conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Polícia

Academia de Polícia Militar Costa Verde é reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação

Publicado


Em solenidade realizada na noite de quinta-feira (02.12), a Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV) foi reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação como Escola de Governo Militar. Durante a cerimônia alusiva aos 34 anos de criação da unidade de ensino, foi inaugurada a pista de atletismo e realizada a entrega de 39 moedas honoríficas à autoridades civis e militares.

A cerimônia foi presidida pelo coronel Jonildo José de Assis, comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso que, juntamente com o tenente coronel Almir de França Ferraz, comandante da APMCV, realizou o descerramento das placas de inauguração: do novo Centro de Recargas, revitalização do pátio e da nova pista de atletismo e a única natural no município de Várzea Grande, que atenderá alunos de diversos projetos sociais parceiros da Academia Costa Verde, coparticipação ressaltada pelo comandante da PMMT.

“Nós temos mais de 9 mil crianças e adolescentes que são atendidas por vários projetos sociais da PM, e essa nova pista com certeza irá beneficiar e agregar ainda mais valor a esse esforço demandado pela instituição”, disse o comandante da Polícia Militar, Jonildo José de Assis.  

O comandante da Academia Costa Verde destacou os trabalhos realizados pela instituição na profissionalização dos agentes públicos, enaltecendo os índices de produtividade alcançados. “A nossa última turma, em 2015, formou 31 oficiais. Ao todo foram mais de 1,9 mil formados, 22 turmas e 90 mil horas aula ministradas em diversos cursos institucionais. Estamos trabalhando ainda mais pelo fortalecimento da nossa base e pelo aperfeiçoamento profissional”.

No ato solene, 39 autoridades, entre civis e militares, foram honradas com as Moedas Honoríficas APMCV, destinadas a homenagear personalidades que prestaram relevantes serviços à Polícia Militar nos processos de ensino da PM. Entre as autoridades militares, além do coronel Jonildo José de Assis, comandante geral da Polícia Militar, coronel Daniel Lipi Alvarenga, comandante geral adjunto, e o coronel Paulo César da Silva, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMMT, foram agraciados com a Moeda.   

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Gelson Menegatti, um dos civis homenageados, assinou o documento do credenciamento da APMCV como Escola de Governo Militar, título que insere a Academia no Sistema Estadual de Ensino. “É a terceira escola credenciada junto ao conselho. Temos a Escola de Magistratura, a Escola de Ministério Público e, a partir de hoje, a Academia Costa Verde, o que permitirá a produção e a certificação, com autonomia, na formação de praças a oficiais maiores sem depender de qualquer outra instituição de ensino”.

Para o comandante da PM, Jonildo José de Assis, essa é uma importante conquista, já que a Academia Costa Verdevem trabalha na formação de líderes há mais de três décadas.”O objetivo também é forjar o caráter dos homens que estão no front, combatendo o crime e defendendo a sociedade”.

Entre as autoridades presentes estavam o deputado estadual Eduardo Botelho, representando a Assembleia Legislativa. A cerimônia contou com apresentação especial do Corpo Musical da PM.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook

Polícia

Em ação rápida, Polícia Civil recupera motocicleta furtada em Barra do Garças

Publicado

por


Assessoria/Polícia Civil-MT

Em menos de 24 horas, a Polícia Civil por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá) recuperou uma motocicleta furtada, na tarde de quarta-feira (26.01), no município.

As investigações iniciaram no início da manhã desta quinta-feira (27), quando a vítima procurou a Derf, informando que recebeu uma mensagem que a sua motocicleta estava em uma conhecida oficina da cidade.

Com base nas informações, a equipe de policiais da Derf foi até o local onde conseguiu localizar a motocicleta, que foi apreendida e restituída a vítima.

Segundo os delegados da Derf Barra do Garças, Nelder Martins Pereira e Joaquim Leitão Junior, as investigações estão em andamento e já há indícios da autoria do furto. As diligências continuam para finalizar a apuração dos fatos e identificar os envolvidos no crime.

Fonte: PJC MT

Continue lendo

Polícia

Principal envolvido em homicídio bárbaro em Lucas do Rio Verde é preso pela Polícia Civil

Publicado

por


Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT

O principal suspeito do homicídio e ocultação do cadáver de Gediano Aparecido da Silva, 19 anos, foi preso pela Polícia Civil em Lucas do Rio Verde, após diversas diligências para esclarecer o crime que chocou a população da cidade.

Na manhã de quarta-feira (26), parte do corpo da vítima foi encontrada dentro de um saco de lixo, jogado em um contêiner de lixo, na Avenida Goiás. Familiares da vítima acionaram a Polícia Militar, que encontrou a cabeça degolada.

Durante as diligências para esclarecer o crime, as equipes policiais avistaram rastros de sangue às margens do rio Piranhas, a 15 quilômetros da cidade. Em vistoria nas proximidades do rio, militares avistaram o corpo decapitado e submerso na água. As equipes da Polícia Civil, Politec e Corpo de Bombeiros foram ao local para coletar as evidências e retirar o corpo do rio.

Na sequência da investigação, a Delegacia de Lucas do Rio Verde conseguiu apurar o modelo e características do veículo utilizado para cometer o crime, como também o principal envolvido no homicídio, de 21 anos. Ele foi preso no final da noite de quarta-feira e com ele encontrado o Gol e uma arma que provavelmente foi usada para cometer o crime. No veículo foram encontrados vestígios de sangue humano e passará por perícia da Politec.

O delegado responsável pela investigação, Marcello Henrique Maidame, destaca que todas as forças de segurança estão empenhadas para esclarecer e dar a resposta necessária aos delitos ocorridos a mando de uma facção criminosa, a exemplo do homicídio ocorrido. “Todos os policiais de Lucas do Rio Verde se empenharam nas diligências para esclarecer esse homicídio que chocou a cidade pela forma bárbara. A investigação continua para chegar aos demais envolvidos no crime, que já estão identificados”, reforçou o delegado.

O suspeito foi autuado pelo homicídio qualificado e também identificado como autor de um segundo crime, uma tentativa de homicídio ocorrida no dia 24 de janeiro, contra um adolescente, no bairro Rio Verde.

O comandante da PM em Lucas do Rio Verde, tenente-coronel Paulo Secchi, ressaltou o trabalho integrado das forças de segurança em dar respostas à sociedade diante dos crimes ocorridos.

Fonte: PJC MT

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana