas pelos profissionais no máximo em 10 dias, contados da chegada na fazenda, e seguir os parâmetros estabelecidos na legislação para acondicionamento de sementes, na fazenda. Após a coleta, que deve seguir o padrão do Mapa, o material é remetido para o laboratório.

 

Ainda das conversas com os agricultores no campo, surgiu o Armazena MT, projeto que fomenta a armazenagem própria dos produtores rurais, individualmente ou por meio de cooperativas, no estado. A Aprosoja busca minimizar a burocracia de acesso ao crédito para a construção de armazéns e dar a correta orientação para os produtores interessados em investir.

 

Há ainda o projeto Monitor, uma parceria da Aprosoja com a secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) para a segurança na área rural do estado. Por meio deste projeto, diversas ações foram implementadas, como o fornecimento de um número de Whatsapp para denúncias de roubos e furtos, palestras da SESP durante o evento Circuito Aprosoja e um estreitamento das relações entre polícia e produtor rural para coibir os crimes no campo.

 

Desta forma, o Circuito Tecnológico Etapa Soja, além de trazer informações técnicas sobre as lavouras de soja e pautar a Aprosoja com demandas do produtor rural, também rende frutos práticos, transformando os anseios em realidade.

 

Fonte: Ascom Aprosoja


Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215

Email: [email protected]

BemRural

Após “luta” de 1h30, jaú de 150 kg é pescado e solto novamente no rio em Tangará

Published

on

Foto: G1

Uma “luta” travada entre pescador e peixe levou cerca de uma hora e meia. Mas não era qualquer peixe. O animal em questão trata-se de um jaú que pesa cerca de 150 quilos. Essa história, que não é conversa de pescador, aconteceu em Tangará da Serra no rio Sepotuba e foi destaque no noticiário de Mato Grosso.

O empresário Lucas Torrente e seus amigos é que pescaram o jaú de 150 kg. Entre fisgar o bicho e levá-lo ate um barranco, se passaram uma hora e meia. Depois de toda essa peleia, o peixão foi solto e voltou para as águas do Sepotuba.

De acordo com o biólogo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Valdo Troy, em entrevista concedida ao portal G1, um peixe deste peso é uma exceção e tem um papel essencial, que é controlar a população de peixes.

“Seria humanamente impossível brigar sozinho com um peixe daquele tamanho. Foi essencial a experiência junto com meus parceiros, porque o jaú é um peixe muito forte”, disse Lucas, que fisgou o bicho, ao portal. “Ele passava tranquilamente uns 150 kg. Se a gente submetesse ele a uma balança, poderia machucá-lo. Então, nós o soltamos e a dúvida ficou”, completou.

Continue Reading

BemRural

FRANGO/CEPEA: Demanda externa cresce; preços sobem no Brasil

Published

on


Cepea, 08/04/2022 – A maior demanda internacional pela carne de frango motivou altas nos preços domésticos da proteína, segundo informações do Cepea. Com menor disponibilidade interna de muitos produtos, como peito e filé, vendedores seguem elevando as cotações, buscando garantir a margem frente ao custo de produção ainda alto. Além das exportações, o período de início de mês, com o recebimento do salário por parte da população, também favoreceu as altas nos preços. De acordo com dados da Secex, 385 mil toneladas de carne de frango foram exportadas em março, quantidade 13,3% acima da observada em fevereiro e ainda 4,8% maior que a exportada em março/21. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: CEPEA

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana