Bem Rural

19/12/2017 12:08

AMM auxilia produtor rural a ter acesso a ligações do programa Luz para Todos

  A Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, que integra o Comitê Gestor do Programa Luz para Todos, do Governo Federal, orientou cerca de quatro mil produtores rurais, em 2017, sobre os procedimentos necessários para terem acesso ao fornecimento de energia elétrica, por meio do programa. Cerca de 30 assentamentos, de várias regiões do estado, foram visitados por um colaborador técnico que mostrou o passo a passo dos trâmites burocráticos para viabilizar o benefício. O trabalho contou com o apoio da Associação dos Municípios do Araguaia.

Durante o ano, 8.408 ligações elétricas em áreas rurais sem acesso à energia foram aprovadas pelo Comitê, que conta com a participação de representantes de várias instituições estaduais. Para viabilizar o atendimento dessa demanda, o Governo Federal vai investir R$ 181, 4 milhões, por meio do ministério de Minas e Energia. O contrato entre a concessionária Energisa e a Eletrobrás já foi assinado e a expectativa é que a liberação do recurso seja feita ainda este ano. A Energisa, que executa as obras, já concluiu cerca de 300 instalações elétricas em propriedades rurais. As demais devem ser efetivadas até julho de 2018.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, que é o representante da instituição no Comitê Gestor, destacou que a aprovação de mais de oito mil ligações é considerada uma importante conquista para os municípios, principalmente os mais distantes e desprovidos de investimentos.  “Energia é um fator preponderante para o desenvolvimento econômico-social, mas ainda é escassa em muitos municípios. No Comitê Gestor defendemos a universalização da distribuição de energia elétrica e o atendimento a todas as cidades mato-grossenses, possibilitando mais oportunidades de fortalecimento da economia local, beneficiando milhares de famílias no estado”, assinalou.

Uma das primeiras medidas a serem adotadas pelos produtores para ter acesso à energia é fazer ou atualizar o cadastro na concessionária Energisa. A partir do cadastro é feito o orçamento das obras de instalação, avaliado pelo Comitê Gestor, que tem a finalidade de priorizar demandas e acompanhar o desenvolvimento do programa e cumprimento de metas de universalização.

          Fraga participou de várias reuniões, durante o ano, com representantes do Comitê Gestor para tratar do andamento das obras, visando a agilizar a instalação das ligações e beneficiar o  maior número de produtores rurais em diversas regiões.

O Luz para Todos foi lançado em 2003 com o objetivo de acabar com a exclusão elétrica no Brasil, viabilizando o acesso ao serviço de forma gratuita. A coordenação é do ministério de Minas e Energia e a execução é feita pelas concessionárias de energia elétrica. Em Mato Grosso, 61 municípios são contemplados pelo programa, que é 100% gratuito para os produtores rurais. Os municípios foram selecionados conforme normas e critérios técnicos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.

 

Agência de Notícias da AMM


Bem Notícias

Diretor Geral
Zied Coutinho

Titulo fixo

Facebook

Bem Notícias - © Copyright - 2016 - Todos os direitos reservados

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo