conecte-se conosco


Mato Grosso

Academia de Novos Líderes forma sua primeira turma

Publicado

Após quase um ano de muita dedicação os servidores do programa Academia de Novos Líderes, desenvolvido pela Secretaria de Gestão, por meio da Escola de Governo, receberam nesta sexta-feira (14.12) o certificado de conclusão do curso. Na ocasião também foi lançada a segunda turma do programa que terá início em 2019.

O secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Seges, Carlos Campelo, relembrou a preparação do programa em 2017, que surgiu da necessidade de oferta de cursos gerenciais para a profissionalização do serviço público e o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, apontadas nas pesquisas de competências e Levantamento de Necessidade de Capacitação (LNC).

“Queremos que a semente plantada este ano se prolifere e por isso estamos aqui hoje lançando a segunda turma deste programa. Esperamos que os próprios formandos possam vir a contribuir como facilitadores no próximo curso”, disse.

O curso foi composto de 16 módulos e realizado sem nenhum ônus para o Estado que diante das dificuldades orçamentárias, buscou parcerias com servidores públicos especialistas nas áreas técnicas e comportamentais dispostos a atuar como voluntários.

O programa tem metodologia andragógica, cujos princípios estão focados no desenvolvimento de habilidades para o saber fazer, a valorização da experiência prévia dos participantes e a dinâmica participativa.

Em contrapartida ao voluntariado dos facilitadores, a Escola de Governo disponibilizou vagas para os órgãos parceiros. Os participantes foram escolhidos pelos gestores de pessoas de cada um dos órgãos parceiros.

O curso teve uma média de 93% de frequência. Dado que reflete o interesse e dedicação dos participantes indicados.

Avaliação

Ao final de cada módulo, os participantes receberam um formulário online, contendo perguntas sobre o desempenho dos facilitadores, aproveitamento do conteúdo, eficácia do treinamento, entre outros.

O relatório final destaca que 87% dos facilitadores atenderam às expectativas. O documento aponta ainda que 95% dos participantes avaliaram o treinamento positivamente.

O auditor do Estado e participante do curso, Marino Koch, disse que o programa contribuiu significativamente para construção, partilhamento e disseminação do conhecimento. “Todos os módulos técnicos e comportamentais foram fantásticos, mas eu destaco as dinâmicas, vivências, encenações e estudos de casos, que foram essenciais para internalização do aprendizado”.

Para ele, o programa contribuirá significativamente para a melhoria dos serviços públicos, otimizando as entregas à sociedade.

A servidora da Secretaria de Fazenda que atuou como facilitadora, Bruna Luise da Silva, contou que sua participação foi uma possibilidade de crescimento e aprendizado enquanto servidora. “Convergimos conteúdos relevantes e atuais para o serviço público em uma base comum rumo ao desenvolvimento. Colocamos o aprendizado nas mãos dos alunos, e à medida que as aulas iam acontecendo, fomos vendo que o saber se faz na prática”.

Frutos

Os participantes desenvolveram 10 projetos de inovação que serão implementados nos órgãos de origem desses servidores.

Entre eles estão o Guardiões da Ética, que visa utilizar uma metodologia lúdica nas capacitações para facilitar a internalização do código de ética e será desenvolvido na Casa Civil, a Ouvidoria eficaz voltada para a sociedade, que propõe soluções inovadoras para os problemas coletados através das ouvidorias do SUS, estabelecendo procedimentos e padrões de qualidade, que será desenvolvido na Secretaria de Saúde e o Gestao de Tarifas e Frotas, que será desenvolvido na Seges e tem o objetivo de implantar um sistema de gerenciamento de informações de indicadores de tarifas (água, luz e telefone) e da frota em único sistema sem ônus para o estado.

Também serão implementados outros projetos inovadores nas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Planejamento e Justiça e Direitos Humanos, além da Controladoria Geral do Estado.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Cermac passa a atender somente no período matutino a partir desta segunda-feira (06)

Publicado

por

O Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mudou o horário de atendimento e irá funcionar a partir desta segunda-feira (06.04) entre 07h30 e 13h30. A medida está prevista no Decreto n° 416, de 20 de março de 2020, que permite mudanças temporárias no funcionamento da Administração Pública para o enfrentamento do coronavírus.

É importante ressaltar que não houve mudança no modo de acesso do usuário aos serviços ambulatoriais do Cermac, ou seja, o atendimento médico continua sendo mediante o Sistema de Regulação.

A medida é excepcional e momentânea, mas, sobretudo, indispensável ao controle da circulação da Covid-19. O Cermac reforça que o novo horário de atendimento da unidade especializada será mantido até a emissão de normativas da Secretaria que determinem pelo funcionamento em período integral dos serviços.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Domingo (05): Mato Grosso segue com 60 casos confirmados de Covid-19

Publicado

por

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou até a tarde deste domingo (05.04) um óbito em decorrência de coronavírus e 60 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso.

Os casos confirmados estão em Cuiabá (38), Rondonópolis (6), Nova Monte Verde (1), Tangará da Serra (4), Sinop (3), Lucas do Rio Verde (1), Nova Mutum (1), Campo Novo do Parecis (1), Alta Floresta (1) e Várzea Grande (4). O Boletim Informativo da SES explica que, apesar de ter sido noticiada anteriormente a notificação de um caso em Chapada dos Guimarães – com base em informações do Cartão do SUS do paciente –, a investigação epidemiológica apontou que o diagnosticado reside na capital mato-grossense. 

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada pela SES (anexada a este texto).

Dos 60 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 47 estão em isolamento domiciliar (sendo 10 casos recuperados) e 13 estão hospitalizados, sendo 10 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três em enfermarias/isolamento.

A Nota Informativa com dados atualizados é divulgada diariamente a partir das 17h. A coletiva de imprensa virtual com o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, transmitida pelo Instagram e Facebook do Governo do Estado, ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras a partir das 8h30.

Cenário nacional

No último sábado (04.04), o Governo Federal confirmou 10.278 casos de Covid-19 no Brasil e 431 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, divulgado pelo Ministério da Saúde, na sexta-feira (03), o país contabilizava 359 mortes e 9.056 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Neste domingo (05), não haverá a coletiva de imprensa que é transmitida para todo o país.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana