Artigos

21/06/2017 20:32

Qual o valor de uma ajuda ao próximo? - Por Ekesio Cruz - "keko"

 

 

Ajudar o próximo é um ato de grandeza. Nos tornamos seres diferenciados, pois transportamos a barreira da individualidade e passamos para o patamar da coletividade. Agimos e pensamos com e pelo outro, porém, ser solidário tem um preço o qual o que recebemos em troca, nenhum investimento poderá superar: recebemos o conforto trazido pelo bem praticado. Assim, o valor de uma ajuda não está na quantidade: “Não existe muita ou pouca ajuda, existe apenas ajuda”. 

Muitas das vezes seguimos o nosso caminho tentando identificar um maneira e um sentido para nossa vida. Traçamos rotas, metas e objetivos, no entanto, tratam-se de nossos planos.  Pautamos o nossa jornada em ter sempre algo e buscar ser alguém, porém, devemos entender que o verdadeiro sentido da vida está em ser prestativo e ajudar o próximo. Não faz sentido viver se não prestarmos a caridade. 

A caridade nos possibilita compartilhar. A caridade nos faz viver além da nossa vida e bem mais do que a nossa própria vida. Passamos a ter significado no outro e pelo outro. Praticamos o mais sublime mandamento da vida “O amor ao próximo”. 

“Se quer que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se quiser ser feliz, pratique a compaixão.” - Dalai Lama 

Entendemos que não se pode atribuir valores à compaixão. Não se pode mensurar um valor de uma ajuda, uma vez que a ajuda nem sempre, e principalmente na maioria das vezes, não se resume a valores financeiros, mas sim, à afetividade, ao carinho e atenção. Não se pode medir quem ajuda mais ou quem ajuda menos, pois assim como Dalai Lama disse, o grande beneficiado com a compaixão somos nós mesmos, praticando ela para o outro ou por nós. 

Ekesio Cruz – Keko 

Voluntário há mais de 12 anos em projetos sociais em Cuiabá. Integra há 4 anos o Jovens Solidários. Um grupo de jovens amigos que se agregam formando uma associação sem fins lucrativos, que tem como causa a promoção da dignidade humana, através de doações, fomentando toda ajuda possível, amenizando o sofrimento de famílias carentes.


Bem Notícias

Diretor Geral
Zied Coutinho

Titulo fixo

Facebook

Bem Notícias - © Copyright - 2016 - Todos os direitos reservados

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo