quarta, 18 de junho de 2025
Connect with us


Política MT

Administradores e corretores de imóveis são homenageados na ALMT

Publicado em

Foto: HELDER FARIA / ALMT

Profissionais administradores e corretores de imóveis foram homenageados, na noite desta segunda-feira (12), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. Com a iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), foram entregues 23 títulos de Cidadão Mato-grossense e 37 Moções de Aplausos em reconhecimento ao trabalho realizado por essas personalidades, ao desenvolvimento da profissão e das empresas, gerando novas oportunidades para Mato Grosso avançar.

A sessão especial também reverenciou os 25 anos do curso de Administração da Universidade de Cuiabá (Unic) e também a ascensão do Conselho Regional de Administração que se tornou o 1º Conselho de Fiscalização Profissional do Brasil a ser sustentável, gerando sua própria energia, através de usina fotovoltaica. 

“Estamos reunidos nesta sessão especial e histórica para homenagear pessoas que com seu trabalho e suor engrandecem nosso estado e fazem nossas vidas serem cada dia melhor. Por isso, são merecedores dos títulos que aqui hoje irão receber. Sinto-me honrado de poder dizer, através desta horaria, a todos vocês nosso muito obrigado por serem a história viva do desenvolvimento e do progresso de nosso estado”, discursou Botelho.

O presidente lembrou que muitas instituições e empresas, principalmente aquelas que têm compromisso com a produtividade, a qualidade e os demais aspectos positivos do universo empresarial, sabem que a Administração é a mola propulsora do desenvolvimento e também da prosperidade. “Através de todos vocês quero homenagear também o curso de Administração da Universidade de Cuiabá (Unic), que completou 25 anos nesse ano. Esta instituição está no coração de todos os mato-grossenses pelos relevantes serviços prestados ao nosso estado”, acrescentou.

Da mesma forma, reconheceu os valores dos corretores. “Muito além do ato de prospectar clientes, o corretor tem a chave para a realização de sonhos. Ser corretor é plantar sementes, criar raízes e colher os frutos de seu trabalho. É ajudar a transformar sonhos em realidade e ser grato por participar das conquistas da vida das outras pessoas. Ter auxílio de um corretor é indispensável na hora de negociar um imóvel. Não há segurança sem a presença de um profissional. Dados nacionais indicam que mais de 20% da economia nacional é gerada pelo mercado imobiliário. Isto gera emprego e renda em toda a sociedade”, afirmou o deputado.

Durante o evento, o presidente do Conselho Regional de Administração (CRA), Hélio Tito Simões de Arruda, agradeceu a homenagem e relatou as dificuldades enfrentadas à criação do CRA. “Esse reconhecimento é um momento muito significativo para nós”.

Natural de Porto Alegre/RS, o vice-presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, Luiz Barcellos, chegou a Mato Grosso em 1971 e foi um dos homenageados com título de Cidadão Mato-grossense. Ele lembrou a participação dos profissionais no desenvolvimento urbano e rural, a exemplo do trabalho indispensável dos profissionais que impulsionam as cidades que representam a força do agronegócio e de programas como o Minha Casa, Minha Vida, que realiza sonhos.

“Estou muito feliz pela oportunidade. Receber esse título é muito gratificante. Minha palavra hoje é gratidão!”, afirmou a secretária de Comunicação da ALMT, Rosimeire Felfilli, formada em Administração pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra, que recebeu moção de aplausos.

“É uma grande honra e fico muito grata com essa homenagem. Mato Grosso nos acolheu muito bem!”, destacou a escritora Leni Chiarello Ziliotto, de Sinop, que também presenteou o presidente Botelho com algumas de suas obras. Natural de Guaporé, no Rio Grande do Sul, está em Mato Grosso desde 2011.

Outro homenageado foi o diretor do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), Claudecir Contreira, que chegou em Mato Grosso em 1979. Natural de Santa Helena (Paraná), atua no mercado imobiliário desde 2000. “Somos um estado privilegiado, o agronegócio nos joga pra cima e o nosso setor contribui sobremaneira para o desenvolvimento de Mato Grosso”.

O conselheiro do Tribunal de Constas do Estado (TCE), Isaias Lopes da Cunha também destacou a homenagem. “Quero agradecer o deputado Botelho pelo título de cidadão. Sinto-me muito feliz por esse reconhecimento e agradeço também a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa”, concluiu.

Confira a lista dos homenageados:

TÍTULO CIDADÃO MATO-GROSSENSE 2018
1. ADILTON DOS SANTOS
2. ANA CLAUDIA GUTIERREZ DE OLIVEIRA
3. AQUILES MAFINI
4. CLAUDECIR ROQUE CONTREIRA
5. EUDES GOMES PEREIRA
6. GESSI CARMEM ROSTIROLLA
7. GLEDISSON FLEURY
8. HEITOR RIBEIRO TEIXEIRA
9. HUGO RODRIGUES PFANNEMÜLLER
10. ISAIAS LOPES DA CUNHA
11. JUAREZ VARGAS PINTO
12. JULIO CESAR DE ALMEIDA BRAZ
13. KEILA CARDOSO DOS SANTOS
14. LENI CHIARELLO ZILIOTTO
15. LEONARDO LUIZ ARTUZI
16. LUIS ALBERTO NESPOLO
17. LUIZ FERNANDO PINTO BARCELLOS
18. MARTA SILVA CAMPOS
19. MONTENEGRO ESCOBAL
20. ROSA SARTOR GRANDO
21. WELINTON GIOVANE PASDIORA
22. WERNER LUIZ REUTER
23. WILIANS SILVA SALUSTIANO

