conecte-se conosco


Mato Grosso

Academia de Novos Líderes forma sua primeira turma

Publicado

Após quase um ano de muita dedicação os servidores do programa Academia de Novos Líderes, desenvolvido pela Secretaria de Gestão, por meio da Escola de Governo, receberam nesta sexta-feira (14.12) o certificado de conclusão do curso. Na ocasião também foi lançada a segunda turma do programa que terá início em 2019.

O secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Seges, Carlos Campelo, relembrou a preparação do programa em 2017, que surgiu da necessidade de oferta de cursos gerenciais para a profissionalização do serviço público e o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, apontadas nas pesquisas de competências e Levantamento de Necessidade de Capacitação (LNC).

“Queremos que a semente plantada este ano se prolifere e por isso estamos aqui hoje lançando a segunda turma deste programa. Esperamos que os próprios formandos possam vir a contribuir como facilitadores no próximo curso”, disse.

O curso foi composto de 16 módulos e realizado sem nenhum ônus para o Estado que diante das dificuldades orçamentárias, buscou parcerias com servidores públicos especialistas nas áreas técnicas e comportamentais dispostos a atuar como voluntários.

O programa tem metodologia andragógica, cujos princípios estão focados no desenvolvimento de habilidades para o saber fazer, a valorização da experiência prévia dos participantes e a dinâmica participativa.

Em contrapartida ao voluntariado dos facilitadores, a Escola de Governo disponibilizou vagas para os órgãos parceiros. Os participantes foram escolhidos pelos gestores de pessoas de cada um dos órgãos parceiros.

Leia mais:  Começou a colheita do café clonal e a expectativa é alcançar 110 sacas por hectare.

O curso teve uma média de 93% de frequência. Dado que reflete o interesse e dedicação dos participantes indicados.

Avaliação

Ao final de cada módulo, os participantes receberam um formulário online, contendo perguntas sobre o desempenho dos facilitadores, aproveitamento do conteúdo, eficácia do treinamento, entre outros.

O relatório final destaca que 87% dos facilitadores atenderam às expectativas. O documento aponta ainda que 95% dos participantes avaliaram o treinamento positivamente.

O auditor do Estado e participante do curso, Marino Koch, disse que o programa contribuiu significativamente para construção, partilhamento e disseminação do conhecimento. “Todos os módulos técnicos e comportamentais foram fantásticos, mas eu destaco as dinâmicas, vivências, encenações e estudos de casos, que foram essenciais para internalização do aprendizado”.

Para ele, o programa contribuirá significativamente para a melhoria dos serviços públicos, otimizando as entregas à sociedade.

A servidora da Secretaria de Fazenda que atuou como facilitadora, Bruna Luise da Silva, contou que sua participação foi uma possibilidade de crescimento e aprendizado enquanto servidora. “Convergimos conteúdos relevantes e atuais para o serviço público em uma base comum rumo ao desenvolvimento. Colocamos o aprendizado nas mãos dos alunos, e à medida que as aulas iam acontecendo, fomos vendo que o saber se faz na prática”.

Frutos

Os participantes desenvolveram 10 projetos de inovação que serão implementados nos órgãos de origem desses servidores.

Entre eles estão o Guardiões da Ética, que visa utilizar uma metodologia lúdica nas capacitações para facilitar a internalização do código de ética e será desenvolvido na Casa Civil, a Ouvidoria eficaz voltada para a sociedade, que propõe soluções inovadoras para os problemas coletados através das ouvidorias do SUS, estabelecendo procedimentos e padrões de qualidade, que será desenvolvido na Secretaria de Saúde e o Gestao de Tarifas e Frotas, que será desenvolvido na Seges e tem o objetivo de implantar um sistema de gerenciamento de informações de indicadores de tarifas (água, luz e telefone) e da frota em único sistema sem ônus para o estado.


Também serão implementados outros projetos inovadores nas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Planejamento e Justiça e Direitos Humanos, além da Controladoria Geral do Estado.

Leia mais:  MT Hemocentro divulga campanhas de coleta de sangue para outubro

Comentários Facebook

Mato Grosso

Homem que morreu em acidente envolvendo 4 veículos na BR-163 era de Sorriso

Publicado

O motorista que morreu no grave acidente envolvendo quatro veículos na BR-163, na noite desse sábado (18), foi identificado; Luiz Carlos Paulini, 50 anos, era morador de Sorriso.

Luiz conduzia o Sandero que ao tentar realizar ultrapassagem a uma caminhonete SW4 e a uma carreta tanque, bateu de frente com uma Mercedes Benz. Com o impacto, o Sandero foi arremessado, bateu na lateral da carreta tanque e, em seguida, de frente com caminhonete, e morreu na hora. A vítima, seguia de Lucas para Sorriso.

A esposa dele, que estava no banco do carona, foi encaminhada ao hospital de Sorriso com ferimentos graves. Na SW4 estava uma mulher, o marido e duas crianças, ninguém se feriu, mas foram conduzidos ao hospital para exames.  Os motoristas das carretas não se feriram.

O corpo de Luiz será velado no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová em Sorriso.


Fonte:RepórterMT

Comentários Facebook
Leia mais:  MTI apresenta modelo de parceria com a Google no maior evento de TI do Brasil
Continue lendo

Mato Grosso

“Eu quero encontrá-lo, saber se posso ajudar” diz empresário que impediu homem de pular do Portão do Inferno

Publicado

O motociclista que impediu um homem de pular do complexo turístico do Portão do Inferno, na MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, foi identificado como Thúlio Prates, de 25 anos.

O episódio aconteceu na manhã do sábado (18), mas viralizou na internet neste domingo (19). “Eu pensei ​’não é possível que esse cara vai se jogar’. Pensei que ele iia fazer o contorno, ia parar, mas quando percebi que ele colocou o pé na mureta, eu parei”, disse. “Eu quero encontrar com ele, não sei quem ele é, li todas as reportagens e nenhuma identificou ele até agora. Quero saber se de alguma forma eu posso ajudar”, acrescentou.

Nas imagens, o motorista de um Corsa Classic ‘fecha’ um motoqueiro na rodovia. Assustado, ele desce do carro e segue em direção do abismo. Quando sobe no parapeito, o motoqueiro o puxa rapidamente e o deita no chão. O rapaz é contido e logo aparece uma mulher para ajudar.

O empresário voltava de Chapada dos Guimarães para Cuiabá, onde mora, quando percebeu a situação e disse que ao realizar o salvamento, percebeu que o rapaz só chorava. Conforme Thúlio, o rapaz foi deixado aos cuidados de uma mulher.


Fonte:OlharDireto

Comentários Facebook
Leia mais:  Hospital Estadual Santa Casa recebe os primeiros pacientes
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana