Variedades

06/04/2018 13:39

Rasqueado, exposições e comida regional: veja a programação da Prefeitura para o Cuiabá 299 anos

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo divulgou na última quarta-feira (04) um calendário de eventos para as comemorações do aniversário de 299 de Cuiabá, a ser celebrado no próximo domingo (08). Missas, 12 horas de rasqueado, exposições, desfile e comidas regionais estão na programação da pasta.

No aniversário da capital, será celebrada uma missa, às 05h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Às 08h, outra missa será realizada na Catedral Metropolitana de Cuiabá.

A programação conta também com a Exposição Baú de Histórias, que começa nesta quinta-feira (05), às 14h, no Pantanal Shopping, em homenagem ao aniversário de Cuiabá. A exposição fotográfica reúne obras do acervo da Secretaria de Cultura, das coleções do Museu e da Imagem e do Som (MISC), e segue até o dia 20.

A Multifeira Internacional, que teve início na última sexta-feira (30) e vai até o próximo domingo (08), possibilita que os visitantes possam interagir e conhecer os costumes e tradições de povos árabes, egípcios, indianos, turcos, africanos e entre outros. Com muita arte e gastronomia, a riqueza cultural do Brasil também estará presente, como o artesanato mineiro, as rendas do Ceará, o belíssimo artesanato cuiabano e a etnia Pataxó de Santa Cruz de Cabrália – Bahia entre outros.

O tradicional Desfile Cívico em alusão ao aniversário da capital vai ocorrer no domingo (08), às 17h30, na Avenida Getúlio Vargas. O evento terá a participação do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) e do vice-prefeito Niuan Ribeiro (PTB) e, estão sendo esperadas diversas autoridades, representantes do Exército, Aeronáutica, Marinha, Policia Militar e Corpo de Bombeiros.

A Praça Alencastro é palco na segunda-feira (09) da 10º edição do Festival de Rasqueado, das 08h às 20h. Em 12 horas de rasqueado, o evento conta com os melhores nomes da dança tradicional, como Flor Morena, Gilmar Fonseca, Roberto Lucialdo, Bolinha Eduardinho do Mistura, João Eloy, Guapo, Pescuma e outros.

Muita discussão cultural e produção serão debatidas no Museu do Rio, no dia 13. Os produtores culturais que foram selecionados no edital de 2017 da Prefeitura irão mostrar para a sociedade cuiabana seus projetos e como eles serão realizados. A proposta do Conselho Municipal de Cultura é revelar onde e como estão sendo aplicados esses recursos. A apresentação acontece às 19h.

A 32ª Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus de Cuiabá será realizada no dia 15 de abril, às 07h. A prova de rua também faz parte das comemorações do aniversário de 299 anos da Capital. A prova tem um percurso de 10 km, e prevê cerca de 5 mil corredores na disputa, com largada no Parque das Águas e chegada no Museu do Rio.
 
O Festival da Pamonha, na comunidade do Rio dos Peixes, também vai comemorar o aniversário da capital. Os organizadores esperam reunir um grande público apreciador do milho, durante os dias 21 e 22 de abril, a partir das 09h.

A Secretaria de Cultura vai começar a desenvolver a partir do dia 27, às 19h, no bairro Jardim Vitória, a primeira edição do Projeto Quero + Cultura que vai percorrer os bairros da capital, com um caminhão-palco levando arte e cultura para população. Após a abertura o projeto deverá acontecer nas últimas quintas-feiras do mês.

Encerrando as ações, a pasta ainda vai lançar junto com o Prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), obras importantes na área do esporte e do lazer. Dia 26, às 10h, acontece o lançamento das obras do Campo de Futebol e da Pista de Skate, no Jardim Passaredo. E no dia 27, será o lançamento da obra da Praça do Jardim Leblon.

Olhar Direto.


Bem Notícias

Diretor Geral
Zied Coutinho

Titulo fixo

Facebook

Bem Notícias - © Copyright - 2016 - Todos os direitos reservados

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo