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Carros e Motos

5 fiascos que encontramos no Salão do Automóvel 2018

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Salão do Automóvel 2018 tem atraído bom volume de público no São Paulo Expo, na capital paulista
Divulgação

Salão do Automóvel 2018 tem atraído bom volume de público no São Paulo Expo, na capital paulista

O Salão do Automóvel 2018, no São Paulo Expo,
tem atraído a atenção do público  com boas novidades, além de protótipos e atividades preparadas para atender até quem não faz muita questão de pensar de carro. Porém, percorrendo os corredores do evento e ao visitar os estandes, notamos 5 modelos que podem ser considerados “uma bola fora” no jogo de chamar a atenção, ou convencer a imprensa.

LEIA MAIS:  Confira a página especial com a cobertura do Salão do Automóvel 2018

1  – Fiat Argo Sting


Fiat Argo Sting no Salão do Automóvel 2018. Versão conceitual será suficiente para convencer o público?
Caue Lira/iG

Fiat Argo Sting no Salão do Automóvel 2018. Versão conceitual será suficiente para convencer o público?

 Sem lançamentos que vão chegar às lojas em breve, a marca italiana teve que apresentar uma série de protótipos, entre os quais uma versão conceitual do hatch compacto Argo, com o sobrenome Sting. De acordo com a fabricante, a ideia foi mostrar algo esportivo para testar a receptividade do visitante do Salão do Automóvel 2018
.

O carro vem com rodas de aro 17 na cor preta, faróis FullLed, para-choques redesenhados, novo aerofólio traseiro, capota e retrovisores pintados de preto e logotipo Fiat escurecido. Mas será o suficiente para uma marca que chegou a ser pioneira em algumas tecnologias no Brasil, como motor turbo de série, cabeçote de 16 válvulas, computador de bordo, entre outras?

2 – Renault Alaskan


Renault Alaskan chegou atrasada no Salão do Automóvel 2018 e ainda é dúvida no Brasil, diz a fabricante
Caue Lira/iG

Renault Alaskan chegou atrasada no Salão do Automóvel 2018 e ainda é dúvida no Brasil, diz a fabricante

 A Renault Alaskan é uma picape baseada na Nissan Frontier e na Mercedes Classe X e sua apresentação no Salão do Automóvel 2018 sempre esteve em dúvida.No dia da coletiva da fabricante, para a imprensa, o utilitário ainda não havia chegado no estande da marca francesa. Apareceu apenas à noite, com os pneus encapados, para não deixar marcas no chão, como nossa reportagem chegou a flagrar,  mas acabou sendo cordialmente retirada do espaço da Renault numa tentativa que evitar registros de imagens.

Portanto, a nova picape acabou não sendo apresentada oficialmente para a imprensa, embora esteja exposta no São Paulo Expo. A marca diz que o carro está lá apenas para medir da receptividade do público e que ainda não decidiu se vai vendê-lo no Brasil. O utilitário tem vários componentes da Frontier e também é feito na Argentina. Vem com motor 2.3, turbodiesel, que pode funcionar com câmbio manual de seis marchas, ou automático de sete.

3 – Honda HR-V 1.5 turbo


Honda HR-V EX-L no Salão do Automóvel 2018. A topo de linha Touring 1.5 turbo será vendida, mas não foi exposta
Caue Lira/iG

Honda HR-V EX-L no Salão do Automóvel 2018. A topo de linha Touring 1.5 turbo será vendida, mas não foi exposta

 No caso da Honda, aconteceu o contrário da Renault. A marca japonesa não mostra o HR-V com  novo motor 1.5 turbo, mas confirma que o carro será vendido no Brasil em 2019. Enfim, será um modelo com motor à altura da reputação da fabricante que já fez tanto sucesso não apenas na Fórmula 1, mas também em outras categorias importantes do automobilismo mundial.

LEIA MAIS:  Veja galeria de fotos das principais novidades do Salão do Automóvel 2018

Ainda não há mais detalhes sobre a nova versão turbinada, mas espera-se que o carro tenha níveis de eficiência bem melhores dos que vem sendo alcançados com o já antiquado motor 1.8 aspirado, vindo do Civic da geração anterior à atual. Sabe-se apenas que o 1.5 turbo será instalado na versão Touring, que ainda não faz parte da linha 2019, cuja versão topo, por enquanto, é a EX-L.

4 –  Kia Stonic


Kia Stonic apresentado no Salão do Automóvel 2018 não será o SUV a ser vendido no Brasil em 2019
Caue Lira/iG

Kia Stonic apresentado no Salão do Automóvel 2018 não será o SUV a ser vendido no Brasil em 2019

 No estande da Kia, a marca coreana exibe o SUV Stonic, com carroceria amarela. O carro poderá até chamar atenção, mas não será este que será vendido no Brasil, mas sim outro utilitário esportivo, que virá do México, cujos detalhes ainda não foram divulgados. Por isso, não se iluda. Mesmo se gostou do Stonic, saiba que o carro não chegará ao Brasil.

O Stonic trabalha com os motores 1.0 turbo e 1.6 aspirado, espelhando a mecânica usada pelo hatch Rio. Embora a marca não confirme, o novo SUV baseado no Cerato deverá ser baseado no protótipo SP Concept, apresentado na Índia e com chegada já confirmada aos Estados Unidos. Portanto, logo deverá ter a versão de produção apresentada ao público do evento, em São Paulo.

5 – Ford Ka Urban Warrior


Ford Ka urban Warrior na avant première do Salão do Automóvel 2018. Um sedã com apelo aventureiro é uma boa?
André Jalonetsky/iG

Ford Ka urban Warrior na avant première do Salão do Automóvel 2018. Um sedã com apelo aventureiro é uma boa?

 Um sedã com apelo aventureiro é uma boa ideia? A resposta será dada pelo próprio público que irá visitar o estande da Ford no Salão do Automóvel 2018, no São Paulo Expo. Entretanto, até pelos lançamentos que vêm sendo apresentados ultimamente, esse tipo de carro soa como algo, no mínimo, estranho.

LEIA MAIS:  Saiba quais são os carros que não estavam sendo esperados no São Paulo Expo

Estranho também foi terem nos impedido de tirar fotos no carro enquanto estávamos na cobertura do evento, no Salão Paulo Expo. E isso fica mais estranho ainda ao saber que tudo o que a Ford mostrou no Salão do Automóvel 2018
já havia sido antecipado em um evento em um hotel de alto luxo, na capital paulista.

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F-150 Lightning será a primeira picape elétrica Pace Car da Nascar

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F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana
Divulgação/Ford

F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana

A Ford anunciou nesta quarta-feira que o Pace car da etapa da Nascar em Martinsville será um carro  elétrico. A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da montadora de Detroit a comandar uma prova da categoria.

Fazendo oposição ao motor V8 de 5.8L que equipa os modelos da Nascar e geram entre 550 e 670 cv, dependendo da configuração, a F-150 Lightning possui dois motores elétricos que combinam para 563 cv e 107 kgfm de torque, e o Vice Presidente de veículos elétricos da marca, Darren Palmer, espera que os torcedores da Ford fiquem impressionados com a picape:

“Mal podemos esperar aos nossos fãs do que a F-150 Lightning é capaz. Fazendo 0 a 100 km/h em 5 segundos, acredito que vamos chamar alguma atenção na pista.”

A versão elétrica da F-150 vem sendo um grande sucesso para a montadora, tendo sido realizados quase duzentos mil pedidos de reserva desde que o modelo foi revelado, em maio de 2021. A montadora até revelou que irá aumentar a produção da F-150 Lightning de 40 mil unidades por ano para 150 mil até o meio de 2023.

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“A resposta dos consumidores à picape Lightning foi tão positiva que decidimos trazer o modelo para um evento da Nascar. Sabemos que quem estará presente adora caminhonetes e estamos confiantes que vão gostar ainda mais quando assistirem a F-150 Lightning liderando o pelotão”, disse Jeannee Kirkaldy  Gerente de Marketing de competições da Ford Performance .

A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da Ford a servir como Pace Car em uma prova da Nascar. O primeiro foi o Focus EV, de 141cv que comandou a etapa de Richmond, em abril de 2012, mais recentemente o Mustang Mach-E comandou a prova de Talladega no ano passado.

A etapa de Martinsville da Nascar Cup Serie s acontecerá no sábado (9) às 20h30 e será transmitida para o Brasil no canal Bandsports na TV fechada.

Fonte: IG CARROS

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Conheça os padrões de conectores para carregar um carro elétrico

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento
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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento

Ao dirigir um carro elétrico, o motorista sempre ficará atento à autonomia do veículo e à localização dos eletropostos pelo trajeto já que achá-los pode não ser tarefa tão simples, ainda mais com pouca autonomia no carro. Mas além dessas preocupações, ao chegar aos pontos de carregamento surge mais uma: O conector do posto é compatível com meu carro?

Antes de apresentar os tipos de plugues disponíveis, é necessário entender primeiro o tipo de corrente elétrica que cada estação de recarga fornece. Correntes elétricas são o movimento de elétrons através de um material condutor, que se movem a fim de equilibrar a diferença de potencial elétrico entre as extremidades.

Existem dois tipos de correntes elétricas: Correntes alternadas e correntes contínuas . Basicamente, o que define o tipo de corrente é a movimentação das partículas, na corrente contínua os elétrons se movem apenas em um sentido, enquanto na corrente alternada, o movimento é variável.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos
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Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos

Existem os carregadores AC e DC (Corrente Alternada e Corrente Contínua, em inglês). O tipo mais comum é o AC, de corrente alternada. Esse tipo de corrente é mais fácil de ser transportado pela rede elétrica, por isso é o utilizado nas residências e na maioria dos eletropostos.

Ao conectar um carregador AC no seu carro elétrico o tempo de recarga será longo, pois a corrente alternada é convertida em corrente contínua dentro do próprio carro, que é o tipo utilizado pelas baterias.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos , e ao ser conectado no veículo a energia vai diretamente para as baterias, reduzindo assim o tempo gasto para recarregar o veículo.

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos, cada continente tem um formato. Sobre cada um deles, a reportagem de iG Carros conversou com Tiago Garcia, youtuber e dono do canal “Meu Carro Elétrico”.

1 – J1772 e CCS1

O Padrão J1772 é regulamentado pela SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos) e busca simplificar os conectores de carregamento  de elétricos. Esse padrão é utilizado na América do Norte e Japão. A partir deste modelo nasceu o padrão CCS1 de carregamento em corrente contínua (DC), ambos são muito similares, mas o padrão para recarga rápida possui dois conectores extras, específicos para a corrente contínua.

2 – CHAdeMO

Apesar do padrão de recarga em corrente alternada japonês ser o mesmo do norte-americano, o sistema de carga rápida é diferente. O modelo é fabricado desde 2009 e foi pioneiro na eletrificação dos modelos japoneses, é utilizado somente no mercado asiático e alguns veículos como os modelos da Tesla que são importados vem com o adaptador.

3 – Mennekes e CCS2

O padrão europeu é o mais comum de ser encontrado no Brasil , já que muitos veículos elétricos disponíveis aqui são importados do Velho Continente. O padrão tem esse nome devido à empresa que o fabrica. Assim como no modelo norte-americano , a entrada de carregamento rápido é apenas uma adaptação da entrada comum, o que facilita na hora de realizar a recarga rápida.

4 – GB/T

O maior mercado de carros elétricos do mundo tem seu próprio padrão de carregamento. Além da China o padrão GB/T é utilizado também na Índia. É o modelo encontrado nos carros elétricos vendidos pela JAC no Brasil, mas a marca disponibiliza o adaptador que converte o europeu dos eletropostos para o chinês encontrado no veículo. Mas vale atenção: apesar de ter o mesmo nome para as versões de corrente contínua e alternada, os encaixes não são os mesmos.

5 – Tesla

O último padrão disponível é o desenvolvido pela fabricante estadunidense Tesla. O modelo da empresa de Elon Musk não diferencia corrente alternada de corrente contínua, o que fará a diferença da velocidade é o ponto de recarga. Os modelos da Tesla disponíveis no Brasil podem enfrentar dificuldades ao utilizar os postos de carga, por serem importados independentemente, o padrão encontrado no carro será o do país de origem do carro.

No Brasil o padrão mais comum é o mesmo utilizado na Europa, tanto para recargas de corrente alternada quanto de corrente contínua. Um padrão global de carregadores elétricos poderia facilitar a vida das montadoras que importam seus veículos elétricos ao redor do mundo e também dos compradores, que não precisariam ter mais dúvidas.

Fonte: IG CARROS

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