MOÇÃO DE APLAUSO
1. ALEXSSANDRO NEVES BOTELHO
2. AMILCAR PACHECO DOS SANTPS
3. CARLOS ABRAAO GAIA
4. CASSIA REGIS LOPES
5. CESAR ALBERTO MIRANDA LIMA SANTOS COSTA
6. CLAUDIA CAMPO LEITE DIELLO
7. EDSON TROMBINE JUNIOR
8. ELEN GUIMARÃES DE SOUSA SIMMONDS
9. ESDRAS WARLEY NUNES DE JESUS
10. GELSIR CALEGARO
11. GERALDO CERILO de campos
12. IVO GUYSS
13. JOSE FABRICIO DA SILVA NASCIMENTO
14. KATIA APARECIDA REIS DE OLIVEIRA ARRUDA
15. KLEBER FERREIRA RIBEIRO
16. LAUDES MACHADO DA SILVA LIMA
17. LECIO VICTOR MONTEIRO DA SILVA COSTA
18. LUCIENE ALMEIDA DA CUNHA
19. LUIS CARLOS WEBER LEÃO
20. MARCELO SCHMOLLER SCHILICKMAN
21. MARCIA H. MILESI RETIZ
22. MARIA ANGELICA MOTTA DA SILVA ESSER
23. MARINALVA PEREIRA DOS SANTOS
24. NASSER OKDE
25. NORMA SUELI DA COSTA ANDRADE
26. OSVALDO CHEROBINO GORI
27. PEDRO SCOZZIEIRO DE ARRUDA
28. PRISCILA ROSA DA SILVA
29. RAFIG BADIE DAUD
30. RODRIGO YAWATA CHAGAS
31. RONALD TAVARES PIRES DA SILVA
32. ROSIMEIRE CEZAR REIS FELFILI
33. SAMUEL ALBERNAZ
34. SANDRA ANDRADE DE GOUVEA COSTA
35. SANDRA REGINA FONTES RIBEIRO GOMES
36. SERGIO GOLTZ MEYER
37. SILMARA TEIXEIRA CAMARGO

Política MT

Chico Guarnieri propõe Espaços de Acolhimento às Vítimas de Violência Doméstica nos Hospitais Regionais de Mato Grosso

Published

on

Com o objetivo de ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a criação de Espaços de Acolhimento nos Hospitais Regionais de Mato Grosso.

Conforme o Projeto de Lei, apresentado nesta quarta-feira (28.05), o espaço contará com uma equipe multidisciplinar composta, preferencialmente por profissionais mulheres, sendo: assistentes sociais, psicólogas, psiquiatras, médicas, enfermeiras e assessoras jurídicas.

A proposta é que o hospital disponibilize um espaço físico para que haja um atendimento diferenciado, de forma sigilosa, humanizada, disponível 24 horas por dia.

O parlamentar comentou que no Hospital Municipal de Cuiabá existe esse espaço. Porém, preciso disseminar o atendimento para além da Capital.

De acordo com dados do painel “Violência Contra a Mulher”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Mato Grosso, no primeiro trimestre de 2025, foram registrados 70 novos processos de feminicídio e 6.531, de violência doméstica, além de 4.867 medidas protetivas.

“Apesar de toda a rede de apoio que já existe em Mato Grosso, a nossa proposta é que esse espaço nos hospitais regionais facilite o acesso, e consequentemente a acolhida, necessária à mulher vítima de violência doméstica e familiar”, destacou Chico Guarnieri.

Continue Reading

Política MT

Proposto por Chico Guarnieri, roteiro de visita técnica em locais turísticos é aprovado pela CICT

Published

on

Foto: Gilberto Leite / ALMT

O roteiro de visitas técnicas aos locais turísticos de Mato Grosso, proposto pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD), foi aprovado pela Comissão de Indústria, Comércio e Turismo (CICT) da Assembleia Legislativa. A reunião foi realizada nesta terça-feira (20.05). A ideia do parlamentar, que é também o presidente da Comissão, é avaliar o potencial turístico e industrial do estado, para construir um diagnóstico detalhado que contribua com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional.

“Vamos rodar o estado de Mato Grosso por inteiro, escutando a população, empresários, gestores locais e conhecendo de perto as demandas e vocações econômicas de cada região”, explicou Guarnieri.

A previsão é que as visitas comecem em junho, pela região Noroeste. Devem ser visitados os municípios de Barra do Bugres (cidade natal de Chico Guarnieri), Brasnorte, Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra.

“Queremos ver de perto as iniciativas que estão dando certo e entender os desafios enfrentados pelas cadeias do turismo, comércio e indústria nessas localidades. Vamos trabalhar para impulsionar o desenvolvimento regional com base na escuta e na articulação com os atores locais”, afirmou

As visitas técnicas também serão estendidas para a região do Araguaia, Vale do Rio Jauru, além da própria Baixada Cuiabana.

“Essas regiões têm enorme potencial turístico que precisa ser valorizado e promovido. O turismo, aliado ao comércio e à indústria local, pode gerar emprego, renda e desenvolvimento sustentável para centenas de famílias”, enfatizou o deputado Júlio Campos, que também é membro da Comissão.

Com o roteiro aprovado, a CICT poderá articular as visitas aos municípios com apoio do poder público local.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana