Variedades

21/12/2017 10:25

Confira roteiro de passeios gratuitos para curtir o Natal Cuiabano

Na semana do Natal, Cuiabá se revela como a “Cidade Luz”. Os clássicos pisca-piscas começam enfeitar as sacadas dos prédios, casas e árvores da Capital mato-grossense, anunciando que o clima de celebração, agradecimento e amor chegou.

Para aproveitar o clima natalino e o embalo das férias escolares, o Olhar Direto foi conferir as principais atrações da cidade e listou um roteiro gratuito para visitar com a família e amigos, e incentivar ainda mais a interação com os pontos turísticos de Cuiabá.

1.Praça Alencastro


Na correria do dia a dia, os pedestres que trabalham próximo ou costumam passar pela Praça Alencastro se deparam com a decoração natalina, que às 18h, já começa a ganhar vida. O “Natal Iluminado”, projeto da secretaria dos 300 anos, segue até o dia 23 de dezembro com programação gratuita.

Faz parte da decoração um presépio montado no coreto da Praça, com a representação do nascimento de Jesus e a casa do Papai Noel. A presença da centenária figueira fica ainda mais forte com iluminação em seu topo. O Edifício Maria Joaquina, um dos mais antigos de Cuiabá, também ganhou luzes, assim como o Palácio Alencastro.


Delice Souza Morbeck, de 71 anos, aproveitou a programação para reviver as boas lembranças do passado. Ela, que já morou no Centro, compartilha que foi na Praça Alencastro que conheceu seu esposo.

“Desde mocinha eu morava aqui no Centro de Cuiabá e o frequentava. Fazíamos uma escala: íamos pro Cine Teatro às 17h e saíamos às 19h. Depois, ficávamos na Praça até as 21h. Aqui nós namorávamos, e comecei a namorar meu esposo nesse jardim. Ficavamos dando voltas, tinha coreto com banda e tudo. Era muito gostoso e saudável. Então isso aqui hoje, é reviver meu passado, com meus netos e minhas duas netas”, comenta Delice, enquanto as netas dançam o lambadão.

2. Projeção na Catedral


Ainda na Praça Alencastro, a Catedral Metropolitana, um dos principais símbolos históricos da Capital, ganha destaque ao ser usada como tela de uma moderna projeção mapeada. Com 1.300 m², a população pode contemplar em exibições 3D momentos importantes dos 298 de Cuiabá.

Vitória Arruda de Souza, de 9 anos, ficou encantada com a decoração iluminada no prédio da Prefeitura e do Edifício Maria Joaquina. Além disso, ficou curiosa com o funcionamento da projeção.

“Me chamou a atenção as luzes dos prédios, tudo aqui! A projeção na Igreja também era ‘enorme de grande’. Não sei nem como faz isso, só que tem que ser bem enorme pra fazer tudo isso!”, diz.

3. Parque Tia Nair


Os cuiabanos têm até o dia 20 de janeiro para contemplar o Natal Iluminado do Parque Tia Nair. As luzes do parque de diversão ganharam reforço com a super iluminação cedida pela Energisa. São mais de 200 metros quadrados com muita luz e cenários montados com renas, ursos e gatos mecanizados, trazendo mais realismo. A torre da tirolesa também foi enfeitada, dando a ideia de uma imensa árvore de Natal.

Natural de Rondônia, Sabrina Maia Santos, de 16 anos, veio passar uma semana em Cuiabá para visitar as primas, e adorou a decoração do Parque Tia Nair.

“Estamos fazendo com que elas se divirtam aqui. Estamos mostrando pra ela os pontos turísticos daqui, e elas estão gostando. Fomos pro shopping, no parquinho e agora viemos para o Tia Nair”, conta Jeniffer Oliveira, de 8 anos.

4. Orla do Porto


A Avenida que dá acesso à Orla do Porto já recebe os visitantes com muita luz. Para resgatar a cultura e as tradições cuiabanas, a Casa do Papai Noel foi montada dentro do Museu do Rio. Enquanto as crianças se divertem com a presença do bom velhinho, os pais poderão conhecer os trabalhos de artistas plásticos do município.

O Museu do Rio abre a partir das 18h até o dia 23 de dezembro. O Papai Noel recebe as visitas das 19h30 até as 21h30.

5. Casa do Papai Noel


A Casa do Papai Noel do Bairro Santa Rosa se consolidou como ícone do natal cuiabano. Há 23 anos, Baltazar Ulrich se veste de vermelho e a partir das 20h, recebe visitas gratuitamente em sua residência, que é caprichadamente decorada pela Mamãe Noel Joselaine Ulrich.

Só no ano passado, cerca de 15 mil pessoas passaram pela casa para conhecer os mais de 1000 itens natalinos que o casal coleciona. Entretanto, Baltazar anuncia que esse é o último ano que abrirá as portas para visita. O endereço fica na Rússia, nº 282.

Olhar Direto.


Bem Notícias

Diretor Geral
Zied Coutinho

Titulo fixo

Facebook

Bem Notícias - © Copyright - 2016 - Todos os direitos reservados

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo