Artigos

17/05/2017 21:38

OS PASSOS DA SOLIDARIEDADE - Por Ekesio Cruz - Keko

 

Não se trata de crença ou religião, mas sim de três grandes ensinamentos deixados por Jesus de Nazaré. “Amai ao próximo, não desejais o mal e em tudo dai graças.” Para muitos cristões tratam-se de mandamentos divinos. Já para céticos e aqueles que acreditam apenas na existência histórica de Jesus Cristo é inquestionável a sua vida e seus ensinamentos como homem.

Uma das principais fontes que atestam a veracidade da existência de Jesus, trata-se do historiador Flávio Josefo, autor da obra "Antiguidades Judaicas", do século 1. Nele é possível determinar de forma bastante neutra que: Jesus seria um “mestre”, responsável por “feitos extraordinários”, crucificado a mando de Pilatos, cujos seguidores ainda existiam.

Vejamos então, Jesus compartilhou diversos ensinamentos, sendo ele no ponto de vista humanitário, o modelo e guia do mais perfeito ser que já existiu. Portanto, tendo ele como exemplo a ser seguido tiramos esses três ensinamentos como base crucial, para que possamos chegar o mais próximo possível das características sociais da solidariedade de Cristo.

AMAI AO PRÓXIMO: O amor talvez seja o sentimento mais sublime destinado aos seres vivos. Quando amamos o nosso próximo como a nós mesmos, estamos igualando em condições e destinando a eles o suprimento para qualquer necessidade interna ou de ordem espiritual. O amor não é apenas algo a ser recebido ou compartilhado, é a oportunidade de ensinar a amar e com isso curar toda e qualquer dor causada por tantas outras adversidades.

NÃO DESEJAIS O MAL: No segundo passo, Jesus nos ensina que não devemos desejar ao outro aquilo que não queremos para nós. Quando almejamos sempre o bem das pessoas, estamos nos tornando melhores e dando a oportunidade do outro ser melhor também, recebendo o bem que a ele destinamos. Assim, independente da situação ou da reação do que recebemos, o melhor caminho é sempre transformar em bondade.  

EM TUDO DAI GRAÇAS: A gratidão. Ser grato em todas as coisas ou circunstâncias, nos leva a um nível espiritual e comportamental de plenitude. A gratidão nos torna infinitamente melhores, pois agradecer é a oportunidade de buscar ensinamentos nas mais inconcebíveis situações, é poder tirar o melhor do pior sempre. A gratidão é um dos sentimentos mais nobres, ser grato é abrir o coração é deixar fluir a compaixão que envolve alma e nos conforta trazendo tranquilidade.

Entendemos então que, a solidariedade nada mais é que uma oportunidade de servir ao próximo. É a união de sentimentos em prol de um bem maior que o nosso, um bem de muito amor, bondade e gratidão. Buscamos assim em Jesus os passos a serem seguidos para que possamos dar ao outro e a nós mesmos a oportunidade de juntos sermos melhores nos tornando cada dia mais solidários.

Ekesio Cruz - Keko

Voluntário há mais de 12 anos em projetos sociais em Cuiabá. Integra há 3 anos o Jovens Solidários. Um grupo de jovens amigos que se agregam formando uma associação sem fins lucrativos, que tem como causa a promoção da dignidade humana, através de doações, fomentando toda ajuda possível, amenizando o sofrimento de famílias carentes.


Bem Notícias

Diretor Geral
Zied Coutinho

Titulo fixo

Facebook

Bem Notícias - © Copyright - 2016 - Todos os direitos reservados

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo