Arte e Cultura

04/12/2017 09:52

Peregrinação em homenagem ao padroeiro será realizada dia 16 de dezembro em Cuiabá

Uma peregrinação em homenagem ao senhor Bom Jesus de Cuiabá, no dia 16 de dezembro, reunirá centenas de fiéis para celebrar o padroeiro da cidade. O evento é organizado pela ‘Comissão 300 anos’ do governo do Estado e faz parte das celebrações que acontecerão até 2019, quando a capital mato-grossense completa três séculos de existência. Na última semana, membros da comissão e do Núcleo de Ações Voluntárias de Mato Grosso (NAV-MT) se reuniram para acertar os detalhes do evento.

Os interessados em participar da peregrinação poderão confirmar sua presença nas paróquias de sua comunidade até o dia 12 de dezembro. O trajeto será feito de carro, moto, bicicleta e cavalo. Em cada ponto do trajeto haverá a junção de um tipo de veículo, sendo que a concentração dos carros acontecerá às 6hs na Catedral Metropolitana, de onde sairá a comitiva. Os motociclistas se juntarão aos automóveis em frente ao shopping Pantanal, os ciclistas no posto Amarelinho, no Jardim Vitória, e os cavaleiros no Cruzeiro do Coxipó do Ouro. Estão sendo esperadas aproximadamente 1.500 pessoas.  

Ao chegar na paróquia do Coxipó, onde a imagem permanecerá por três dias, será realizada uma mini celebração. O santo passará por várias igrejas da Baixada Cuiabana até o dia 7 de abril, quando retornará à Catedral, saindo da igreja Nossa Senhora da Guia, em Várzea Grande, até o distrito de Bom Sucesso, onde seguirá em uma procissão fluvial até o Porto e do Porto em procissão terrestre de volta à Basílica do Senhor Bom Jesus, onde acontecerá uma quermesse.

“Todos estão convidados a participar dessa grande peregrinação, comemorando e celebrando o padroeiro da cidade. O governo do Estado é parceiro em nossas ações, que valorizam a religiosidade, cultura e história de nossa terra”, ressalta o padre Felisberto, da Arquidiocese de Cuiabá, que é organizador do processo celebrativo da ‘Comissão Cuiabá 300 anos’.

Cely Almeida, presidente da Comissão Organizadora das festividades alusivas aos 300 anos e coordenadora executiva do NAV, reforça o convite. “Convidamos toda a população cuiabana e pessoas que firmaram raízes em Cuiabá para juntos participarmos dessa peregrinação de religiosidade e bênçãos a nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá. É Importante que todos participem”.

Encontro cristão

No dia 21 de abril, das 16 às 23 horas, a Orla do Porto será palco para a celebração das igrejas cristãs, com apresentações musicais, barracas com comidas típicas e pequenas pregações realizadas por cada líder religioso. O evento também está sendo coordenado pela organização celebrativa da ‘Comissão 300 anos’ e contará com a participação de sete igrejas. 


Bem Notícias

Diretor Geral
Zied Coutinho

Titulo fixo

Facebook

Bem Notícias - © Copyright - 2016 - Todos os direitos reservados

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo